Twitter: vírus atinge milhares de usuários apenas ao passar o mouse sobre o link

1 min de leitura
Imagem de: Twitter: vírus atinge milhares de usuários apenas ao passar o mouse sobre o link

Quem acessou o Twitter hoje deve ter notado a enxurrada de mensagens sobre o vírus que instala seu código apenas ao passar o mouse sobre o link da mensagem. Esta falha na segurança do site foi causada pelo uso de um javascript que permite ao desenvolvedor do código utilizar um comando chamado onMouseOver (que quer dizer “com o mouse em cima”).

Dessa forma, ao passar o mouse sobre a mensagem, o usuário executa o código do hacker e é redirecionado para um site de conteúdo pornográfico que mostra mensagens aleatórias e permite acesso ao computador. Apesar do erro ter sido rapidamente reparado pela equipe do Twitter, a empresa de segurança Sophos recomenda aos usuários do sistema que utilizem programas de terceiros para acessar o serviço. Algumas recomendações são o TweetDeck e a extensão para Mozilla Firefox chamada Echofon.

A Sophos preparou um vídeo explicando o que é o vírus e fazendo algumas demonstrações da sua utilização no vídeo abaixo(em inglês):

Para remover o código malicioso, faça uma limpeza no cache do seu navegador e não acesse mais o Twitter pela interface web (apenas por programas). Você pode pegar algumas dicas para fazer a limpeza do cache do seu navegador neste link.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.