Google Gadgets 0.11.2

Google Gadgets

0.11.2
Clique para baixar Google Gadgets Clique para Baixar

Mais um software para incrementar seu desktop Relógio, calendário, barra de pesquisa entre outros complementos

Por Equipe Baixaki

Este programa disponibiliza uma plataforma para suporte em Linux a pequenos aplicativos e utilidades para área de trabalho, os chamados gadgets. Seguindo as normas do Linux, este projeto é Opensource, estando sob a licença Apache 2.0.

Portabilidade dos Gadgets

Habilitando gadgets através de plataformas, uma grande biblioteca destes utilitários já existentes ficam imediatamente disponíveis para Linux. Deste modo, este programa é compatível com os gadgets criados para o Google Desktop para Windows, como também com os gadgets universais do iGoogle. Além disso, os desenvolvedores não necessitam aprender outra interface de programação para criação de gadgets para diferentes plataformas.

Muitas Utilidades

Com uma grande variedade de gadgets, este software disponibiliza diversas ferramentas que podem auxiliar em tarefas básicas do dia a dia ou simplesmente enfeitar seu desktop. Relógios, calculadoras, calendários e agendas, utilitários sempre presentes nesta categoria, não podiam deixar de faltar no Google Gadgets.

Vários recursos disponíveis.

O programa também disponibiliza barra de pesquisa para Wikipédia e Google Maps, janelas de notícias de portais como "INFO", "O Globo" e "Folha Online", visualizador de previsão do tempo, medidor de bateria, jogo de Sudoku, vaso de flores, entre muitas outras coisas.

Instalação

Antes de mais nada, instale as dependências necessárias para o Google Gadgets, com o seguinte comando:

$ sudo apt-get -y install libtool automake autoconf libxul-dev libghc6-mozembed-dev libcurl4-gnutls-dev libxml2-dev zlib1g-dev xulrunner libgtk2.0-dev libcairo2-dev libdbus-1-dev libdbus-glib-1-dev libgstreamer0.10-dev libgstreamer-plugins-base0.10-dev libqt4-dev build-essential spidermonkey-bin libmozjs-dev libqtwebkit-dev


Então baixe e descompacte o pacote .TAR.GZ em uma pasta de sua preferência. Acessando a pasta onde os arquivos foram descompactados, através de um terminal, crie a pasta para a compilação:

$ mkdir -p build/debug

$ cd build/debug/


Então instale o programa:

$ ../../configure --enable-debug

$ make

$ sudo make install


Para executar o Google Gadgets utilize:

$ ./ggl-qt


ou:

$ ./ggl-gtk


Um erro muito comum, presente na execução deste programa, é o diretório das bibliotecas dele não ser o padrão. Para corrigir este erro, inclua o caminho para as bibliotecas na variável LD_LIBRARY_PATH. Em sua Pasta Pessoal execute:

$ ./sudo gedit .bashrc

E insira a seguinte linha ao final do arquivo:

export LD_LIBRARY_PATH=/usr/local/lib



Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Google Gadgets e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Este programa perde um pouco para alguns concorrente, que disponibilizam mais configuração e opções para os utilitários, entretanto, a maioria dos gadgets criados são muito bem feitos e totalmente úteis. Com uma instalação um pouco demorada, Google Gadgets não apresenta um método prático de instalação, mas que também não chega a ser difícil.

Como os gadgets criados para Windows também podem ser utilizados em Linux, o programa não perde tempo com a transição destes utilitários de uma plataforma para outra. Para quem gosta de ter seu desktop cheio de recursos, Google Gadgets é uma boa opção a se experimentar.

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • luiz henrique  cardoso luiz henrique cardoso
    em 17/1/2011 às 18:20h
    versão: 0.11.2 5

    ir na central de programas ubuntu,pesquisar pro Gadgets e instalar o google gadget pela central,depois de instalado só ir no menu>internert=)

  • Rafaell Rafaell
    em 17/12/2009 às 12:57h
    versão: 0.11.0 5

    Utilizo no meu Ubuntu. Os gadgets deixam a área de trabalho muito mais elegante. É um aplicativo leve e é possível configurá-los para abrir na inicialização.

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.249 segundos)