Poseidon Linux 5.0

Poseidon Linux

5.0 Em Português

Distribuição Linux baseada na última versão do Ubuntu e dedicada aos cientistas e universitários



O Linux é um dos sistemas operacionais que mais tem distribuições espalhadas pelo mundo. Essa família acaba de aumentar e agora conta com uma distribuição dedicada aos cientistas brasileiros, a Poseidon Linux. A ideia principal do novo sistema é reunir as principais ferramentas científicas e facilitar a vida dos usuários.

Poseidon Linux conta com uma interface amigável e muito bonita, cheia de efeitos e aplicativos. A distribuição foi desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande e é voltada para o uso acadêmico e científico.

Características e aplicações presentes

Disponível na versão de 32 bits (breve será lançada a versão 64 bits), o Poseidon Linux é baseado no Ubuntu 10.04 LTS, com kernel 2.6.32 e tem como ambiente gráfico padrão o GNOME 2.30.

Imagem do SO

A distribuição possui diversos aplicativos voltados para a área de geoprocessamento, tais como SPRING, GMT, PROJ, QGIS e Terraview. A visualização e modelagem de objetos 2D, 3D e 4D também é possível, com as ferraemntas OpenDX e Vis5D.

A versão mais recente do Poseidon Linux traz novos aplicativos como LibreOffice 3.3.2, Nevernote, Dropbox, RSSOwl e Eclipse. Diversas outras áreas também são contempladas pela distro, como química, bando de dados, editoração científica, computação gráfica, desenvolvimento e astronomia.

Uma lista completa de todas as ferramentas presentes no Poseidon Linux pode ser encontrada no site do desenvolvedor (em português). O sistema não possui custo nenhum e pode ser usado sem problemas em computadores com as mais diversas configurações.

Imagens do Poseidon Linux

Imagem do SO


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Gonzo Gnufoss Gonzo Gnufoss   em 8/8/2011 - versão: 4.0

    O Poseidon está na sua versão 4.0 e gente na universidade usa ela desde a 2.0 direto. As anteriores (1.5, 1.3 e 1.2 foram mais usadas pela equipe de desenvolvimento e parceiros). Tem muitos programas de uso acadêmico muito legais e uteis. Recomendo! Vejam eles no Distrowatch, Linuxfreedom, Wikipedia e outros sites relativos a Linux.

Ver todos os comentários »