*

Lucidor 0.9.7

Lucidor

0.9.7
  • Gratuito
  • 3,42 MB
  • Para Linux X11/KDE/Gnome
  • Atualizado em 22/12/2011
  • Lucidor
  • Baixar
    Gratuito

Leitor de e-books em formato EPUB baseado no Firefox

Publicidade

Existem várias ferramentas disponíveis na internet para a leitura de e-books, porém no mundo Linux as alternativas ainda são poucas. entre elas, pode-se destacar - por exemplo -  o FBReader.

O Lucidor tem este nome em homenagem ao poeta Lars “Lucidor” Johanson e é a primeira ferramenta multiplataforma – disponível também para Mac e Windows – dentro da filosofia open-source específica para a leitura de e-books em formato EPUB.

Baseado no código do navegador Firefox, o programa tem uma interface bastante simples e de fácil entendimento. Todas as ações necessárias para abrir um livro e aproveitá-lo estão disponíveis no menu “File” (arquivo). Entre as possibilidades disponíveis, alterar o tamanho das letras, realizar buscas e o modo tela cheia, além da abertura do arquivo e das preferências do programa.

Tela inicial do Lucidor

Catálogos disponíveis apra acesso pelo LucidorMas o Lucidor não facilita apenas na hora da leitura. Por ser baseado em um navegador, o programa também permite acesso às bibliotecas virtuais – Feedbooks, projeto Gutenberg, etc. – na área “Catalogs” (catálogos). Assim, encontrar novos livros para aproveitar torna-se fácil e rápido.

Além de livros, o programa também permite que o usuário crie, a partir de feeds RSS ou Atom, “livros” derivados de blogs, jornais e outras fontes de informação. Dessa forma, além de aprimorar a cultura e a educação, a “Newsroom” (sala de cotícias) do Lucidor também garante que o leitor estará sempre por dentro dos assuntos que mais lhe interessem.

Por permitir a leitura de e-books no formato EPUB, ilustrações, fotografias e quaisquer outras imagens existentes no texto serão exibidas normalmente – seja o arquivo um livro obtido através de algum dos catálogos online ou um blog convertido pela sala de notícias.

Blog convertido em EPUB pelo Lucidor

Um pequeno brinde para os usuários do Lucidor é a possibilidade de personalizá-lo usando os temas do Firefox. Como a base do código dos dois aplicativos é a mesma, vários pacotes visuais do navegador Mozilla funcionam com o leitor de e-books. Para descobrir se um tema é compatível, basta consultar esta lista.




Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Lucidor e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Apesar de existirem várias opções de leitores de e-books para PC, o Lucidor se destaca por oferecer algumas funcionalidades extra sem perder a qualidade da interface de leitura. Todos os controles do programa são extremamente simples, bastando muitas vezes um ou dois cliques do mouse para se obter o resultado desejado.

As abas – famosas nos navegadores – também trazem possibilidades interessantes ao leitor, já que permitem ao usuário manter sua “Bookcase” (o equivalente a uma biblioteca) à mostra mesmo quando apreciando um livro. Pesquisadores e outras pessoas que costumam consultar diversos documentos ao mesmo tempo também podem se beneficiar dessa característica inexistente em outros aplicativos da categoria.

Porém não existe software perfeito, e o Lucidor peca principalmente por não possibilitar a alteração do esquema de cores da área de leitura. Fundos escuros com letras claras são muito mais confortáveis – em telas luminosas – do que o texto preto sobre fundo branco utilizado no programa.

Outro pequeno defeito é o suporte exclusivo ao formato EPUB. O Lucidor não abre arquivos em PDF, TXT ou DOC, formatos muito ainda utilizados para a distribuição de livros no meio digital. Como correção paliativa a esse problema, o Calibre torna-se uma opção, já que além de organizar a biblioteca, também faz a conversão entre diversos formatos de e-books.

ImportantePrós
  • Permite a leitura de livros no formato EPUB em qualquer computador
  • Multiplataforma e de código livre
  • Acesso à catálogos online de livros
  • Transforma feeds RSS e Atom em arquivos EPUB
ImportanteContras
  • Não permite a rotação da tela para leitura mais confortável em netbooks
  • Não suporta outros formatos além do EPUB
  • Não permite a alteração do esquema de cores

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?

Requerimentos

  • Firefox 3.9 ou superior. Alternativamente pode ser usado o XULRunner 1.9
Publicidade


Shopping Baixaki