Mandriva Linux One 2010.2

Mandriva Linux One

2010.2
  • Gratuito
  • 680,00 MB
  • Para Linux Gnome
  • Atualizado em 23/12/2010
  • Mandriva
Clique para baixar Mandriva Linux One Clique para Baixar

Versão 2010 de uma das melhores distribuições de Linux disponíveis, com recursos gráficos de última geração

Por Felipe Gugelmin

O Linux é um sistema operacional que ganha cada vez mais espaço, tanto pelo crescimento no número de softwares disponíveis quanto pela facilidade que apresenta para quem já está acostumado a utilizar alguma versão do Windows. O Mandriva Linux One é a mais nova versão desta que é uma das distribuições mais populares do sistema operacional.

Assim como a versão 2009, o pacote baixado acompanha somente softwares que possuem licença de uso livre. Ou seja, não é preciso se preocupar com nenhum tipo de restrição ou obrigatoriedade de pagamento para continuar utilizando os programas disponíveis junto à distribuição.

A versão One do Madriva 2010 acompanha somente os softwares básicos, como navegador de internet e um editor simples de texto. Embora possa desagradar quem procura uma experiência mais completa, essa opção se mostra mais prática por resultar em uma imagem ISO pequena, que pode ser gravada em um CD comum.

Como instalar

Antes de instalar o Mandriva no computador é preciso gravar a imagem baixada em um disco qualquer, para só então executar o instalador do sistema operacional. Um modo alternativo é rodar o sistema a partir de um dispositivo móvel, como um pendrive. Para isso, confira o artigo “Transforme seu pendrive em um sistema operacional totalmente funcional e móvel!”.

O primeiro passo necessário é definir o disco rígido no qual o Mandriva deve ser instalado. É possível criar uma partição exclusiva para o sistema operacional ou simplesmente utilizar o espaço livre disponível (selecionando a opção “Use Free Space”), caso recomendado somente se você possuir um HD exclusivo para o Linux.

Depois de selecionar o espaço que deve ser utilizado, o Mandriva faz uma análise rápida do hardware do computador para detectar quais softwares devem ser instalados. Esta é uma característica única da distribuição, e se mostra muito útil ao evitar que o usuário instale programas incompatíveis com as características do computador utilizado.

Assim que o processo de instalação terminar (o que pode levar um bom tempo, portanto certifique-se de ter uma revista ou livro por perto) é preciso definir a forma como o sistema operacional dá boot no computador. Recomendamos não mudar nenhuma das configurações, já que isso pode representar problemas na hora de iniciar o Madriva.

Depois de todo esse processo, ainda falta uma etapa importante. Notou que em nenhum momento a instalação pediu a criação de um nome de usuário e senha? Pois é justamente isso que você deve fazer agora. Em seguida, surge a opção de responder algumas perguntas dos desenvolvedores e registrar o sistema operacional – caso deseje, é possível pular esta etapa e partir para o uso do Mandriva sem problema algum.


Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Mandriva Linux One e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Assim como as versões anteriores, o Mandriva continua sendo uma das melhores opções tanto para quem é novato no Linux quanto para quem já tem alguma experiência com o sistema operacional.

O principal destaque da distribuição é o detector automático de hardware, que impede a instalação desnecessária de aplicações que não funcionam de maneira correta no computador utilizado. Isso sem contar com a facilidade de uso e a interface atrativa, que mantém a qualidade encontrada nas versões anteriores do Mandriva.

ImportantePrós
  • Interface atrativa
  • Fácil de utilizar mesmo para usuários novatos
  • Sistema que detecta softwares compatíveis com o computador

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Execute01 Execute01
    em 19/10/2011 às 01:48h
    versão: 2010.2 4

    Ele tem um visual muito bonito é tem um bom número de aplicativos depois de baixado do repositório easyurpmi, porém ele tem uns bug, alguns quando mudava umas configurações da aparência, não estavam mais quando reiniciava o pc! Na minha opinião O openSUSE acaba sendo melhor por ser mais estável além disso tem o Yast que é ótimo para configurar o sistema, pelo que eu percebi! o openSUSE e o Mandriva são os melhores que usam grficos KDE!

  • Antonio Rodrigo Oliveira Antonio Rodrigo Oliveira
    em 1/7/2011 às 10:16h
    versão: 2010.2 5

    É isso mesmo que você leu no título, concordo com os que disseram que "continuam cegamente com o windows". Eu acho que deveriam experimentar o linux e provar que realmente é melhor que o windows. Não corre perigo com vírus. (usei o meu por 2 anos e nunca pegou virus). é muito difícil hackeá-lo(os comandos são diferentes do windows). E o visual dele é maravilhoso, principalmente quando vc tem instalado um mandriva linux com kde. Ta aí minha opinião.

  • ABC ABC
    em 25/6/2011 às 23:20h
    versão: 2010.2 5

    O melhor, é muito fácil de usar e é muito bonito (principalmente versão com kde)! baixem já!

  • Giovanni Sponhardi Giovanni Sponhardi
    em 20/5/2011 às 18:49h
    versão: 2010.2 5

    Cara instalei ele em uma maquina virtual la no tranpo Tem que ter uma máquina nervosa para rodar esse Mandriva, mais as funcionalidades dele rala UBUNTU e WIN X facil facil

  • Adauto Gomes Adauto Gomes
    em 2/2/2011 às 15:47h
    versão: 2010.2 3

    O Mandriva é uma das distribuições mais populares, porém infelizmente não consegui terminar o processo de instalação porque o computador desliga sozinho devido algum tipo de conflito de hardware... infelizmente. Talvez nas próximas versões o problema já esteja corrigido.

  • paulo paulo
    em 11/1/2011 às 10:54h
    versão: 2010.2 5

    Muito bom. Eu uso o ubuntu e o mandriva. O mandriva é bem melhor que o ubuntu, principalmente para usar em notebook. O único problema é a conexão com a internet sem fio. Cai toda hora, quando conecta, conecta baixo. Vc tem que usar o notebook ao lado do roteador. Tomara que arrumem esse problema da internet sem fio. Isso ocorre em todos os linux.

  • Gabriel Gugik Gabriel Gugik
    em 5/1/2011 às 23:33h
    versão: 2010.2 5

    O pessoal realmente caprichou no Mandriva 2010.2, muito leve, mesmo rodando em um netbook. Muito fácil de configurar, principalmente pela existência do painel de controle. Está melhor que o Ubuntu.

  • Jhonnatta Soares Brasao Jhonnatta Soares Brasao
    em 24/12/2010 às 00:52h
    versão: 2010.2 5

    Cara! Se vc está em dúvida qual distro usar, pare aqui! É ESPETACULAR ESSA DISTRO! Muito bonito, customizável ao extremo, estável(pelo menor no meu PC é!). Se vc tem boa conexão baixe a versão free que já vem com os codecs e com o ambiente gnome, mas se não baixe este mesmo e complete depois...meus irmãos e eu achamos ele mais bonito que o win7 e o ubuntu...estou impressionado!

  • Paulo Cesar Paulo Cesar
    em 14/9/2010 às 16:12h
    versão: 2010 5

    A versão 2010.1 está de parbéns, desde a versão 2010.0 a distribuição da Mandriva vem reconhecendo de primeira muitas placas problemáticas, como a maioria dos notebooks e alguns desktops por aqui. Dessa vez apenas a Mandriva (e a única a rodar 100%) em placas SiS, e tem na versão One suporte para muitas placas Via e Trident. Redes sem fio da Intel, Broadcom, Realtek também está se dando bem com Mandriva. E mais, o painel de controle e o ambiente KDE (há outros) é muito prático de usar.

  • Raimundo Raimundo
    em 8/7/2010 às 12:22h
    versão: 2010 5

    Já uso o ubuntu em dual boot com windows vista. já usei também o linux mint, que é excelente, mas é baseado no ubuntu - quase igual, optei em continuar com o ubuntu. estou agora testando esta versão do mandriva.Fiquei surpreso com o visual: bonito, completo, claro e literamente brilhante, cores vivas,lindo, sensacional!!! estou pensando seriamente em usá-lo em lugar do ubuntu em dual boot. fica aqui uma pergunta para reflexão: por que alguns ainda preferem usar cegamente o windows - as vezes windows pirata e não uma distr. Linux? seria por ignorancia - falta de conhecimento da qualidade do linux?. em tempo: embora eu tenha o windows com licença instalado, prefiro sempre utilizar o linux.

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.109 segundos)