Ubuntu - Guia do Iniciante 2.0

Ubuntu - Guia do Iniciante

2.0 Em Português

Ubuntu é uma das distribuições do Linux mais fáceis de usar, e ficará ainda mais fácil com este livro



Não é segredo que um dos motivos pelos quais poucas pessoas usam o Linux é a dificuldade em sua utilização, além da necessidade de o usuário reaprender diversos conceitos já consagrados no sistema Windows.

A distribuição Ubuntu do Linux vem conquistando desde usuários que nunca mexeram em computador até os “macacacos velhos” do Windows, principalmente pela sua facilidade de uso e a presença de diversas ferramentas integradas, como a Central de Downloads.

Porém, poucas pessoas conseguem tanto controle sobre o sistema como têm com o Windows, já que o sistema da Microsoft exibe a maioria das funções configuráveis em janelas amigáveis e intuitivas.

Isso não significa que o Windows possibilita um maior controle do usuário sobre o que ele faz. Na realidade o que ocorre é o oposto: o Windows é um sistema completamente fechado, que nega diversos tipos de controle ao usuário, com o argumento de que sua alteração pode deixá-lo instável.

Ubuntu

Essa atitude pode ser considerada ruim ou boa, dependendo do tipo de usuário.

No Linux, entretanto, o usuário com mais experiência possui muito mais controle sobre o sistema, se comparado ao Windows. Por isso, a equipe do blog “Orgulho Geek” preparou este livro.

Depois de ler este guia, seus conhecimentos sobre o Ubuntu serão suficientes para fazer desde a instalação do sistema, instalação de pacotes, até dicas de virtualização, para o momento em que você sentir que possui conhecimento suficiente.

Se você simplesmente não consegue acreditar que o Linux pode ser entendido facilmente, e muito menos um livro sobre o assunto, é só passar os olhos pelo índice.

O primeiro passo dos autores foi explicar o aprendizado e adaptação ao sistema, bem como conceitos básico como a definição de Linux, onde conseguir uma cópia do Ubuntu, além de explicações detalhadas de todos os elementos e menus mostrados na Área de Trabalho.

Em seguida, é explicada a instalação do sistema, com todos os detalhes necessários, como a definição das partições e até a reinstalação do sistema, quando necessário.

Os capítulos seguintes demonstram funções como personalizar o visual, instalar codecs de áudio e vídeo, dicas de aplicativos (incluindo alternativas para os programas mais conhecidos do Windows, como o Windows Live Messenger), finalizando com dicas sobre a virtualização do sistema.

Imagens do Ubuntu - Guia do Iniciante

Capa do livro Conhecendo a Área de Trabalho Conhecendo o Synaptic
Prós
  • Boa didática
  • Linguagem acessível
  • Lições objetivas

Nossa opinião sobre o Ubuntu - Guia do Iniciante:

Assim como o próprio Ubuntu, o livro possui linguagem acessível e de fácil entendimento, que é uma característica proposital, segundo os próprios autores.

Afinal, o Ubuntu foi criado com o foco voltado para todo tipo de usuário, desde o iniciante até aquele que usa o Linux desde antes da criação de interfaces gráficas.

Sendo assim, nada mais justo do que produzir um livro igualmente fácil e com didática voltada à rápida absorção dos conhecimentos expostos.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • André Cavati Kiepert André Cavati Kiepert   em 10/8/2013 - versão: 2.0

    Ótima iniciativa, meus parabéns!

  • Leonardo Ramos Alves Leonardo Ramos Alves   em 11/9/2012 - versão:

    eu sempre usei o windows e agora estou com o windows 8, e resolvi testar um SO novo, e nao sei muita coisa do linux Ubuntu, e esse livro me ajudou muito!!! recomendo a todos!!!!

  • Eduardo Eduardo   em 20/1/2012 - versão:

    Para que tem medo só de ouvir a palavra Linux essa leitura mostra que o Ubuntu está longe de ser o "Bicho-Papão" que tantos acreditam.

  • Lead Parker Lead Parker   em 15/10/2011 - versão:

    Pensei que ia ensinar coisas mais fortes, li todo esse manual e só achei comandos mais do que básicos

  • Ewerton Ewerton   em 8/3/2011 - versão:

    Recomendo para todos!!!!

  • luciano luciano   em 4/12/2010 - versão:

    Podem baixar, eu recomendo

  • gibaquino gibaquino   em 16/11/2010 - versão:

    Excelente. A linguagem é bem simples, o conteúdo é prático e é recomendado para novatos e para veteranos (!). Isso mesmo, quem for ensinar outra pessoa pode simplesmente indicar a leitura deste "manual" fantástico.

  • Redstormwind Redstormwind   em 14/11/2010 - versão:

    Este livro ensina tudo de forma fácil e prática tudo o que um iniciante deve saber, principalmente na parte dos codecs de áudio e vídeo, que geralmente trazem dificuldades para usuários de Windows. Há também os codecs proprietários de DVD. Este codec chama-se libdvdcss2. Os nomes dos pacotes são libdvdnav e libdvddread, que podem ser instalados através do Synaptic, da Central de Programas, ou pelo Terminal: sudo apt-get install (nome do pacote).

  • Jander Batista Jander Batista   em 18/10/2010 - versão:

    Este livro é muito bom, principalmente quem é iniciante no mundo linux/Ubuntu a minha nota é 10 ! JB

  • genioso genioso   em 17/10/2010 - versão:

    Quando eu iniciei no Ubuntu pela versão 9.10 aínda não havia um guia como esse; que só passou a existir após lançarem a versão 10.4 do sistema. Eu tive que aprender na raça!. Experimentando; fuçando e consultando fóruns pela internet. Com um guia como esse os recém-chegados do Windows no Ubuntu não passarão tanto terror como eu passeí!. rsrsrs... = ) .

Ver todos os comentários »