Uma impressora de Lego que funciona

1 min de leitura
Imagem de: Uma impressora de Lego que funciona

Uma impressora de Lego que não é só brincadeira e funciona!Fonte da Imagem: Reprodução/YouTube

Bonequinhos, rodinhas e engrenagens Lego trabalhando em conjunto com uma canetinha. No que isso resulta? Para um britânico bem criativo, isso é tudo o que se precisa para criar uma impressora para lá de diferente.

Você pode ser o maior colecionador dos bonequinhos Lego, mas esse item falta no seu acervo: a “Lego felt tip 110”. Imagine que operários de brinquedo utilizam veículos pesados não para construir nenhuma obra, e sim para imprimir o que você quiser. Ao invés de tinta ou laser, uma canetinha é engenhosamente adicionada à estrutura.

O autor se identifica apenas como Adam e afirma que desenvolveu, construiu e codificou a Lego felt tip 110 em três semanas e simplesmente por hobby. Claro que as peças de brinquedo têm a ajuda preciosa de motores eletrônicos, sensores e um driver de impressora baseado no mecanismo Mac. Tudo feito em casa.

Curioso, né? Veja a impressora em ação no vídeo abaixo:

A qualidade da impressão, segundo o criador, é de 75 DPI (dots per inch, ou seja, pontos por polegada). A velocidade não é o forte da brincadeira: ela imprime nem mesmo uma página por minuto. No vídeo, ela foi acelerada para ficar mais interessante. A ideia original era fazer um modelo com três cores, mas foi logo simplificada porque o criador tinha apenas quatro motores Lego.

Curiosamente, as partes de Lego são antigas. A estrutura principal é do kit Technic 8094, de 1990. Apesar de precisar redesenhar algumas peças, boa parte do design original delas foi mantido.

Um problema da Lego felt tip é que a ponta seca rapidamente, pois não tem tampa. Uma caneta dura apenas algumas páginas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.