Debian 7.2

Debian

7.2
  • Baixar
    Gratuito

Está procurando estabilidade e segurança? A distribuição Debian é uma das melhores nesses quesitos

Por Gabriel Gugik

A primeira versão candidata à final da distribuição Linux Debian finalmente sai do forno e mostra porque o Debian é uma das distros preferidas dos usuários. Portanto o codinome Squeeze, esta versão, assim como as anteriores, visa oferecer um sistema, evitando problemas com pacotes e aplicativos pouco testados.

Com Gnome ou KDE, o Debian 7 traz diversas melhorias invisíveis aos olhos do usuário, pois elas acontecem no núcleo do sistema operacional. No entanto, uma das modificações facilmente percebida está diretamente ligada ao tempo de boot do sistema.

Um sistema extremamente estável

Uma das principais características presentes no Debian é o modo como os programas são testados exaustivamente antes de serem classificados como estáveis. Toda essa perícia durante os testes tem o objetivo de garantir que usuário tenha em mãos pacotes com o menor número de problemas possível.

Tela do sistema!

Para isso os desenvolvedores criaram um sistema de classificação para os pacotes. Quando eles acabam de ser criados são classificados como “unstable”. Depois que os bugs mais sérios são corrigidos, o pacote atinge um novo nível de classificação: o “testing”.

De tempos em tempos, os pacotes presentes na etapa “testing” são lançados como versões estáveis, recebendo a classificação “stable”.  Esses últimos são os aplicativos que acompanham a versão oficial do Debian.

Possuir um sistema composto por pacotes totalmente estáveis tem o seu preço, pois as últimas versões dos programas estão disponíveis rapidamente para download em outras distribuições, enquanto no Debian precisam ficar um bom tempo na fase de testes antes do lançamento.

Download para diversas plataformas

Uma das maiores preocupações desta distribuição é manter a compatibilidade com os diversos tipos de máquinas e arquiteturas existentes no mercado. Para isso, o Debian é, talvez, uma dos sistemas com maior variedade de arquivos para download, cada um deles contendo os pacotes destinados a um tipo de usuário.

Uso em Servidores

Atualmente, a distribuição Debian é uma das mais recomendadas pra uso em servidores e afins, devido sua confiabilidade e estabilidade. Diversos serviços foram atualizados para suas versões mais recentes.

Opções de aplicativos

Dessa forma, o Debian 7 para servidores conta com Apache 2.2.16, PHP 5.3.2, MySQL 5.1.48, PostgreSQL 8.4.4 e Samba 3.4. Mesmo que essas aplicações sejam atualizadas até o lançamento da versão final do Debian, o pacote não sofrerá nenhuma alteração, uma vez que a lista de recursos já foi “congelada”.

Uso em Desktops

A popularização do Ubuntu, quem saiu ganhando foi o Debian. Se antes essa distribuição era considerada difícil de instalar e com poucos recursos para download, hoje ela traz um dos maiores repositórios de softwares.

Isso se deve ao fato de o Ubuntu ser baseado no Debian e, por isso, utilizar pacotes DEB para a instalação de programas. Sendo assim, grande parte dos aplicativos criados para o Ubuntu roda sem problema algum em sua distribuição de origem.

Tudo isso em união com as facilidades implantas para a instalação do Debian tornaram o sistema bem mais amigável ao usuário doméstico. Embora os efeitos visuais avançados não estejam configurados por padrão no Debian, eles podem ser instalados sem problema algum.

Paciência?

LiveCD ou HD

Os usuários desta distribuição do Linux agora contam com o recurso do LiveCD também. Ou seja, você pode testar e utilizar todos os recursos do sistema sem a necessidade de o ter instalado no computador, basta rodá-lo diretamente do CD ou DVD.

Além disso, não é preciso alterar as modificações da BIOS para que o boot do computador seja feito pelo CD. Na nova versão do Debian o disco é inicializado de maneira automática, basta reiniciar a máquina com a mídia dentro do leitor ótico.

Menu de opções na tela de boot

Para instalar efetivamente o sistema no HD é possível utilizar o menu de opções que aparece no boot do disco ou clicar na opção “Instalar Debian” que aparece na Área de trabalho do liveCD. Ambas as opções carregam o assistente de instalação do sistema. Depois é só seguir os passos indicados e aguardar a cópia dos arquivos e configuração do SO.

Ao usuário é recomendado um pouco de atenção durante o processo de particionamento do disco, especialmente se tiver outro sistema operacional instalado no disco. Qualquer dúvida com relação à instalação do Debian, consulte o artigo “Instale Windows e Linux no mesmo PC, sem dificuldades”.



Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Debian e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Sendo uma distribuição bastante estável, mas com poucas ferramentas automáticas de configuração, o Debian é recomendado para usuários que já possuam experiência na plataforma Linux. Para as pessoas que sempre utilizaram o sistema da Microsoft, mas nunca um código aberto, esta distribuição pode ser bastante difícil de ser configurada.

Para os usuários que estão procurando um sistema bastante estável e confiável, o Debian é uma das melhores alternativas existentes. O principal motivo é fato dos  pacotes serem exaustivamente testados antes de estarem disponíveis em sua versão oficial.

Outra vantagem do Debian é o uso como servidor, principalmente pela estabilidade oferecida por esta distribuição e pelas diversas ferramentas existentes na área, disponíveis nos pacotes para donwload.

Apesar de todos os pontos fortes, esta distribuição não é muito recomendada para usuários mais iniciantes. Como várias tarefas são difíceis de serem executadas, o usuário leigo tende a ter dificuldades no uso do sistema. Neste caso, o Ubuntu, uma ótima distribuição baseada em Debian, é uma das melhores alternativa por ser bastante acessível.

Entretanto, os mais entendidos em computador irão gostar desta distribuição, principalmente pelo número reduzido de ferramentas de configurações automáticas, obrigando o usuário a entender a fundo o funcionamento do Linux. Como o sistema é otimizado para aplicações em modo texto, os que costumam usar constantemente o terminal de comandos serão beneficiados na questão do desempenho.  

Logo, podemos concluir que o Debian é uma das melhores opções para o usuário avançado e para uso em servidores, principalmente pela confiabilidade e estabilidade, sendo recomendada a instalação desta distribuição. Usuários iniciantes podem instalar o Ubuntu em seus computadores como alternativa.

ImportantePrós
  • Instalação facilitada.
  • Interface Gnome ou KDE.
  • Pacote de idiomas completo.
  • Sistema estável.

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • lucasz2011 lucasz2011
    em 14/8/2013 às 00:35h
    versão: 7.1 5

    é engraçado como as pessoas falam mal do debian, apesar de usar versões mais antigas de softwares, ele e uma das melhores distro linux pioneira, super estável, leve, e muito segura a questão dos programas como o navegador e muito simples ele não usa nenhum software proprietário, no caso do mozila o navegador e vinculado a fundação, mas as alternativas como iceweasel e chromium são absolutamente iguais aos mais mais conhecidos e ate mais seguros, para Usuários e sim um pouco mais difícil ao contrario do ubuntu pouco cousa e automatica e fácil de se achar mas o objetivo e aprender mais afundo sobre o sistema, pra quem quiser um sistema seguro, rapido, leve e super estavel ele e perfeito mas se quiser mordomia e esta na mão de empresas volte pro windows

  • Alemão Alemão
    em 13/8/2013 às 15:17h
    versão: 7.1 5

    Cara realmente não e para iniciantes + e um dos melhores Linux.

  • Fabiano Vidal Rocha Fabiano Vidal Rocha
    em 8/8/2013 às 13:24h
    versão: 7.1 4

    Bom atualmente estou usando o Debian, porém tive muitos problemas como o brilho do notebook que volta ao máximo quando reinicio, tive bastante dificuldade para conseguir abrir arquivos .rar mesmo instalando o Winrar e ARK, porém mesmo assim continuo gostando do Debian pelo fato de não travar, ser leve e ao contrario do Windows, não fica executando várias tarefas que afetam a performance do disco.

  • cicero filho cicero filho
    em 21/5/2013 às 20:31h
    versão: 7.0 1

    Estou voltando para o Ubuntu pois esse sistema, pra usar internet e péssimo. Não usa Firefox, usa uma versão batizada chamada Iceweasel, que não consegue abrir jogos online, páginas que usa Flash(adobe) não funciona. Mudei para Chrome, youtube demora uma eternidade pra carrega.

  • Nathan da Silva Brito Nathan da Silva Brito
    em 14/5/2013 às 15:21h
    versão: 7.0 5

    É perfeito pra servidores mas também é muito útil para uso pessoal.

  • Genésio Neto Genésio Neto
    em 12/5/2013 às 03:18h
    versão: 7.0 5

    O debian é um sistema operacional de total confiança em estabilidade e que lhe deixa tranquilo em relação a ameaças vindas da net. O gnome 3 que traz um visual touch screen que da gosto de operar e que esta deixando de ser retrógrado e ultrapassado para se tornar futurista.

  • Alemão Alemão
    em 7/5/2013 às 17:10h
    versão: 7.0 5

    su digite a senha echo "deb http://cdn.debian.net/debian experimental main" >> /etc/apt/sources.list sudo aptitude update sudo aptitude install pkg-mozilla-archive-keyring sudo aptitude install pkg-mozilla-archive-keyring sudo apt-get install -t experimental iceweasel agora e só aceitar tudo ai vc terar um navegador atualizado

  • cicero cicero
    em 6/5/2013 às 20:25h
    versão: 7.0 4

    Aparencia amigavel.sistema estavel,deixei o Ubuntu de lado estou usando Debian 7, pode baixar e muito bom. Linux mais segurança pra navegar na net e nao pega virus. Viva LINUX!!!!!! lIBERDADE.

  • Aurileno Marques Aurileno Marques
    em 19/4/2013 às 10:54h
    versão: 6.0.7 3

    Prefiro o KUBUNTU, com toda a facilidade Ubunto e com o ambiente Kde. Não deixa a desejar.

  • neton neton
    em 14/3/2013 às 20:13h
    versão: 6.0.7 3

    Nossa os navegadores que vem nele nenhum funciona, a central de programas não desinstala tais navegadores, vêm com uns programas que ninguêm usa, pela fama pensei ser melhor

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.219 segundos)