Darwin OS Basic 1.0

Darwin OS Basic

1.0
  • Gratuito
  • 1,70 GB
  • Para Linux X11/Gnome/Unity
  • Adicionado em 5/1/2012
  • Dante A.F.L
Clique para baixar Darwin OS Basic Clique para Baixar

Distribuição Linux enxuta para quem utiliza o computador apenas em atividades simples e navegar na internet

Por Elaine Martins

O Linux é o sistema operacional que possui o meio número de “versões”. A ideia das distribuições é permitir que cada pessoa tenha um SO que atende às suas necessidades pessoais da maneira mais satisfatória possível.

O Darwin OS Basic, por sua vez, é uma distribuição que tem como alvo os fãs da simplicidade e da organização. Diferente das outras versões, este sistema operacional não foca em efeitos visuais ou aplicações desnecessárias (em muitos casos). A ideia é trazer um sistema eficiente e fácil de usar para as pessoas que utilizam o computador para atividades simples como editar um texto, acessar a internet e conversar com os amigos.

Instalação?

Você não precisa instalar o Darwin OS Basic para aproveitar as funcionalidades que ele tem para oferecer. O sistema roda diretamente do CD e utiliza o dropbox para o armazenamento de documentos, músicas, vídeos e arquivos de configuração.

Ao executar o sistema operacional, a tela de login será mostrada. É preciso digitar a senha “evolution” para ter acesso às funcionalidades oferecidas pelo Darwin OS Basic. Depois de carregar todas as ferramentas e iniciar os processos necessários, é hora de começar a desfrutar de todas as facilidades da distribuição.

O que a distro oferece

As aplicações-padrão do Darwin OS Basic são quase as mesmas do Ubuntu 10.10, sistema no qual a distribuição é baseada. O Banshee é o programa encarregado da reprodução de músicas, rádios online e vídeos. Para gravar e copiar CD ou DVD, nada melhor do que o já conhecido Brasero.

O Docky é quem substitui a barra de tarefas do sistema, mas muitas das opções de personalização da aplicação foram bloqueadas. Para a edição simples de textos sem formatação, o Gedit continua sendo a ferramenta principal.

Terminal, Dejá Dup e Bluetooth foram mantidos exatamente da mesma forma que são encontrados na distribuição que deu origem ao Darwin OS Basic. Uma novidade é a utilização do Turpial, que veio para substituir o Gwibber como cliente-padrão para o Twitter.

Sem português

Infelizmente o Darwin OS Basic não possui tradução para o português ou para o inglês. Todas as opções e ferramentas encontram-se no idioma espanhol, o que pode ser um pouco estranho para quem não está acostumando com a língua. Durante os testes não foi possível encontrar as configurações para modificar o idioma-padrão do sistema, apenas o layout do teclado e algumas opções de acessibilidade.

Diferentes versões

O Darwin OS Basic possui algumas versões diferenciadas e um pouco mais completas para que deseja utilizar a distribuição para trabalhos mais avançados. Além da Basic, existem ainda as opções Design, Studio e Office do SO. Utilize os links abaixo para fazer o download das demais variantes do Darwin OS e encontrar aquela que melhor atende às suas necessidades.


Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Darwin OS Basic e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Não há como negar que a ideia do Darwin OS Basic é muito boa. Nada como ter um sistema operacional mais leve e simples de utilizar para as atividades mais corriqueiras, sem que isso consuma memória do seu computador à toa.

A interface apresentada por esta distribuição Linux é bem intuitiva, pois exibe as principais opções e ferramentas do sistema em uma única barra de ferramentas, a qual é exibida na Área de trabalho. Os ícones bem destacados nas janelas também facilitam na hora de encontrar o que você deseja.

Embora com um visual bem diferente, as ferramentas e os recursos oferecidos pelo Darwin OS Basic são os mesmo encontrados no Ubuntu. Assim, você não deve encontrar dificuldade na utilização da nova distribuição do sistema operacional do pinguim.

ImportantePrós
  • Fácil de usar
  • Distribuição leve e prática
  • Roda diretamente do CD
ImportanteContras
  • Não possui tradução para o português

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?

Shopping Baixaki





(0.203 segundos)