Review: iPhone OS 4.1

4 min de leitura
Imagem de: Review: iPhone OS 4.1

Apesar do iOS (iPhone OS) ser considerado um excelente sistema operacional móvel por uma boa fatia do mercado de usuários de smartphones, ele sempre fica com algo "faltando" em cada versão que é lançada, seja por problemas de performance, simples bugs ou funções que poderiam ser acrescentadas.

É por isso que as expectativas são sempre grandes para um novo lançamento. Sendo assim, na semana passada, foi disponibilizada oficialmente a versão final do iOS 4.1, que traz destaques como capturas HDR com a câmera do último aparelho, Central de Games e melhora no desempenho do iPhone 3G.

O que foi aprimorado

Várias correções e modificações foram realizadas no sistema operacional para que a experiência do usuário com o aparelho continuasse boa. O sensor de proximidade do iPhone 4 foi alvo de críticas por alguns, pois ele simplesmente não funcionava quando deveria. Ou seja, ao encostar o rosto no telefone para falar, os botões na tela eram pressionados. Agora isso não deve mais acontecer.

           

A conexão por Bluetooth do aparelho com outros dispositivos, como teclados externos, foi melhorada razoavelmente. Fones de ouvido e outros aparelhos com AVRCP (Perfil de Controle Remoto com Recursos Audiovisual) agora têm suporte adicional e podem ser usados para voltar e avançar faixas do iPod. O aplicativo Nike + iPod também foi remodelado, para ficar mais simples e intuitivo.

Entretanto, uma das grandes correções é justamente a que diz respeito ao iPhone 3G. Desde a atualização para a versão 4.0, os usuários do aparelho estavam sofrendo com a lentidão muitas vezes extrema. Sendo assim, uma das promessas foi a melhoria da performance do iPhone 3G. Após alguns testes, percebemos que ela foi realmente cumprida, pois o aparelho está com a velocidade próxima a de versões anteriores (3.x).

Nova rede social

Já há algum tempo, muitos sabiam dos boatos de que a Apple estava para lançar uma rede social, possivelmente em seu programa de gerenciamento de mídia, o iTunes. Dito e feito. A versão 10 do programa trouxe junto consigo o Ping, rede social integrada ao aplicativo com temática musical.

Nova Rede Social.

Com funções bastante semelhantes ao serviço Last.FM, o Ping permite que você crie um perfil com uma conta do iTunes para seguir outras pessoas, bandas e artistas. As atualizações e interações são semelhantes às do Facebook, pois você pode postar um status ou "gostar" de qualquer item da iTunes Store para que ele apareça em seu perfil.

É um novo jeito de acompanhar shows e novidades. Até o momento, contas brasileiras ficam de fora, pois não contam com a loja musical da Apple. O Ping pode ser acessado pelo cliente desktop ou com o "iTunes.app" do aparelho.

Câmera aprimorada no iPhone 4

A técnica HDR (High Dynamic Range, ou Grande Alcance Dinâmico) parece que vem conquistando muito o público ligado em tecnologia — tanto usuários quanto desenvolvedores. Como a câmera do iPhone 4 foi relativamente aprimorada com resolução melhor e flash, pensou-se em uma nova função: a captura com HDR.

Fotos tiradas com HDR.

O que a técnica faz é tirar instantaneamente três fotos com exposições diferentes e juntá-las em uma só, para realçar os detalhes que só são vistos individualmente. Os resultados obtidos mostrados pelos usuários do aparelho mostram que a técnica funciona muito bem no aparelho. A disponibilidade é somente para o iPhone 4, mas já há promessas de habilitar a função no 3G e 3GS, assim que o jailbreak sair.

Outra novidade em relação à câmera são os vídeos gravados em HD que agora podem ser enviados para o YouTube em máxima qualidade quando você estiver com uma conexão Wi-Fi, sem que seja necessário passar para o computador antes.

Dispute com os amigos no Game Center

Game Center.Outro recurso foi adicionado aos aparelhos ao perceber o sucesso do OpenFeint (rede social não oficial disponível em vários jogos do iOS): o Game Center. Funciona como um novo aplicativo no iPhone, que permite criar seu perfil e adicionar amigos.

Você pode convidar as pessoas para jogar em grupo pela internet ou simplesmente ligar um modo aleatório para arrumar companhias durante uma partida, enquanto todos seus amigos estão offline. O foco fica nas disputas, pois você pode visualizar os placares e as proezas de cada um, assim como descobrir games novos.

Devido à performance que é requerida do aparelho, a nova função só está disponível para os usuários do iPhone 4 e 3GS ou iPod Touch de 2° geração (ou superior).

Jailbreak à vista

Quem já está acostumado sabe que, quando se atualiza para uma nova versão, o jailbreak deixa de funcionar. Entretanto, já no dia seguinte ao lançamento da nova versão do iOS, os "hackers" conseguiram encontrar falhas de segurança para explorar e realizar um novo jailbreak. Apesar de ainda não estar disponível, a previsão é de apenas alguns dias.

. . . . .

Não é sempre que tantas novidades aparecem assim em uma atualização relativamente "comum", pois há poucos meses a versão 4.0 já trazia diversas melhorias. Os usuários do iPhone 3G agora podem desfrutar de um sistema mais rápido, enquanto os sortudos que têm o mais novo aparelho tiram fotos com a técnica HDR. E você, já atualizou seu iPhone?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.