Como agrupar abas no Opera 11

1 min de leitura
Imagem de: Como agrupar abas no Opera 11

Hoje, os internautas fazem centenas de tarefas navegando na rede todos os dias. Com isso surgiu um problema, que à primeira vista pode parecer simples, mas consegue tirar muitos usuários do sério: a quantidade de abas abertas.

E se a concorrência entre os principais navegadores do mercado é ferrenha, nada mais justo do que os desenvolvedores botarem a cabeça para trabalhar e resolver estes pequenos entraves que encontramos no dia a dia.

O Opera 11, por exemplo, conta com um recurso muito interessante, mas que a maioria das pessoas não conhece: o empilhamento de abas (neste navegador, também conhecidas como separadores). Com ele, é possível organizar visualmente tudo o que se encontra aberto no navegador, de maneira que você ”não se perca” dentro do que estiver fazendo.

Empilhando abas

Para seguir este tutorial, antes de qualquer coisa, baixe a última versão do navegador clicando aqui.

Agora, abra várias abas diferentes, como se faz navegando normalmente.

Como agrupar abas no Opera 11

Em seguida, clique na que desejar e arraste-a para cima de alguma outra, segurando-a com o botão do mouse. Para ajudá-lo a fazer da maneira correta, o navegador faz com que a guia que será empilhada tenha uma leve mudança na sua coloração, ficando mais escura.

Como agrupar abas no Opera 11

Preste atenção, pois se arrastá-la demais acabará simplesmente movendo as abas de lugar, em vez de empilhá-las.

Como agrupar abas no Opera 11

Agora, basta repetir o processo com quantas abas desejar. Você também pode fazer várias pilhas, para manter a quantidade que quiser de separadores abertos.

Como agrupar abas no Opera 11

Existem duas maneiras de visualizar as pilhas que você fez. A primeira é clicando na pequena flecha criada ao lado da guia, que faz com que seja possível estender as que estão empilhadas. Para recolhê-las, basta clicar na flecha novamente.

Como agrupar abas no Opera 11

A segunda é pousar o cursor do mouse sobre a pilha. Em poucos instantes, o Opera abre uma visualização de tudo o que está ali acumulado. Depois, é só clicar na aba desejada para acessá-la.

Como agrupar abas no Opera 11

Caso queira desfazer a pilha, ou fechar todas as guias que ali se encontram, basta clicar com o botão direito do mouse e ir à opção “Grupos de Separadores”. Em seguida escolha a ferramenta desejada: “Desagrupar” ou “Fechar Grupo”.

Como agrupar abas no Opera 11

Pronto! Agora você consegue manter as suas dezenas de abas de maneira organizada, para não se perder mais no meio de tantas páginas abertas! Até a próxima

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.