Lubuntu 14.04.1

Lubuntu

14.04.1

Versão mais leve do Ubuntu, agora reconhecida pela Canonical, é indicada para computadores mais fracos



É comum ver distribuições de Linux baseadas em outras. O Ubuntu, a mais popular de todas e baseado no Debian, gerou outras distros, como Kubuntu, Xubuntu e Edubuntu. Pensando em propor um sistema leve e funcional, ideal para computadores mais simples, com hardware antigo, um grupo de desenvolvedores criou o Lubuntu.

O sistema agora é reconhecido pela Canonical, a fundação que mantém o Ubuntu, entrando para a família oficial de derivados da distribuição criada por Mark Shuttleworth. O foco principal do Lubuntu é ser uma alternativa para quem não tem PC capaz de rodar as últimas versões dos principais sistemas, mas não quer abrir mão da segurança e funcionalidade da distro.

Lubuntu

LXDE no lugar do Gnome

A primeira grande diferente entre o Lubuntu e o Ubuntu é o ambiente de desktop. Enquanto este usa o Gnome (e o Unity desde sua última versão), aquele trabalha com o LXDE. A principal característica do LXDE é, justamente, trabalhar bem em máquinas de baixo desempenho, como netbooks e computadores antigos.

Igual, mas diferente

O Lubuntu é basicamente igual ao Ubuntu. O modo como você trabalha e configura é basicamente o mesmo, as diferenças ficam mais no aspecto gráfico. Esta distribuição tem uma cara mais parecida com o de sistemas Windows, com a barra de tarefas da Área de trabalho localizada somente na parte inferior da tela, deixando de lado os dois painéis característicos do Ubuntu até a versão 10.10.

Se você já usou o Ubuntu, provavelmente vai se sair bem no Lubuntu. Se ainda não se aventurou em nenhuma distro de Linux, essa é uma boa porta de entrada. Como é de praxe em sistemas Linux, você pode personalizar a interface como desejar. Escolha novos temas de ícones e janelas, papéis de parede, fontes e tudo mais.

Pronto para uso

O Lubuntu já vem pronto para o uso e conta com dezenas de aplicativos já instalados: Firefox e Chromium para navegar na internet; AbiWord para processamento de texto e o Gnumeric para criação de planilhas; MPlayer para assistir a seus vídeos favoritos e Audacious para escutar música; Transmission para baixar torrents; Xfburn para gravar discos; calculadora, gerenciador de pacotes Synaptic e muito mais.

Imagens do Lubuntu

Lubuntu


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • samuel samuel   em 7/5/2014 - versão: 14.04

    apesar de eu não usar nenhuma versão do linux atualmente confesso que essa é a mais rápida e estável das que já testei,não gostei do ubuntu porque é pesado e complicado mas dessa eu gostei quem sabe no futuro eu não volte a usá-la

  • samuel samuel   em 27/3/2014 - versão: 13.10

    é muito boa essa versão porque usa muito pouco recursos gráficos e para quem tem ubuntu como eu, recomendo baixar o lxde(é muito simples no ubuntu é só abrir o terminal apertando ctrl+alt+t depois digita no terminal "sudo apt-get update"(sem aspas) e depois "sudo apt-get install lxde"(sem aspas) e só seguir as instruçoes e pronto depois é só encerrar a sessão e mudar o gráfico do ubuntu)

  • Lúcius Marques Lúcius Marques   em 14/12/2013 - versão: 13.10

    Ele so usou 200mb de ram com tudo fechado,e bom pra fazer testes,mas por ser leve,ele nao tem todas as funções do ubuntu!

  • flavio flavio   em 9/11/2013 - versão: 13.10

    e leve ;mais o elive linux e muito mais!!!!

  • Lucas Dantas Lucas Dantas   em 9/9/2013 - versão: 13.04

    Longínqua é a estadia que moldam os pdrões e que logo a interface complementa o reconhecimento. computadores antigos e ultrapassados em compatibilidade ao acesso para internet, além de programas atuais compatíveis em participação a esta econômia OpenSource para computadores. Controles simples ao sistema por acompanhar o início atualizado em versões 3.11 dos sistemas Microsoft. Lubuntu é excelente.

  • Bob Sotnas Bob Sotnas   em 26/7/2013 - versão: 13.04

    O lubuntu é muito bem estruturado, um ótimo sistema, tem um bom conjunto de aplicativos além de ser baseado no UBUNTU, tem tudo o que se precisa em um sistema leve e competente, coisa que um ruindous não tem. Não tem a famigerada lixeira, pois se vc vai deleta uma arquivo, pra que guardar o que decidiu apagar, isso é coisa de usuário incompetente de ruindous.

  • paulo guarnieri paulo guarnieri   em 22/6/2013 - versão: 13.04

    E instalei num pc da Positivo do trabalho, ano 2007, 512 mega de ram, ele é realmente leve. Instalei o firefox, traduzi, instalei o libreoffice, traduzi, klavaro pra treino de digitação, mas me decepcionei que ele vinha sem atalhos para navegar em pastas, nem no menu nem na area de trabalho. Acho isso um absurdo! E sem lixeira vizível também. Ser leve tudo bem, mas o windows 95 tinha tudo isso e também era leve. Mas veja só, duas telas ele tem! Tive que pesquisar na internet uma forma de colocar esses atalhos, pra lixeira tive que pegar um script e salvar numa pasta do sistema. Istalar impressora e driver também foi trabalhoso, não tinha o chamado CUPS nem foi possível instalar. Ah, e não estou consguindo instalar um rodador de arquivos em swf para joguinhos.

  • Flávio Flávio   em 26/4/2013 - versão: 13.04

    Leve e "rápido"!!Façam a instalação da central de programas do Ubuntu, como explicado abaixo pelo André.Depois é só escolher e instalar programas como Libre Office, Guimp, entre outros oferecidos. Meu notebook antigo voltou a ser usado. Ótimo.

  • wilson guedes araujo wilson guedes araujo   em 17/1/2013 - versão: 12.10

    Olha em matéria de leveza lubuntu é bom eu tentei adicionar a minha empressora ele reconhece mas não faz nada não emprimi,só ubuntu 12.10 reconhece as outrás distrida também negativo de empressosra fica aqui um aviso ao desenvolvedores do ubuntu por que que não emprimi olha que minha empressora é uma HP próprio fabricante fala que o linux ubuntu reconhece.

  • André André   em 7/11/2012 - versão: 12.10

    A primeira coisa a fazer depois de instalar é abrir o terminal (LxTerminal) e digitar: sudo apt-get install software-center. Digite a sua senha (a digitação não aparece no Linux). Isso irá instalar o central de programas do Ubuntu porque o padrão do Lubuntu é um lixo. O idioma deveria ser mais fácil de ser instalado pois o usuário iniciante poderia ter dificuldade para deixá-lo totalmente em Português. Se insistir consegue.

Ver todos os comentários »