Clash of Clans

Clash of Clans

Construa sua vila, treine suas tropas e lute com milhares de outros jogadores online



Clash of Clans é um game de estratégia em tempo real (RTS) com diversos modos de jogo disponíveis. Além de administrar e fortalecer sua aldeia, você pode: jogar o modo campanha, atacando diversos acampamentos Goblin; jogar o modo multiplayer, atacando jogadores online; ou unir-se a clãs para disputar batalhas.

A base do jogo é a sua aldeia, como na maioria dos jogos de RTS. É aqui que você deverá construir estruturas, treinar seus exércitos, criar sua defesa, coletar recursos e preparar-se para os combates. 

Desenvolva sua aldeia

A construção e o desenvolvimento da sua aldeia é a chave fundamental para conseguir atacar seus inimigos. É aqui que você deve juntar a maior quantidade que conseguir de Elixir e Ouro para preparar suas forças e, assim, atacar os Goblins ou os outros jogadores. Você também conquista esses dois recursos atacando inimigos e roubando suas riquezas.

Ambos os recursos podem ser investidos tanto em defesa quanto em ataque, e também na melhoria das coletas de recursos. Esse é o tripé que susta sua aldeia. Lembre-se que quanto mais avançadas forem as estruturas de coletas de recursos, mais rápido você obterá Elixir e Ouro.

Com enormes quantidades de recursos, você poderá melhorar drasticamente sua defesa – algo fundamental para que sua aldeia não seja saqueada e destruída. Manter canhões e muros, por exemplo, são essenciais para reduzir os danos. 

Esmague seus inimigos

Os ataques devem ser preparados com uma grande quantidade de tropas e isso só é possível com a construção de diversos acampamentos – já que cada um deles suporta uma quantidade limitada de guerreiros.

Existe uma série de guerreiros diferentes, que são desbloqueados à medida que você avança de nível. Você também pode comprar: itens decorativos para sua aldeia, estruturas de combate e defesa e coleta de recursos.

Além disso, o jogo conta com um sistema de escudos que podem ser comprados na loja. Eles impedem que sua aldeia seja atacada por um determinado tempo. Porém, assim que você atacar outra aldeia, o escudo será removido.

Entre para um clã

Você só poderá participar de um clã depois que reconstruir o “Castelo do Clã” localizado dentro da sua aldeia. Assim que você conseguir reconstruir o castelo, poderá encontrar aliados para formar uma aliança e disputar o torneio internacional de clãs, em que os primeiros colocados são premiados com “Gems” – a moeda do game.

Reconstruir o castelo custa caro, o que obriga os jogadores há treinar muito no modo single player antes de integrar um clã para lutar contra inimigos reais. O jogo conta com um sistema de chat e ranking de melhores clãs e jogadores para acirrar ainda mais a competição.

Características principais

  • Construa sua aldeia dentro de uma fortaleza invencível;
  • Una-se a diversos outros jogadores para formar um clã;
  • São ao todo 10 unidades exclusivas com vários níveis de upgrade;
  • Defenda sua aldeia com canhões, torres, morteiros, bombas, armadilhas e muros;
  • Luta contra o rei dos Globins em uma campanha épica através do reino.

Imagens do Clash of Clans

Prós
  • Gráficos estupendos
  • Jogabilidade simples
  • Game desafiante
Contras
  • Modelo "freemium" irritante
  • Não é possível direcionar o ataque das tropas
  • Exigência de toques desnecessários na tela

Nossa opinião sobre o Clash of Clans:

Clash of Clans é uma mistura viciante de planejamento estratégico com combates competitivos em ritmo acelerado. O game é muito versátil por contar com diversos modos de jogo, o que deve manter os jogadores ocupados e entretidos por muito tempo.

O game tem um visual fantástico que, aliado a belíssima tela retina display do novo iPad, melhora ainda mais a qualidade. Os gráficos são estupendos e muito bem feitos. Os efeitos visuais dos personagens e do cenário são bem caprichados e divertidos.

Os jogadores mais hardcore do gênero RTS podem se decepcionar pelo fato dos gráficos serem mais cartunesco e infantilizados, mas isso não é algo que possa ser considerado como um ponto negativo do game, já que é apenas uma questão de estilo.

A jogabilidade é muito boa por ser simples e prática. Porém, o game não conta com um sistema tão avançado como em jogos de RTS mais elaborados. A coleta de recursos, por exemplo, é feita de forma automática e existem poucas estruturas disponíveis para serem construídas. Aldeões também não podem ser produzidos – apenas guerreiros.

O sistema “freemium” do jogo é um pouco irritante, mas isso pode ser algo generalizado do modelo. É preciso comprar a moeda do jogo para acelerar as construções, ou você ficará refém do tempo. Outro problema é que demora muito para juntar Ouro e Elixir, recursos essenciais para promover ataques e melhorar sua aldeia.

Um dos problemas do game é que não é possível direcionar as tropas para atacar determinadas estruturas. Os guerreiros atacam o que estiver na frente primeiro. Ou seja, se tem um canhão matando todo mundo atrás de um quartel, os guerreiros atacarão o quartel até ele ser destruído, para então se concentrarem no canhão – uma péssima estratégia de combate.

Como na maioria de jogos de RTS para telas touch, é preciso ficar clicando nas estruturas que coletam recursos para contabilizar o que foi arrecadado. Isso poderia ser feito de forma automática, pois não é prático e necessário.

Os botões do game estão muito bem posicionados dentro da tela e facilitam o acesso a todas as opções do jogo. O tutorial inicial do game é ótimo e simplifica o aprendizado de todas as funções.

Clash of Clans e extremamente fácil de jogar, e vai exigir apenas as habilidades de estratégia. Então, coloque sua cabeça para trabalhar, fortaleça sua aldeia e siga em frente para as batalhas!


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Racovitza Racovitza   em 21/8/2014 - versão:

    Diamante grátis? Me ensine a ganhar por favor! Os contras analisados estão perfeitos. Esse é o fato: o jogo só deslancha mesmo se vc tirar dinheiro do bolso. Como citado na matéria, vc precisa sempre de moedas e elixir. Só que são recursos que se esgotam com facilidade. Aí para ter mais dos dois a ponto de ver o progresso rápido, precisa comprar (com dinheiro real, claro...) as pedrinhas verdes que compram tudinho.... Não é jogo pra quem não pode ou não quer gastar dinheiro.

  • Nando Nando   em 1/8/2014 - versão:

    Achei os contras ai meio sem fundamento, uma vez que o jogo te da os diamantes sem gastar dinheiro pra jogar, e sem anuncios e o objetivo do jogo é fazer o jogador armar a estrategia antes do inicio do jogo

  • Marcelo Tavares Marcelo Tavares   em 20/11/2012 - versão:

    lembra os bons tempos de warcraft, altamente viciante e divertido, mas precisa de algumas evoluções nos combates, como os soldados que não morrem e não voltam para o campo do clã, e não poder usar mais de um construtor na mesma obra.

Ver todos os comentários »