Como abrir arquivos RAR no Mac OS X

1 min de leitura
Imagem de: Como abrir arquivos RAR no Mac OS X

O Roshal Archive, mais conhecido como RAR, é um formato de arquivo muito popular na internet. Desenvolvido pelo programador russo Eugene Roshal, o RAR tem suporte para compressão e recuperação de dados e a possibilidade de gerar múltiplos volumes de um mesmo arquivo. Além disso, na sua última versão (RAR3) o algoritmo ganhou a capacidade de trabalhar com arquivos grandes, maiores do que 9 GB.

Para abrir e descompactar este tipo de arquivo no Mac OS X, é preciso fazer o download do UnRarX, um aplicativo gratuito e que, por ironia, vem compactado em formato ZIP, uma espécie de concorrente do RAR.

A instalação do UnRarX é a mais simples possível: basta extrair e copiar o conteúdo do arquivo ZIP para a pasta “Aplicativos”.

Copie o UnRarX para a pasta Aplicativos.

Agora, para abrir arquivos RAR, basta procurar um arquivo deste tipo através do Finder e clicar duas vezes sobre ele. Quando o UnRarX for executado pela primeira vez, ele perguntará se o usuário deseja que o software procure automaticamente por atualizações.

Respondendo a esta pergunta, uma nova janela aparece, desta vez pedindo que o usuário faça uma doação aos desenvolvedores do software. Se quiser apenas fechar a janela, sem fazer a doação, clique no botão “Not Right Now”.

Aguarde pela mensagem

Assim que a janela de doação for fechada, o UnRarX continuará aberto, mas você terá que arrastar o arquivo RAR para dentro da janela do programa. Esta operação é necessária apenas durante a primeira execução do software.

Ao soltar o arquivo, o UnRarX já começa a descompactar os arquivos. Esse processo pode demorar um pouco, pois varia de acordo com o tamanho do arquivo e a quantidade de dados que ele contém. A descompactação está concluída quando a mensagem “All OK” for exibida na janela. Por padrão, os arquivos são descompactados para a mesma pasta em que o RAR se encontra.

A partir de agora você pode baixar arquivos RARs à vontade e abri-los com um simples duplo clique. E caso você não goste do UnRarX, existem outras alternativas para Mac, como o Stuffit Expander, The Unarchiver e o Zipeg.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.