Keynote Musical Apple 2010: novos iPods, iOS e Apple TV

6 min de leitura
Imagem de: Keynote Musical Apple 2010: novos iPods, iOS e Apple TV

Clique aqui para conferir a galeria de imagens que o Baixaki preparou para mostrar como foi o evento.

Após um ano um excelente para a Apple, Steve Jobs volta aos palcos neste primeiro dia de setembro para apresentar sua nova linha. O iPad ganhou muitas críticas da imprensa, devido à falta de um sistema que permitisse o multitask e o iPhone 4 quebrou todos os recordes de mercado, mesmo com os problemas na antena.

Confira agora como foi o maior evento da Apple do ano e saiba quais são as novas apostas da empresa de Jobs para o mundo da tecnologia! Saiba também porque será necessário trocar de gadgets em breve.

Números da Apple

Jobs iniciou o discurso mostrando sua nova Apple Store criada totalmente em estruturas de vidro, criada na China e que já uma das mais rentáveis de toda a história da empresa. Também anunciou a inauguração da segunda maior loja Apple de Londres.

As duas lojas devem ser elogiadas por não invadirem os preceitos dos países, pois apesar de venderem produtos, respeitam suas culturas e arquiteturas tradicionais. Já são dez países atendidos pelas AppleStores, sendo que isso gera um total de 1 milhão de visitas diárias, se somadas todas.

iOS4

Em seguida, Jobs prosseguiu comentando sobre o iOS, sistema operacional criado para os dispositivos portáteis da empresa. Hoje são 120 milhões de aparelhos com o sistema instalado, isso incluindo iPads, iPod Touchs e iPhones, sendo que são 230 mil novas ativações do sistema a cada dia.

Ainda falando em numeros, ele anunciou que a AppStore da Apple já disponibilizou 6,5 bilhões de downloads, o que significa uma média de 200 por segundo.

iOS 4.1

A nova versão do iOS foi anunciada. Os bugs foram corrigidos em vários setores. Há agora um novo sistema de fotos com contraste dinâmico para melhor qualidade na captura de imagens, nesse sistema são tiradas três fotos ao invés de uma, sendo combinadas para melhoras na luminosidade e cores.

Novidades no iOS

Outra novidade é o Game Center da Apple que foi criado para games entre jogadores com iOS. É possível jogar jogos multiplayer, desafiar amigos e comparar resultados. Além disso, há um sistema de jogo automático, para, segundo Jobs, “usuários que não tem amigos”.

Uma demonstração do novo sistema de jogos foi feita com o auxílio de gerentes do departamento de novos projetos da Apple. Os dois lutaram em uma partida de Unreal para mostrar a todos a qualidade gráfica e de

iPad

Com o novo iOS, o iPad permitirá impressões de páginas da internet. Com apenas alguns comandos, será possível imprimir páginas inteiras em poucos segundos.

Airplay

O iTUnes vai ganhar um companheiro musical. Este novo sistema permite o streaming de músicas e vídeos, sem que seja necessário baixá-las para ouvir. Jobs aproveitou para mostrar como o multitask do iPad está funcionando perfeitamente.

Melhorias no multitask

A nova versão do iOS será disponibilizada gratuitamente para todos os usuários de iPad, iPod Touch e iPhone a partir de novembro.

Nova geração dos iPods

275 milhões de iPods já foram vendidos em todo o mundo, um número muito invejável para qualquer que seja a empresa e qualquer que seja o segmento. Jobs afirmou que a cada ano são feitas melhorias e em 2010 não poderia ser diferente. ˆA maior mudança dos iPods de todos os tempos”.

Shuffle

Novo design para o iPod Shuffle, que agora está ainda mais completo e mais funcionlidades. E o menor de todos os tempos, possui botões e comandos por voz, unindo as melhores funcionalidades de cada um dos Shuffles anteriores, permitindo até mesmo a criação de playlists e apresentando o recurso Genius Mixes. Com até 15 horas de bateria, 2 GB de memória e 5 cores diferentes, chega às lojas por 49 dólares. Os brasileiros ainda precisam esperar de duas a três semanas para a chegada dos Shuffles.

Novo Shuffle

Nano

O iPod Nano também está menor e agora com suporte multitouch. Tornou-se apenas um quadrado, 46% menor e 42% mais leve. Possui um clip para prender nas roupas, botão de volume, 29 idiomas disponíveis e 24 horas de reprodução na bateria. Também foram inclusos recursos para rádio FM e acelerômetro no aparelho. Chega às lojas por 149 dólares. O Brasil ainda leva três ou quatro semanas para recebê-los.

Várias cores no Nano

iPod Touch

Para começar, Jobs brincou dizendo que o iPod Touch só não é um iPhone porque não exige contratos. Continuou dizendo que o aparelho é o mais vendido para games portáteis, vencendo a Nintendo e a Sony... Juntas.

O novo modelo possui o mesmo display do smartphone da Apple, Com 4 vezes mais pixels, resoluçãode 236 ppi, cores 24-bits e visor de LED. O melhor de tudo é que ele permite o uso do FaceTime, software de videoconferência do iPhone 4. Ainda possui câmera para gravação de vídeos em HD e suporta até 40 horas de reprodução com a bateria.

Novo iPod Touch com jogos

Divulgação/Apple

O modelo de 8 GB chega por 229 dólares, o de 32 GB por 299 dólares e o de 64 GB, por 399 dólares. Todos já estão em pré-venda e chegam ao mercado na próxima semana.

iTunes 10, agora com rede social

11,7 bilhões de músicas. Esse é o número de downloads que o iTunes já forneceu aos usuários da Apple, o que transformou o software em loja virtual número 1 do mundo. Com logotipo remodelada, algumas funcionalidades também foram adicionadas ao programa.

Novo iTunes

O sistema Ping foi adicionado ao iTunes. Esse sistema é uma rede social integrada ao iTunes e permite que os usuários saibam o que seus amigos estão ouvindo, assistindo e a que shows eles estão indo. Assim é possível conhecer novos artistas e novas músicas que sejam similares aos seus favoritos.

Em algo parecido com o Twitter, você pode seguir artistas para saber também o que eles estão ouvindo e conhecer os artistas que os influenciaram. Em suma, Ping é uma rede social para músicas, em que podem ser seguidos usuários e artistas. Ou seja, é uma mescla de Facebook e Twitter dentro do iTunes.

Ping em funcionamento

One more thing... Apple TV

O tradicional gran finale de Jobs. Começou com um review acerca dos últimos anos com o Apple TV, afirmando que foi um fracasso de vendas e dizendo o que a empresa aprendeu com isso. Disse que todos querem filmes de Hollywood e programas de TV, querem tudo isso em HD, querem preços baixos por conteúdo, não querem um computador, pois já tem. Também não querem sincronizar.

Os usuários querem objetos pequenos, silenciosos e legais. Por isso, a Apple anunciou a segunda geração do Apple TV, com apenas um quarto do tamanho do aparelho original. Apenas alguns botões e conectores básicos estão nele: liga/desliga, HDMI, Ethernet e Wi-Fi. Tudo podendo ser controlado por controles remotos.

Conexões do aparelho

Divulgação/Apple

Filmes, programas de televisão e músicas, tudo em alta definição. Tudo poderá ser alugado, para ser mais barato e não precisar de armazenamento. Tudo funcionará por streaming, não será mais necessário sincronizar nada. Essa é a aposta de Jobs para atingir mais uma parcela do mercado. Isso com o auxílio de uma interface moderna e simples para os usuários.

Filmes em HD custarão 4,99 dólares, programas de televisão custarão 99 centavos de dólar. Vários canais poderão ser acessados por streaming, sendo que alguns poderão ser adquiridos sem comerciais, também por 99 centavos de dólar. Também é possível acessar vídeos armazenados no YouTube.

O sistema operacional da Apple TV permite que antes de alugar algum filme ou programa, os usuários possam ver as notas que as principais revistas especializadas deram para eles.

Controle do iTV

Apesar de não demandar sincronizações complicadas, Apple TV pode ser conectada ao iPad ou outro produto com iOS 4.1 para reproduzir os vídeos que estão sendo mostrados. Por enquanto são apenas seis países que receberão o aparelho, que chega às lojas em quatro semanas, por apenas 99 dólares, um preço realmente chocante para um aparelho com tantas funções.

…..

Jobs concluiu resumindo todo o seu evento. Falou sobre a nova linha de iPods, que é a mais compacta e potente de toda a história dos reprodutores portáteis, retomou algumas considerações sobre o iOS 4.1, que chega em breve a todos os iPod Touchs, iPads e iPhones e repetiu algumas falas sobre o Apple TV. Encerrou chamando a banda Coldplay para uma apresentação.

Como fã da Apple, quais as suas expectativas para esses novos aparelhos que devem chegar ao mercado muito em breve?

Clique aqui para conferir a galeria de imagens que o Baixaki preparou para mostrar como foi o evento.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.