*

Stellarium 0.12.4

Stellarium

0.12.4
  • Em Português
  • Gratuito
  • 67,80 MB
  • Para Linux X11
  • Atualizado em 30/9/2013
  • Fabien Chéreau
  • Baixar
    Gratuito

Observe estrelas a apartir de diversas partes do mundo, com precisão de detalhes, sem sair de casa

Publicidade

Stellarium é um software livre que renderiza o céu em tempo real usando tecnologia OpenGL. Com ele você pode observar as estrelas com você faz a olho nu, com binóculos ou telescópio.

Céu

O Stellarium lhe permite visualizar mais de 120.000 estrelas retiradas do catálogo de Hipparcos com nomes e informações, exibição de planetas e maiores satélites em tempo real (precisão em efeitos como eclipse ou transição).
Visualize o céu e suas estrelas.
E ainda o desenho de 88 constelações, seus nomes e figuras mitológicas delas, exibição de texturas em mais de 70 nebulas (Orion, M31, etc.), Via-Láctea realista, brilho das estrelas cadentes e muito mais!

Viaje no tempo!

O Stellarium disponibiliza uma ferramenta de controle de tempo muito interessante na qual os astros seguem com suas movimentações normais e você pode aumentar ou diminuir essa velocidade. E o mais legal, você ainda pode fazer com que o tempo volte.

Com apenas um clique as estrelas começam a "retroceder" em seus movimentos de translação e rotação. Por exemplo, você pode visualizar a disposição das estrelas no dia do seu nascimento.

Navegação

O Stellarium provê uma navegação suave e intuitiva em tempo real, com uma barra de ferramentas auto-explicativa, zoom poderoso para ver planetas e nebulas pelo telescópio virtual, modos de montagem equatorial e altazimutal, estrelas, planetas e nebulas clicáveis com informações, modo de projeção completo em 180º, interface de texto para usuários avançados e muitas outras.

Você possui ainda muitas opções de cidades para servirem de ponto de observação, dentre elas algumas brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belém.

Controles Básicos

Desvende as constelações.Olhe ao redor simplesmente arrastando com o mouse ou movendo o cursor para os cantos da janela. Outra opção é usar as setas de direção do teclado. Você pode controlar o tempo (avançar, retroceder ou retornar ao presente) nos botões situados no canto direito inferior da tela ou pelas teclas J, K e L.

Há ainda uma interface de texto para usuários avançados, ideal para projeção em planetários pela praticidade. Use o botão esquerdo do mouse para selecionar um objeto, o direito para retirar a seleção e o botão do meio ou a barra de espaço para centralizar o objeto.

O zoom em planetas ou nebulosas é muito interessante, experimente! Ele é controlado pelas teclas Page Up e Page Down ou pelo scroll (rolagem) do mouse. Caso você precise de ajuda consulte o ícone correspondente ou aperte a tecla H.

Dica:

Esse programa roda inicialmente em tela cheia, o que dificulta um pouco se quisermos fazer uma busca para obter, por exemplo, as coordenadas de uma determinada estrela. Uma opção é editar o arquivo de configuração do programa, localizado a partir do seu diretório principal em “.stellarium/config,ini” e mude no campo “fullscreen = true” por “fullscreen = false”.

Já que você está com o arquivo de configurações em mãos, se quiser se arriscar e mudar mais alguma configuração fique a vontade, não é difícil.

INstalação

A instalação deste aplicativo para a distribuição Ubuntu e suas derivadas, que possuem o instalador de pacotes GDebi, é muito simples. Basta dar um duplo-clique no pacote e a instalação começa.

Para as demais distribuições pode-se compilar o código-fonte. Para este procedimento, baixe o arquivo fonte e descompacte-o. Para descompactá-lo basta clicar com o botão direito, abrir com o compactador de arquivos e clicar em extrair. Agora entre pelo terminal na pasta criada:

$ cd stellarium-XXX

Para compilar o programa, o programa cmake deve estar instalado. Ele pode ser adquirido pela biblioteca cmake. Caso essa ou mais alguma dependência esteja faltando em seu computador e você possua o programa APT, instale as dependências necessárias com o comando:

$ sudo apt-get install nome_da_dependência
Observe estrelas, planetas e cometas.

Agora compile o programa:

$ cmake .

$ make


Depois entre na pasta:

$ cd ./src/stellarium

Digite o comando abaixo para fazer a instalação e esteja pronto para desbravar o universo no conforto da sua casa.

$ sudo make install




Nossa Opinião

Nossa Opini�o Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Stellarium e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Excelente opção para quem gosta de astronomia, de ficar observando estrelas deitado na grama, para quem assistia Cavaleiros do Zodíaco ou para um curioso qualquer que gostaria de conhecer mais sobre as estrelas, planetas e cometas que nos rodeam. E o melhor, sem ter que sair de casa ou gastar dinheiro com telescópios.

Apenas um fato dificulta a visualização, astros estão sempre em movimento e quando tentamos nos aproximar para uma melhor resolução, ele fica muito rápido na tela e temos que ficar “perseguindo-o” com o mouse. Mas tirando esse detalhe os desenvolvedores estão de parabéns.

Comentários (0)

Ver todos os comentários
  • oootaku oootaku
    em 19/12/2010 ás 19:18h
    versão: 0.10.6 5

    Recomendo... Sem dúvida é o melhor de todos. Você pode também colocar sua posição no globo "latitude, longitude e altura" para naquele exato momento você ter uma visão real do que se passa. Um problema está na descrição dele acima. Pois afirma que ele tem controle de tempo "podendo parar tudo" e nas considerações finais afirma que é o fato de estar sempre em movimento dificulta a visualização. era só apertar no botão de parar!!!. Outro problema é que ele não vem com 120.000 (cento e vinte mil) estrelas como afirmado acima. na verdade ele vem com 600.000 (seiscentas mil) estrelas e é expansível para 120.000.000 (cento e vinte milhões)

  • Wlad Wlad
    em 27/10/2010 ás 15:51h
    versão: 0.10.5 5

    "Apenas um fato dificulta a visualização, astros estão sempre em movimento e quando tentamos nos aproximar para uma melhor resolução, ele fica muito rápido na tela e temos que ficar perseguindo-o com o mouse". Basta selecionar o astro e clicar em centralizar que o Stellarium o trava de modo que voce possa ve-lo.

Ver todos os comentários:

Programas Recomendados »

Publicidade


Shopping Baixaki