NVIDIA lança GPU DirectX 11 mais rápido do mundo: GTX 580

1 min de leitura
Imagem de: NVIDIA lança GPU DirectX 11 mais rápido do mundo: GTX 580

A tão aguardada GTX 580.

Fonte da Imagem: PicInLife

Desde o anúncio oficial da série 500 da GeForce, em março de 2010, a NVIDIA vem botando fogo na briga cada vez mais quente por gráficos surreais. Desde alguns meses, cogitava-se a possibilidade do modelo GTX 580 ser lançado no final do ano (nos Estados Unidos) e isso vem se confirmando cada vez mais.

Em outubro, o modelo foi confirmado no site oficial da NVIDIA, como requerimento para uso do kit 3D Vision. Hoje, um mês depois, já se sabe as especificações da placa, que deve ser lançada oficialmente ainda hoje.

De acordo com diferentes blogs de tecnologia e placas de vídeo americanos, ela é baseada na arquitetura Fermi para processamento paralelo, tem velocidade de clock de 772 MHz, 512 núcleos CUDA e 1.5 GB de memória GDDR5.

É a placa mais rápida disponível no mercado atual, com 20% a 35% a mais de desempenho em relação à GTX 480, de acordo com o gerente de produtos da NVIDIA, Justin Walker. E deixa para trás também dois modelos da rival AMD Radeon DX 11.

Para gamers, um dos grandes atrativos do modelo são os 16 engines polimórficos que oferecem detalhes impressionantes e realismo geométrico com renderização que pode chegar a até 2 bilhões de triângulos por segundo.

Ainda de acordo com Walker, a GTX 580 é mais silenciosa e com temperatura bem controlável,  ventilação externa e um controle de ventilador adaptável. Além disso, ela conta com monitoramento em tempo real de voltagem com possibilidade de ajuste de performance.

O vídeo abaixo mostra a provável tecnologia da GTX 580 em ação no jogo Call of Duty: Black Ops.

MSI se antecipa

Ainda não se sabe sobre a disponibilidade oficial da GTX 580, mas a fabricante MSI já disponibilizou a venda a sua versão da GPU, batizada oficialmente de N580GTX-M2D15D5. Ela não fica para trás, com clock de núcleo de 772 MHz, clock de shader de 1544 e 512 núcleos, recheados com 1.5 GB de memória GDDR5.

A versão da MSI já à venda.

Fonte da Imagem: newegg.com

O modelo da MSI tem interface mini-HDMI, dois conectores DVI com suporte para resolução máxima de até 2560 x 1600 pixels. O preço sugerido é de US$ 559,99.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.