*

CNH Digital

CNH Digital

  • Em Português
  • Gratuito
  • 22,10 MB
  • Para iPhone/iPod Touch/iPad
  • Adicionado em 22/11/2017
  • SERPRO
  • Baixar
    Gratuito

O aplicativo oficial que serve de alternativa ao documento de habilitação impresso

Por Caio de Carvalho
Publicidade

Atenção, motoristas! Quem possui uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) agora pode substituir o documento impresso pelo celular, já que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) liberou um aplicativo oficial que cumpre esse objetivo.

De acordo com a entidade, a CNH Digital tem "o mesmo valor jurídico da impressa e com vantagens adicionais que propiciam uma maior mobilidade, praticidade e comodidade". O app é desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamentos de Dados (Serpro), e os agentes de trânsito usarão o mesmo serviço para verificar a habilitação dos condutores.

Como funciona

Para que a versão digital da habilitação tenha o mesmo valor jurídico do documento de papel, primeiro certifique-se de que a sua CNH seja a versão mais recente — aquela que vem com um QR code impresso no verso do documento. Se você ainda não possui esse modelo, solicite uma segunda via pelo site do Denatran ou vá pessoalmente até a unidade do órgão regulador onde a CNH impressa foi emitida — lembrando que é necessário pagar uma taxa de R$ 95.

Depois, é preciso fazer um cadastro no Portal de Serviços do Denatran ou pelo telefone 154. Também é possível completar o procedimento indo até um posto do Denatran para atualizar seus dados (email, telefone para contato, entre outras informações).

Caso você já tenha atualizado seus dados, será enviado um link de ativação para o email informado no mesmo cadastro. Em seguida, você fará login do aparelho onde deseja cadastrar sua CNH Digital — por enquanto, apenas um dispositivo pode ser cadatrado — para então criar um PIN de quatro dígitos. Este, por sua vez, será responsável por armazenar os dados com segurança, e você sempre precisará inserir essa sequência quando for visualizar os documentos digitais.

Onde está disponível

Até o momento, a CNH Digital só pode ser usada em Alagoas, Goiás e Distrito Federal. A previsão do Denatran é de que todos os 27 estados brasileiros estejam aptos a emitir o documento até 1º de fevereiro de 2018.

  




Nossa Opinião sobre CNH Digital

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o CNH Digital e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

A CNH Digital chega para facilitar a vida do motorista, que muitas vezes acaba esquecendo de portar seus documentos impressos. Hoje, quem é pego dirigindo sem a carteira de habilitação recebe uma multa no valor de R$ 88,38, mais 3 pontos na carteira (infração leve), e o veículo fica retido até a apresentação do documento.

O aplicativo em si não tem nada inovador: apenas exibe uma imagem da sua carteira nacional de habilitação, incluindo nome, número do registro geral (RG), CPF, data de nascimento, validade e sua foto, bem como o QR Code do verso para fazer a validação junto aos agentes de trânsito.

A parte mais demorada é conseguir ativar a CNH Digital, pois são necessárias várias etapas até que o modelo pelo celular seja liberado de fato. E como nem todos os condutores ainda possuem o novo modelo de habilitação (com QR Code na parte traseira), a adoção deve levar um tempo.

Isso sem contar que nem todos os estados do Brasil estão homologados para a substituição do documento em papel pelo digital. No entanto, isso deve ser apenas questão de tempo, já que os 27 Detrans têm até fevereiro para entrar na nova regulamentação.

Além disso, o aplicativo requer toda essa burocracia justamente para evitar fraudes e aumentar a segurança do motorista. Embora seja possível baixar a carteira para visualizá-la offline, ainda são necessários os quatro dígitos do PIN para conseguir visualizá-la. Em todo o caso, em situações de perda ou roubo, o Denatran recomenda solicitar o bloqueio remoto do documento digital até que tudo fique novamente regularizado.

Lembrando mais uma vez que a CNH Digital é uma alternativa ao modelo tradicional em papel, que por sua vez continuará sendo emitida.

ImportantePrós
  • Leve e fácil de instalar
  • Mesma CNH, mas tudo pelo celular
  • Segurança através do PIN
  • QR Code
  • Disponível mesmo offline
ImportanteContras
  • Muita burocracia para liberar o acesso

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?

Requerimentos

  • Necessário ter o iTunes instalado para poder baixar aplicativos para o iPhone.
  • iOS 10.0 ou superior
Publicidade


Shopping Baixaki