Gnome Pie 1.0

Gnome Pie

1.0

Acessar seus aplicativos e controlar a reprodução de músicas no computador nunca foi tão divertido



Gnome Pie é um menu circular que permite ao usuário iniciar aplicativos e acessar funcionalidades no Linux de maneira bem mais elegante e divertida. Seguindo o princípio de uma torta (daí o Pie do nome), cada “pedaço” da aplicação é o lançador para um programa instalado no sistema.

A ideia do aplicativo vem do mundialmente conhecido World of Warcraft, e traz diversos temas para que o usuário possa combinar o visual do Gnome Pie com os elementos gráficos do sistema operacional. A aplicação conta com sete skins diferentes para você escolher aquela que mais lhe agrada.

Instalação

Antes de dar início à instalação do Gnome Pie, é preciso resolver as dependências do aplicativo. Para isso, digite o seguinte comando no Terminal:

                       $ sudo apt-get install libgtk2.0-dev libcairo2-dev libappindicator-dev
                                                          libgee-dev libxml2-dev libxtst-dev libgnome-menu-dev
                                                          valac cmake libunique-dev

Isso fará com que todos os aplicativos listados sejam inseridos à lista de aplicações do Ubuntu. Agora é hora de instalar o Gnome Pie. Baixe o arquivo ZIP clicando em “Clique para baixar” e descompacte o seu conteúdo em qualquer diretório do computador.

Feito isso, acesse a pasta na qual os arquivos foram colocados utilizando o Terminal. Para dar início ao processo de instalação, digite ./make.sh e aguarde até que a mensagem de confirmação seja mostrada.

Também é possível adicionar o Gnome Pie em sua lista de aplicativos digitando os comandos abaixo no Terminal.

                   $ sudo add-apt-repository ppa:simonschneegans/testing
                   $ sudo apt-get update
                   $ sudo apt-get install gnome-pie

O programa

A utilização do Gnome Pie é bem simples e o usuário não precisa se preocupar com comandos complicados ou atalhos poluindo a Área de trabalho. Isso porque os lançadores são exibidos apenas quando o usuário aciona os atalhos do teclado.

Os recursos

Por padrão, o Gnome Pie permite o fácil acesso aos diretórios do computador, aplicações como navegador e cliente de email, ferramentas do sistema e controle para os players de música. Cada categoria é acessada por um atalho diferente. Confira abaixo os principais.

  • Ctrl+Alt+M -> controle para os players de música;
  • Ctrl+Alt+W -> opções e propriedade da janela ativa;
  • Ctrl+Alt+Espaço -> menu principal;
  • Ctrl+Alt+A -> aplicações.

Crie suas próprias tortas

Além dos lançadores padrão, o usuário pode criar seus próprios círculos de atalho. Para isso, é só arrastar as aplicações desejadas para a janela de configurações do Gnome Pie e atribuir um atalho de teclado para elas. Dessa forma, você consegue acessar rapidamente qualquer pasta, aplicativo ou arquivo presente no computador.

 

Imagens do Gnome Pie

Prós
  • Fácil de usar
  • Permite personalizar boa parte das opções
  • Visual elegante e descontraído
Contras
  • Não possui tradução para o português
  • A instalação exige um pouco de atenção

Nossa opinião sobre o Gnome Pie:

Gnome Pie é uma aplicação que não pode faltar no computador de quem gosta de personalizar atalhos no sistema operacional de forma elegante e divertida. Embora a instalação exija um pouco de cuidado, a utilização do programa é extremamente simples.

A característica que mais chama a atenção no Gnome Pie é a possibilidade de personalizar o visual do programa e também de criar atalhos diferentes daqueles oferecidos. Dessa forma, além de combinar o programa com as cores do sistema, o usuário pode escolher quais pastas, documentos e ferramentas ficarão ao alcance do mouse.

O fato de os lançadores aparecerem apenas quando os atalhos do teclado forem acionados faz com que a Área de trabalho permaneça limpa e agradável aos olhos. Infelizmente o Gnome Pie não possui tradução para o português, mas isso não deve representar grandes problemas para os usuários, mesmo para aqueles que não dominam o inglês, uma vez que a linguagem utilizada é bem simples. 


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Matheus Alves Matheus Alves   em 7/3/2012 - versão: 1.0

    Não baixe esse programa pelo baixaki....Se vc usa o ubuntu não precisa se matar digitando no terminal...Use o aplicativo - central de programas do ubuntu....é só instalar e usar - sem comandos

  • moisaant moisaant   em 6/3/2012 - versão: 1.0

    Poxa baixaki vocês andam dando muita atenção pro windows raramente atualiza a pagina do linux e quando posta alguma coisa é incompleta tipo esse programa você posta como sendo para linux mas você depois diz " ubuntu " ai no meio essa instalação serve também pra debian quem não entende muito de linux não sabe tipo eu ( eu só usei ubuntu agora estou no debian ) mas quero saber como instalar esse programa no debian se for possivel já que alguns comandos que usei no terminal root deram erro...

  • Tânia Rocha Tânia Rocha   em 16/12/2011 - versão: 1.0

    o GnomePie, cumpre o q promete, e é muito bonito tbm. Ñ conflita com nenhum outro aplicativo do desktop, e n é pesado nota 10 pra ele.

  • Paulo Jr Paulo Jr   em 30/10/2011 - versão: 1.0

    Eu particularmente não gosto do ubuntu 11.10, uso o ubuntu 10.04 atualmente. Mais se voce usa o ubuntu e gostaria de personalizar, instala o gnome3 é bem legal, e lhes proporcionara uma interface bem intuitiva e boa de uso.

  • Everton Everton   em 26/10/2011 - versão: 1.0

    Vale a pena baixar e instalar! Deixou meu Ubuntu 11.10 com uma interface mais intuitiva, elegante e os recursos deste utilitário são de extrema praticidade principalmente pela facilidade de uso que este proporciona... Show!!!

  • ABsurdos ABsurdos   em 22/10/2011 - versão: 1.0

    Gostei muito do programa! É de fácil instalação, tendo apenas que digitar alguns comandos terminal (coisa que amo) e ele faz o resto todo sozinho tanto download quanto instalação. Quanto ao programa eu adorei e está me ajudando bastante como atalhos para muitas aplicações, principalmente as que eu mais uso, pra quem souber usar é uma mão na roda!

  • Daniel Daniel   em 19/10/2011 - versão: 1.0

    Esse programa é muito bom e interessante!!! Não é difícil de instalar e também é bem simples de utilizar. Finalmente o Baixaki atualizo a pagina sobre o Linux com algo de interessante porque para eles colocarem algo novo demora 1 mês!!!

Ver todos os comentários »