Ubuntu 13.10 Saucy Salamander

Ubuntu

13.10 Saucy Salamander
  • Em Português
  • Gratuito
  • 883,00 MB
  • Para Linux X11/Gnome/Unity
  • Sistema 32 bitsSistema 64 bits
  • Atualizado em 17/10/2013
  • Canonical
Clique para baixar Ubuntu Clique para Baixar

Com lentes inteligentes, está no ar a nova versão do Linux mais famoso do mundo

Por Felipe Arruda

Ubuntu é uma das distribuições de Linux mais famosas do mundo, que apresenta lançamentos semestrais para seus usuários. Conquistando um número cada vez maior de máquinas, o sistema promete mais integração com a web, uma interface amigável e soluções simples para a instalação e remoção de aplicativos.

A cada seis meses um novo Ubuntu sai for forno com novidades técnicas e de usabilidade. O sistema oferece o Dash, botão a partir do qual se acessa qualquer parte da distribuição, realiza-se buscas na internet e também no disco em que ela está instalada.

Podendo ser instalado a partir de um pendrive, o Ubuntu oferece recursos completos e inteligentes para quem busca uma alternativa gratuita, open source e funcional tanto ao Windows e ao Mac OS quanto às demais distribuições de Linux existentes no mercado.

Ubuntu

Instalador inteligente

A instalação do Ubuntu acontece de forma descomplicada por meio de um instalador totalmente intuitivo. É só iniciá-lo e seguir as instruções indicadas na tela, que podem vir em português ou em qualquer um das dezenas de idiomas presentes no sistema. Configuração de teclado, plugins de terceiros, repartição e tudo mais, é bem simples.

Smart Scopes

Finalmente, o Ubuntu 13.10 trouxe por padrão as Smart Scopes, as lentes inteligentes do Dash do sistema. A controvérsia novidade do sistema, acusada de fornecer dados pesquisados pelos usuários à Amazon, chega com a pinta de dar ainda mais integração do desktop com a web e também de tornar mais prática a realização de buscas.

Ubuntu

Agora, ao pressionar o botão do Dash, você pode fazer pesquisas em dezenas de sites, como Facebook, Picasa, YouTube, Vimeo, Wikipédia, Amazon, SoundCloud, Canal do Tempo, Google News, Flickr e IMDB. Os resultados também podem mostrar resultados de arquivos e diretórios do sistema (função já existente anteriormente) e favoritos dos navegadores Firefox e Chromium.

O serviço é “inteligente” pois, segundo os desenvolvedores, pode “aprender” a forma como é utilizado conforme isso acontece, dando mais destaques para os resultados mais relevantes. Além disso, é possível desabilitar as lentes (cada serviço em que algo é pesquisado) para usar somente os que você realmente deseja.

Visual retocado

Como é de praxe a cada nova versão, o Ubuntu Saucy Salamander trouxe alguns retoques visuais. O mais notável deles também está no Dash, que ganha um ar mais sóbrio e tem a sua função de filtragem ampliada para trabalhar de forma integrada às Smart Scopes, que são de fato as grandes novidades do sistema.

Ubuntu

Mais novidades

Agora, você pode criar uma nova conta no Ubuntu One, ou fazer login em uma já existente, durante a configuração da instalação, dando mais praticidade a isso tudo. Você coloca ali seus dados de login, ou faz um novo registro, e pronto: após a instalação, sua conta estará conectada e seus arquivos da nuvem serão sincronizados com o desktop.

Outra novidade é a presença de um ícone de configuração do teclado na barra superior do Ubuntu, tornando mais acessível este setor do sistema. Programas atualizados e o Unity 7, mais fluido e preciso, também são algumas das demais novidades presentes na nova versão desta distribuição.


ImportantePrós
  • Software livre
  • Mais rápido
  • Sistema ficou mais elegante
ImportanteContras
  • Lentes inteligentes exibem resultados de forma confusa, especialmente no início

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • samuel samuel
    em 27/3/2014 às 15:00h
    versão: 13.10 Saucy Salamander 5

    não uso essa versão,porém uso a versão 12.04 LTS com o gerenciador de janelas lxde que é tão leve que nem usa memória swap(só memória ram que usa menos de 200mb),e com o outros gerenciadores de janelas mais leves como openbox usou menos 50mb de memória, sou iniciante em linux e estou gostando muito da simplicidade,velocidade e rapidez do sistema,pena que tem muita gente ignorante que fala mal do linux sem antes testá-lo(mas é assim o brasileiro a maioria é um maria vai com as outras e não sabe testar primeiro para dar uma opinião de si mesmo)e eu não considero técnico quem fala mal de um software sem conhecê-lo,voltando ao assunto,realmente é 10 vezes mais leve que o windows xp(e as outras versões do windows)e quem quiser usar programas de windows no linux(se caso precisar) eu recomendo o wine e quem ainda nunca usou o ubuntu não sabe o que está perdendo,nota 10,recomendado!!!!!

  • Tobias Monteiro Tobias Monteiro
    em 15/3/2014 às 23:49h
    versão: 13.10 Saucy Salamander 5

    Ubuntu é um sistema operacional para iniciantes e apaixonados por linux, devido a grande facilidade de uso e sua grande massa de usuários que dão suporte nos forums pela web. Além disso, é apreciável sua compatibilidade com dipositivos. Não é a toa que é a principal representante da plataforma.

  • Jailton Jailton
    em 2/1/2014 às 20:02h
    versão: 13.10 Saucy Salamander 3

    Instalei no meu notebook que é um Core i3 2gb de ram e não gostei porque a central de programas ficava dandos umas travadas, retirei e instalei o kubuntu que até agora não apresentou nenhum um bug.

  • Agnaldo de Souza Agnaldo de Souza
    em 17/12/2013 às 12:24h
    versão: 13.10 Saucy Salamander 2

    instalei em meu notebook cce com 2giga ram e 160 hd achei um pouco pesado. a melhor distro que já testei foi linux mint: levíssimo, interface bonita, meu notebook ficou rápido igual um foguete ! pena não ter jogos iguais ao window$ seria a chance de me livrar dele... a solução foi dual boot window$ 7 e linux mint !

  • Lúcius Marques Lúcius Marques
    em 14/12/2013 às 23:16h
    versão: 13.10 Saucy Salamander 5

    Testei no meu notebook de 1,00ghz e 2gb de ram e não pesou nada so usou 300mb, essa distro e a unica que se desenvolve + rapido,recomendo linux pra quase tudo!. OBS:não tem muitos jogos para linux pela ausência do directx 3d,programa nativo do windows.O linux funciona em OpenGL.

  • alison alison
    em 29/11/2013 às 05:52h
    versão: 13.10 Saucy Salamander 5

    A primeira versão linux voltada para o usuario comum. O Linux não deslanchava por seus criadores só pensarem que as pessoas tinham que saber lidar técnicamente com o sistema operacional. A Canonical, sabiamente, criou um sistem totalmente voltado para o digitador comum, que tem seu trabalho a executar e nao pode perder tempo descobrindo os misterios do O.S. As demais versões linux estão comendo poeira, nao há como negar. Parabéns a Canonical.

  • Marcio Simas Marcio Simas
    em 9/11/2013 às 16:23h
    versão: 13.10 Saucy Salamander 5

    depois que eu conheci o ubuntu, o windows perdeu a graça. o 13.10 então, sem palavras! veio junto na minha instalação os drivers de som, wireless, que eu vinha tendo problemas nas versões anteriores, enfim, completo e pronto pra uso, sem dizer que por ser livre

  • roberson langer de lima roberson langer de lima
    em 17/10/2013 às 18:47h
    versão: 13.10 Saucy Salamander 5

    a cada nova verção o ubuntu fica melhor super melhor.

  • Rômulo PS Rômulo PS
    em 8/10/2013 às 07:49h
    versão: 13.04 Raring Ringtail 1

    Já foi bom um dia,hoje em dia ele exigem muito do computador,tá mais pesado que o windows vista.

  • Guilherme Guilherme
    em 28/8/2013 às 17:05h
    versão: 13.04 Raring Ringtail 5

    Só tem um problema... não to conseguindo tirar aquele comando de voz que fica falando qualquer ação que eu faço no sistema, alguém poderia me explicar como faz esse carinha falando em inglês o tempo todo calar a boca ?

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.063 segundos)