Sony Ericsson e Symbian: fim de relacionamento

1 min de leitura
Imagem de: Sony Ericsson e Symbian: fim de relacionamento

Symbian já foi um sistema operacional um tanto quanto popular entre os smartphones, porém ele vem enfraquecendo cada vez mais. Agora foi a vez da Sony Ericsson anunciar que está pulando fora.

Os últimos lançamentos da empresa já trazem o Android como sistema operacional. Os aparelhos da linha Xperia X10 tem a versão 1.6 do SO da Google, e este parece ser o caminho escolhido para os próximos lançamentos.

A Motorola já abandonou o SO, migrando definitivamente para o Android em um casamento que provou ser duradouro.  A Nokia segue como principal empresa a lançar aparelhos com Symbian, mas já anunciou que o N8 é, possivelmente, o último aparelho a ser fabricado com o sistema operacional, pois pretende migrar para o Meego.

Symbian

Os executivos da Sony Ericsson afirmam não pretender abandonar a Symbian Foudation e este pode ser um indício de que ainda lancem aparelhos com este SO. No entanto, a expectativa é de que o Symbian possa ser melhorado, principalmente em relação à experiência do usuário –  crítica dominante ao SO.

Xperia X10 Mini. Divulgação: Sony Ericsson  Xperia X10 Mini Pro. Divulgação: Sony Ericsson   Xperia X10. Divulgação: Sony Ericsson

Xperia X10 Mini, X10 Mini Pro e X10, com Android 1.6.

Além disso, a exemplo da HTC e da Motorola, a Sony Ericsson desenvolveu uma interface própria para o Android, deixando o aparelho com as características da empresa. Resta saber se ela vai se comprometer a manter as versões do Android sempre atualizadas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.