Swi-Prolog 6.6.1

Swi-Prolog

6.6.1

Ótimo interpretador para a linguagem de programação Prolog



Swi-Prolog é um interpretador para a linguagem de programação Prolog, executando em modo texto, através de comandos no terminal do sistema.

A linguagem Prolog

Em boa parte dos cursos superiores de Ciência da Computação, a linguagem Prolog é utilizada como aprendizado do paradigma lógico de programação. Suas principais características são:

 

  • Abstração da memória: não é necessário conhecer o estado real de como a memória é organizada na arquitetura do computador;

  • Uso de backtracking: sempre que o fluxo de execução atual falha, o Prolog testa caminhos alternativos, na procura de um que funcione;
  • Instanciação definitiva de variáveis: o valor de uma variável nunca pode ser alterado. Em outras palavras, uma vez instanciada, a variável não pode ter seu valor mudado durante a execução do programa;

  • Linguagens interpretada: Prolog não é uma linguagem compilada, como C ou Pascal, mas sim interpretada, através de um prompt de comandos.


Utilizaçao do Swi-Prolog

A princípio, o Swi-Prolog funciona somente em modo texto, através de terminal de comandos. Para chamar o programa, digite a seguinte linha:

$ swipl

Deste momento em diante, o terminal irá se tornar um prompt interativo de comandos. O exemplo abaixo demonstra o código necessário para carregar o arquivo “teste.pl” no Swi-Prolog:

?- [teste.pl].

Para mais informações sobre os comandos do Swi-Prolog, consulte seu manual($ man swipl) ou sua página oficial.

Procedimentos de instalação:

Para o Ubuntu e as distribuições baseadas em RPM, é possível baixar o pacote correspondente e instalá-lo em seu computador através de um duplo-clique. Nas demais distribuições, é necessário compilar o código fonte ou converter o pacote com o Alien.

Nossa opinião sobre o Swi-Prolog:

Para os usuários que estão acostumados em programar em linguagens como C e C++, o aprendizado do Prolog é interessante por ser um modo diferente de escrever programas. Além disso, o Swi-Prolog é um ótimo interpretador para esta linguagem, portanto recomendado para programadores.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • FERNANDO FERNANDO   em 8/11/2011 - versão: 5.10.5

    Meu professor de Lógica me recomendou. É muito bom para aprender mais.

Ver todos os comentários »