Frinika 0.7.4

Frinika

0.7.4
  • Gratuito
  • 13,50 MB
  • Para Linux X11
  • Atualizado em 22/5/2014
  • Frinika
Clique para baixar Frinika Clique para Baixar

Frinika é uma ferramenta de edição de áudio em Java que roda em qualquer sistema operacional

Por Eduardo Godarth

Frinika é um software interessante, pois é escrito em Java e, portanto, roda em qualquer SO. Mas é claro que não é só isso. Ele traz, praticamente, todas as ferramentas que os editores famosos de áudio trazem e ainda é leve e tem uma interface relativamente simples.

No entanto, ele trabalha apenas com o formato MIDI, que é um formato de arquivos de áudio mais simples, bem menor que a maiorias dos outros formatos. Justamente por ser menor, os sons são bem mais simples.

Se você se lembra dos celulares polifônicos, deve lembrar como funciona o MIDI. Ele apenas simula sons de instrumentos de verdade. O objetivo do Frinika é trabalhar com esse tipo de arquivos.

Começando

Como foi dito, o Frinika funciona usando linguagem Java. Ele não precisa ser instalado, mas requere que você tenha o programa instalado. Clique aqui abaixo para baixá-lo.

Feito isso, descomprima o arquivo e clique em “Frinika”. Arrume as configurações iniciais, como escolher o drive de áudio e de gravação e, ao terminar, clique em “New Project” (Novo Projeto).

Você pode importar um arquivo (lembre-se, MIDI) ou iniciar um projeto novo a partir do zero. Para importar clique em File > Import MIDI (Arquivo > Importar MIDI). Você pode importar mais de um arquivo e mixá-los em seguida.

Janela de edição.

Uma ferramenta muito interessante do Frinika é a possibilidade de gerar instantaneamente a partitura para piano da música que está sendo tocada. Para visualizar esta partitura, importe um arquivo e clique em “Notation” (Notação) no canto inferior esquerdo. Veja como fica:

Notação de partitura.

No modo “Piano Roll” clique no ícone em forma de lápis “Write Tool” para escrever a mão cada nota que deve ser tocada em cada tempo. Se você tem uma noção de música, não deve achar difícil.

Os outros ícones do Frinika também são todos muito intuitivos. Quase sempre dá pra achar o que se está procurando olhando nos desenhos, ou deixando o mouse em cima do ícone por um tempo para saber o que ele faz.



Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Frinika e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Frinika é um software interessante por ter sido feito em programação Java. Ele executa bem todas as funções de edição e criação de áudio que promete. No entanto, o fato de trabalhar apenas com o formato MIDI é deveras irritante.

Ainda assim, algumas ferramentas compensam a falta de versatilidade: a possibilidade de criação instantânea de partituras e de edição direta, o rápido sistema de mixagem e, principalmente, a possibilidade de reconhecer um sintetizador e gravar em tempo real o que é tocado nele.

ImportantePrós
  • Faz o que promete.

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?

Requerimentos

  • Java Runtime

Shopping Baixaki





(0.250 segundos)