Fedora 20

Fedora

20 Em Português

Uma das mais conceituadas distribuições de Linux ganhar uma versão nova que acaba de sair do forno



Depois de diversos atrasos devido a correções não programadas, a versão final do Fedora 17 finalmente foi liberada para a comunidade. A distro traz diversas alterações, principalmente no que diz respeito ao sistema de arquivo ext4 e ao gerenciamento de impressão.

O Fedora 17 suporta os dois ambientes gráficos mais utilizados no Linux: Gnome e KDE. No link acima é possível fazer o download da imagem ISO com o Gnome como visual-padrão. Para baixar a versão com o KDE, clique no botão abaixo.

Na página oficial da distribuição também é possível baixar o Fedora baseado no LXDE e no Xfce, além das versões de 64 bits. Acesse e confira!

O que vem de novo

O Fedora 17 traz dezenas de melhorias, mas algumas merecem destaque especial. Para começar, o sistema de impressão do sistema foi reformulado e agora permite a visualização de várias opções, inclusive o nível de tinta dos cartuchos do dispositivo. A tarefa de impressão em si também está mais rápida, e o gerenciamento da fila, mais eficiente.

GNOME 3 sem aceleração 3D

Além disso, o Fedora agora possui suporta para sistemas de arquivos ext4 com mais de 16 TB de capacidade. Uma bela novidade para quem gosta de utilizar esse sistema nas partições do Linux.

O suporte a tablets e demais dispositivos do gênero também melhorado. O sistema operacional reconhece mais aparelhos automaticamente e permite maior interação com os dispositivos móveis.

SysV, o gerenciador-padrão de serviços e sistema do Fedora, foi totalmente substituído pelo systemd. A ideia é melhorar a capacidade de processamento paralelo do sistema.

No que diz respeito às aplicações, a lista de novidades não é muito grande. Confira abaixo.

  • GIMP 2.8
  • GNOME 3.4
  • KDE 4.8
  • PHP 5.4

Como tudo começou

O Projeto Fedora foi criado em 2003, logo após o anúncio feito pela Red Hat sobre a descontinuação de um de seus sistemas mais famosos, o Red Hat Linux. Desde então, o desenvolvimento da distro foi continuado pelo projeto, que conta com voluntários espalhados pelo mundo todo e apoio da própria Red Hat.

GNOME 3 no Fedora 14 Beta

Uma das maiores vantagens no uso do Fedora é que ele é um software livre e gratuito. Isso significa que você pode utilizá-lo, repassar para outros usuários e até mesmo auxiliar a equipe de desenvolvimento a melhorar o sistema, com sugestões, testando em busca de bugs e com a criação e adaptação de novas funções, por exemplo.

Softwares

Ao instalar o Fedora, você conta com o que há de melhor no mundo de softwares para se conectar com o mundo, trabalhar, estudar, jogar e o que mais for possível se fazer em frente a um computador. Dos aplicativos instalados no Fedora, destacam-se:

Mozilla Firefox
Nautilus
Brasero
Transmission
Empathy
Evolution
Totem
Rhythmbox
Shotwell
GIMP
Inkscape
MyPaint
PiTiVi
Audacity

Jogos

Alien Arena, um dos destaques do Fedora 15

Quem disse que o Linux não tem jogos? Se depender do Fedora 16, diversão é o que não faltará para os usuários. São pelo menos nove games que vão desde tiros em primeira pessoa (FPS) até corridas de kart disputadas por Tux e sua turma.  Os títulos Alien Arena, Colossus Arena, F.L.A.W., Freeciv, FreeCol, FreeDink, gbrainy, supertuxkart e zaz, lançado para a versão anterior da distro, funcionam sem problemas no novo ambiente.

Imagens do Fedora

GNOME 3 no Fedora 15 Beta Alien Arena, um dos destaques do Fedora 15 Ambiente gráfico 2D do Fedora 15 Beta Fedora 15 vem aí! Confira a versão Beta!


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Matheus Souza Matheus Souza   em 27/7/2014 - versão: 20

    Usei o Ubuntu por 2 anos, depois que começei a usar o Fedora eu me apaixonei por esse sistema. Tudo que é lançado no Linux, kernel, interface, programas, sai todos primeiramente para o Fedora. O desempenho é fantastico, uso o KDE Plasma 5 e roda alguns jogos da Steam no Ultra. Sobre as ppa, ele é usado apenas no Ubuntu, mas o Alien Converter consegue instalar programas deb. no Fedora 20 sem problemas. Recomendo o download.

  • Alison Alison   em 18/5/2014 - versão: 20

    Qual a vantagem de usar um sistema operacioal que nao aceita pps que nao são livres, tipo adobe flash player, essencial para assistir video e youtube? Muito obrigado, Qualquer ubuntinho da vida é melhor que essa jerinconça.

  • Victor Hugo Victor Hugo   em 6/5/2014 - versão: 20

    Sou usuário linux a pouco mais de 2 anos e já usei muitas distribuições, entre elas... Ubuntu, Mint, Debian, Slackware, Puppy, Fedora e outras não muito conhecidas... mas o Fedora foi minha paixão... O sistema tá impecável com interface KDE (Recomendo o sistema para usuários que se sintam seguros com linux).

  • Ivan Augusto Ivan Augusto   em 25/4/2014 - versão: 20

    O suporte do Fedora à "tudo" é ótimo, não precisa instalar driver pra nada! Só a maximização das janelas que ocupa muito espaço, mas isso é com o Gnome Shell..

  • afrosamurai afrosamurai   em 17/7/2012 - versão: 17

    recomendo o sistema; ótimo consegue ser mais redondo e mais estável que o ubuntu.

  • Luis Luis   em 8/3/2012 - versão: 16 Verne

    um otimo sistema,porem para usuarios que n entende muito de informatica é melhor nem instalar,para usuarios novos no linux recomendo o Ubuntu q é mais façil de usar e é bem semelhante ao windows.

  • hsr1503 hsr1503   em 15/12/2011 - versão: 16 Verne

    Estou usando o Fedora a pouco tempo e ja me surpreendi pelo excelente desempenho (em especial por estar rodando de um pendrive de 8 GB)... O problema eh que o teclado ficou todo desconfigurado... Mas isso eh um problema que dah para resolver depois. De mais, um excelente sistema, mesmo para quem eh meio noob em Linux.

  • Fábio luiz Cardoso Fábio luiz Cardoso   em 12/12/2011 - versão: 16 Verne

    Instalei o KDE em dual boot com o win7 em uma máquina com dois HD`s em raid 0,sendo que foi a unica distro atual (testei várias) que instalou o grub2 corretamente, sem falar que o sistema roda liso, parece o próprio win7 com um visual muito mais bonito.....nota 1000.

  • Thiago Santa Rita da Silva Thiago Santa Rita da Silva   em 11/12/2011 - versão: 16 Verne

    Antes usava o Ubuntu, mas com a atualização para a versão 11.10 a interface ficou pesada em relação aos poucos recursos que oferece. Como já conhecia o Fedora, decidi instalá-lo e percebi melhoras. A interface é leve e simples, porém acontecem alguns problemas quando saio de algum jogo.

  • Victor Victor   em 4/10/2011 - versão:

    Instalação simples e super pratica. Quanto ao o uso foi a minha melhor experiencia com o linux ate agora (gnome 3 ta incrível), visual ta o melhor. Ja na hora de instalar alguns drivers a coisa pego. Não reconheceu minha placa wifi, tive de pesquisar um pouco pra fazer funciona e na hora de atualizar o programa não funciono direito e tive de recorrer ao velho yum na base do comando de linha. mas fora isso ta tudo muito bom

Ver todos os comentários »