Fedora 20

Fedora

20
  • Em Português
  • Gratuito
  • 953,00 MB
  • Para Linux X11/KDE/Gnome
  • Atualizado em 17/12/2013
  • Fedora Project
Clique para baixar Fedora Clique para Baixar

Uma das mais conceituadas distribuições de Linux ganhar uma versão nova que acaba de sair do forno

Por Felipe Arruda

Depois de diversos atrasos devido a correções não programadas, a versão final do Fedora 17 finalmente foi liberada para a comunidade. A distro traz diversas alterações, principalmente no que diz respeito ao sistema de arquivo ext4 e ao gerenciamento de impressão.

O Fedora 17 suporta os dois ambientes gráficos mais utilizados no Linux: Gnome e KDE. No link acima é possível fazer o download da imagem ISO com o Gnome como visual-padrão. Para baixar a versão com o KDE, clique no botão abaixo.

Na página oficial da distribuição também é possível baixar o Fedora baseado no LXDE e no Xfce, além das versões de 64 bits. Acesse e confira!

O que vem de novo

O Fedora 17 traz dezenas de melhorias, mas algumas merecem destaque especial. Para começar, o sistema de impressão do sistema foi reformulado e agora permite a visualização de várias opções, inclusive o nível de tinta dos cartuchos do dispositivo. A tarefa de impressão em si também está mais rápida, e o gerenciamento da fila, mais eficiente.

GNOME 3 sem aceleração 3D

Além disso, o Fedora agora possui suporta para sistemas de arquivos ext4 com mais de 16 TB de capacidade. Uma bela novidade para quem gosta de utilizar esse sistema nas partições do Linux.

O suporte a tablets e demais dispositivos do gênero também melhorado. O sistema operacional reconhece mais aparelhos automaticamente e permite maior interação com os dispositivos móveis.

SysV, o gerenciador-padrão de serviços e sistema do Fedora, foi totalmente substituído pelo systemd. A ideia é melhorar a capacidade de processamento paralelo do sistema.

No que diz respeito às aplicações, a lista de novidades não é muito grande. Confira abaixo.

  • GIMP 2.8
  • GNOME 3.4
  • KDE 4.8
  • PHP 5.4

Como tudo começou

O Projeto Fedora foi criado em 2003, logo após o anúncio feito pela Red Hat sobre a descontinuação de um de seus sistemas mais famosos, o Red Hat Linux. Desde então, o desenvolvimento da distro foi continuado pelo projeto, que conta com voluntários espalhados pelo mundo todo e apoio da própria Red Hat.

GNOME 3 no Fedora 14 Beta

Uma das maiores vantagens no uso do Fedora é que ele é um software livre e gratuito. Isso significa que você pode utilizá-lo, repassar para outros usuários e até mesmo auxiliar a equipe de desenvolvimento a melhorar o sistema, com sugestões, testando em busca de bugs e com a criação e adaptação de novas funções, por exemplo.

Softwares

Ao instalar o Fedora, você conta com o que há de melhor no mundo de softwares para se conectar com o mundo, trabalhar, estudar, jogar e o que mais for possível se fazer em frente a um computador. Dos aplicativos instalados no Fedora, destacam-se:

Mozilla Firefox
Nautilus
Brasero
Transmission
Empathy
Evolution
Totem
Rhythmbox
Shotwell
GIMP
Inkscape
MyPaint
PiTiVi
Audacity

Jogos

Alien Arena, um dos destaques do Fedora 15

Quem disse que o Linux não tem jogos? Se depender do Fedora 16, diversão é o que não faltará para os usuários. São pelo menos nove games que vão desde tiros em primeira pessoa (FPS) até corridas de kart disputadas por Tux e sua turma.  Os títulos Alien Arena, Colossus Arena, F.L.A.W., Freeciv, FreeCol, FreeDink, gbrainy, supertuxkart e zaz, lançado para a versão anterior da distro, funcionam sem problemas no novo ambiente.



Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Alison Alison
    em 18/5/2014 às 06:28h
    versão: 20 2

    Qual a vantagem de usar um sistema operacioal que nao aceita pps que nao são livres, tipo adobe flash player, essencial para assistir video e youtube? Muito obrigado, Qualquer ubuntinho da vida é melhor que essa jerinconça.

  • Victor Hugo Victor Hugo
    em 6/5/2014 às 09:38h
    versão: 20 5

    Sou usuário linux a pouco mais de 2 anos e já usei muitas distribuições, entre elas... Ubuntu, Mint, Debian, Slackware, Puppy, Fedora e outras não muito conhecidas... mas o Fedora foi minha paixão... O sistema tá impecável com interface KDE (Recomendo o sistema para usuários que se sintam seguros com linux).

  • Ivan Augusto Ivan Augusto
    em 25/4/2014 às 17:20h
    versão: 20 5

    O suporte do Fedora à "tudo" é ótimo, não precisa instalar driver pra nada! Só a maximização das janelas que ocupa muito espaço, mas isso é com o Gnome Shell..

  • afrosamurai afrosamurai
    em 17/7/2012 às 17:31h
    versão: 17 5

    recomendo o sistema; ótimo consegue ser mais redondo e mais estável que o ubuntu.

  • Luis Luis
    em 8/3/2012 às 23:34h
    versão: 16 Verne 4

    um otimo sistema,porem para usuarios que n entende muito de informatica é melhor nem instalar,para usuarios novos no linux recomendo o Ubuntu q é mais façil de usar e é bem semelhante ao windows.

  • hsr1503 hsr1503
    em 15/12/2011 às 13:09h
    versão: 16 Verne 5

    Estou usando o Fedora a pouco tempo e ja me surpreendi pelo excelente desempenho (em especial por estar rodando de um pendrive de 8 GB)... O problema eh que o teclado ficou todo desconfigurado... Mas isso eh um problema que dah para resolver depois. De mais, um excelente sistema, mesmo para quem eh meio noob em Linux.

  • Fábio luiz Cardoso Fábio luiz Cardoso
    em 12/12/2011 às 11:23h
    versão: 16 Verne 5

    Instalei o KDE em dual boot com o win7 em uma máquina com dois HD`s em raid 0,sendo que foi a unica distro atual (testei várias) que instalou o grub2 corretamente, sem falar que o sistema roda liso, parece o próprio win7 com um visual muito mais bonito.....nota 1000.

  • Thiago Santa Rita da Silva Thiago Santa Rita da Silva
    em 11/12/2011 às 11:00h
    versão: 16 Verne 4

    Antes usava o Ubuntu, mas com a atualização para a versão 11.10 a interface ficou pesada em relação aos poucos recursos que oferece. Como já conhecia o Fedora, decidi instalá-lo e percebi melhoras. A interface é leve e simples, porém acontecem alguns problemas quando saio de algum jogo.

  • Victor Victor
    em 4/10/2011 às 17:26h
    versão: 4

    Instalação simples e super pratica. Quanto ao o uso foi a minha melhor experiencia com o linux ate agora (gnome 3 ta incrível), visual ta o melhor. Ja na hora de instalar alguns drivers a coisa pego. Não reconheceu minha placa wifi, tive de pesquisar um pouco pra fazer funciona e na hora de atualizar o programa não funciono direito e tive de recorrer ao velho yum na base do comando de linha. mas fora isso ta tudo muito bom

  • Marcos Lima Vieira Marcos Lima Vieira
    em 27/9/2011 às 08:42h
    versão: 5

    testei achei bom mais nem tanto quanto Ubuntu esse e o 15 embora acho que já existe a versão 16 Alpha disponível no site do desenvolvedor, recomendo Fedora

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.125 segundos)