Google Goggles disponível para iPhone

2 min de leitura
Imagem de: Google Goggles disponível para iPhone

Não seria ótimo andar com um guia turístico, um tradutor e um buscador de melhores ofertas por todos os lugares? Saber o nome de estátuas, quadros e outras obras de arte; não ser surpreendido pedindo algo do cardápio que você não sabe exatamente o que é ou então comprar um produto e descobrir que você pagou caro, pois estava em promoção em outra loja. Agora você pode fazer tudo isso!

A Google lançou para iPhone 3GS e iPhone 4 um serviço que estava disponível apenas para celulares com sistema operacional Android: o Google Goggles. O objetivo é simples: em vez de usar texto, pesquise por imagens na internet e saiba tudo o que existe sobre aquilo que você está vendo por meio da câmera do seu celular.

Termos em alemão ou francês? Traduza! Cartaz de show? Conheça mais sobre a banda e procure as músicas! Produto em promoção? Na outra loja está ainda mais barato! Está perdido? Pesquise a placa da rua e receba o mapa do lugar!

As possibilidades são inúmeras. Dê uma olhadinha no vídeo que a Google preparou para o anúncio do serviço:

Do Android para o iPhone

O aplicativo para iPhone requer a instalação do iOS 4, ou seja, iPhones que não receberam a atualização para a última versão do sistema operacional não serão capazes de receber este aplicativo.

Direto do Android para o seu iPhone.

O Google Goggles não está disponível na Apple App Store brasileira sob o argumento de que as pesquisas poderiam não funcionar corretamente com termos em português, apenas em inglês. Por isso, é necessário acessar a Apple App Store americana para fazer o download do aplicativo Google Mobile App, que contém diversos outros aplicativos além do Goggles.

Uma vez instalado, basta clicar no ícone de foto ao lado do campo de pesquisa para tirar uma foto do item que você deseja pesquisar.

Toque neste botão para acessar o Google Goggles.  Pesquisa pelo quadro Mona Lisa.

Você pode usar o Google Goggles para praticamente tudo. Placas de estabelecimentos comerciais, cardápios em restaurantes e até mesmo com códigos de barras. Aliás, esta última opção permite ao usuário pesquisar diretamente na internet pelo código de barras, fazendo com que ato de pesquisar preços seja infinitamente menos demorado e mais preciso.

A versão do Google Goggles instalada no iPhone, com o pacote de aplicativos Google Apps, é a mesma disponível no Android Market como um download separado.

Pesquisa por código de barras.  Resultado com comparação de preços de produtos.

Versões futuras ainda melhores

Ainda existem muitas coisas que a Google pretende melhorar no aplicativo, como por exemplo bater uma foto de um jogo de xadrez e o programa sugerir o próximo movimento, ou utilizar a foto de um cachorro para saber sua raça e até mesmo se existe alguém que perdeu um cãozinho parecido com aquele na sua região.

De qualquer forma, mesmo com muito trabalho pela frente, o que já foi conquistado até agora com o Google Goggles é um marco na história da integração entre a internet e o celular. Podemos esperar novidades ainda mais surpreendentes nas próximas versões.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.