Linpus Lite 2.2

Linpus Lite

2.2
  • Baixar
    Gratuito

Instalação fácil a partir do Windows e GNOME 3 são algumas das atrações desta distribuição leve e minimalista

Por Felipe Arruda

A Linpus é uma distribuição Linux baseada no Fedora e que vende seus produtos para fabricantes de PCs, notebooks, netbooks e, mais recentemente, tablets. A empresa possui uma solução específica diferentes tipos de mercado, com foco nas principais características dos computadores e dispositivos que possam vir a usá-los, como suporte para touchscreen de múltiplo toque e aplicações na nuvem.

Ao clicar no link para baixar o Linpus Lite, você será redirecionado para a página de download da distribuição. Nessa página você poderá escolher entre baixar uma imagem ISO e gravar um CD, para então instalar o sistema, ou então baixar um software com cerca de 2 MB, que possibilita instalar e remover a distribuição como se ela fosse um mero programa de Windows.

A segunda opção é, certamente, a mais prática. Para começar, ela elimina uma das etapas mais complicadas da instalação do Linux: o particionamento do disco rígido. Para baixá-la, clique no link “Windows Installer” e, em seguida, no botão “Download”. A transferência do arquivo iniciará automaticamente.

Instalação do Linpus a partir do Windows

Antes de iniciar a instalação, verifique se você possui a configuração mínima exigida pelo software:

  • processador de 1 GHz ou superior;
  • espaço livre em disco de 4 a 6 GB;
  • pelo menos 1 GB de RAM; e
  • placa de vídeo VGA das marcas Intel, nVidia ou ATI; e
  • conexão com a internet.

Depois de conferir os requisitos de hardware, execute o arquivo “Linpus-Lite1.7-WinInstaller” para dar início ao processo de instalação. Assim que você escolher o idioma a ser usado pelo sistema (inglês ou chinês), clique em “OK”. Depois, na tela de boas-vindas, clique em “Next” para prosseguir:

Tela de boas-vindas do Linpus Lite

Ninguém lê os termos de uso, mas você sabe que isso é essencial, certo? Afinal, “concordou e não leu, sua alma você vendeu”. Mas caso esteja indisposto demais para prosseguir com a leitura, use as dicas do nosso artigo sobre como ler mais rapidamente esse tipo de documento. Assim que concluir, marque a opção “I have read and understand the Linpus EULA” e, em seguida, clique em “Next” para prosseguir.

Concordou e não leu, sua alma você perdeu

Na seção “Target drive”, você deve escolher em qual drive será instalado o sistema operacional. Basta selecionar uma das opções no menu “Please select the target drive” e informar quanto de espaço será disponibilizado para a instalação do sistema (de 4 a 30 GB).

Escolha o drive em que o sistema será instalado

Basta, então, clicar em “Install” para que os arquivos do sistema comecem a ser baixados. No total, são 368,4 MB de dados e, após a transferência e instalação dos arquivos, o sistema exigirá que você reinicie o computador caso deseje executar o Linpus.

Configuração e boot

Configure o sistema durante o primeiro boot

Ao reiniciar a máquina, o gerenciador de inicialização do Windows permite que você escolha, com o uso das setas direcionais, qual dos sistemas operacionais instalados deve ser executado. Durante o primeiro Boot com o Linpus Lite, será necessário ajustar algumas configurações essenciais do sistema, como a configuração do país e fuso horário em que você se encontra, layout do teclado que está sendo usado (utilize a opção “Portuguese (Brazilian) para ABNT2), configuração da senha para o administrador (root) e a criação de perfis de usuários.

GNOME 3 personalizado

GNOME 3 é o desktop padrão do Linpus Lite

Esta nova versão do LInpus Lite traz uma atualização do ambiente gráfico usado pela distro. Agora, com o GNOME 3, o utilizador do sistema tem, à sua disposição, Áreas de trabalho configuradas com recursos especiais, como uma espécie de Dashboard com widgets que mostram as condições climáticas de sua cidade, e outra com a relação de softwares inclusos na distribuição.

Programas inclusos

Softwares cobrem o essencial do sistema

Na versão 1.4 do Linpus Lite era possível encontrar diversos softwares disponíveis, como gravador de mídia óptica e suíte de escritório. Agora, o sistema instalado é o mais básico possível. No total, são oito aplicações, que cobrem os aspectos mais essenciais do sistema, como uma espécie de Centro de controle e o navegador Mozilla Firefox equipado com plugin do Adobe Flash Player.

Softwares adicionais, assim como patches de correção de bugs, devem ser instalados por meio do programa Updates Online. Antes, porém, não esqueça de configurar a sua conexão com a internet.




Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Linpus Lite e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Sem dúvidas, a grande vantagem do Linpus Lite Desktop é o fato de ele poder ser instalado e removido da máquina com muita facilidade, como se fosse apenas mais um simples programa para Windows. Nesta nova versão, a 1.7, também foi simplificado o processo de download da imagem ISO ou do instalador: se antes era necessário se cadastrar e receber a URL do arquivo por email, agora basta clicar no botão “Download”.

A adoção do GNOME 3 como ambiente gráfico padrão é uma boa notícia, já que esse é um dos desktops mais atuais disponíveis para Linux. Entretanto, o LInpus Lite 1.7 peca pela ausência de softwares que possam cativar quem estiver instalando-o. Como um sistema operacional perde o propósito sem a presença de programas úteis, deixar a cargo do usuário a instalação desses softwares parece ser um “tiro no pé”. É provável que muitos, ao iniciarem o sistema pela primeira vez, acabem desinstalando o Linpus ao perceberem que, aparentemente, não há o que fazer com ele.

Quem deve ficar com essa configuração são as pessoas que se já sentem à vontade em uma plataforma Linux, já que instalarão um sistema básico e que pode ser personalizado aos poucos, evitando, assim, que programas desnecessários ocupem espaço e recurso da máquina.

ImportantePrós
  • Instalação fácil e sem particionamento de discos
  • Menu mais limpo, somente com o "essencial"
  • Desktop atualizado: GNOME 3
  • Download simplificado
ImportanteContras
  • Instalação apenas em inglês e chinês
  • Software precisam ser instalados manualmente

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • o expert o expert
    em 20/4/2011 às 22:41h
    versão: 1.4 5

    belos games kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk valeu baixaki

  • Jésion Batista da Silva Jésion Batista da Silva
    em 25/2/2011 às 18:59h
    versão: 1.4 3

    Em primeiro lugar, haja saco pra baixar isso. Voce será direcionado pra um site em ingles e dará seu email. No link do email vai baixar um arquivo que (no Internet Explorer e no Chrome, onde testei) não diz pro navegador o seu tamanho total. O navegador diz que está baixando num "tempo restante desconhecido" e aqui a taxa de K ficou entre 30 e 40Kbps (onde geralmente faço downloads a 1000Kbps). Depois disso, é só aproveitar a brincadeira e se decepcionar com a opção "jogos" onde o danado tem links pra voce jogar FLASH ONLINE. kkkkkkkk.. Otimo pra brincar de linux no Windows. (Y)

Ver todos os comentários »

Requerimentos

  • Processador de 1 GHz ou superior
  • epaço livre em disco de 4 a 6 GB
  • pelo menos 1 GB de RAM
  • placa de vídeo VGA das marcas Intel
  • nVidia ou ATI
  • e conexão com a internet.

Shopping Baixaki





(0.172 segundos)