Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn

Ubuntu

14.10 Utopic Unicorn
  • Em Português
  • Gratuito
  • 1,10 GB
  • Para Linux X11/Gnome/Unity
  • Sistema 32 bitsSistema 64 bits
  • Atualizado em 24/10/2014
  • Canonical
  • Baixar
    Gratuito

Com lentes inteligentes, está no ar a nova versão do Linux mais famoso do mundo

Por Felipe Arruda

Ubuntu é uma das distribuições de Linux mais famosas do mundo, que apresenta lançamentos semestrais para seus usuários. Conquistando um número cada vez maior de máquinas, o sistema promete mais integração com a web, uma interface amigável e soluções simples para a instalação e remoção de aplicativos.

A cada seis meses um novo Ubuntu sai for forno com novidades técnicas e de usabilidade. O sistema oferece o Dash, botão a partir do qual se acessa qualquer parte da distribuição, realiza-se buscas na internet e também no disco em que ela está instalada.

Podendo ser instalado a partir de um pendrive, o Ubuntu oferece recursos completos e inteligentes para quem busca uma alternativa gratuita, open source e funcional tanto ao Windows e ao Mac OS quanto às demais distribuições de Linux existentes no mercado.

Ubuntu

Instalador inteligente

A instalação do Ubuntu acontece de forma descomplicada por meio de um instalador totalmente intuitivo. É só iniciá-lo e seguir as instruções indicadas na tela, que podem vir em português ou em qualquer um das dezenas de idiomas presentes no sistema. Configuração de teclado, plugins de terceiros, repartição e tudo mais, é bem simples.

Visual retocado

É normal que alguns ajustes visuais sejam aplicados a cada nova atualização, e dessa vez não foi diferente. O novo Ubuntu tem suporte de longo prazo (ele receberá atualizações até abril de 2019) e trouxe novidades nos detalhes das bordas das imagens, que estão mais retas do que curvas, dando um aspecto bem mais polido e elegante à interface.

Ubuntu

A maioria dos programas-padrão do sistema foi atualizada, aprofundando os retoques gráficos do sistema. Como exemplo, pode-se citar o Rhythmbox (player de música) e o Nautilus (gerenciador de arquivos), cujo visual está ainda mais adequado ao restante do sistema operacional.

Uma ausência sentida já há algumas versões do sistema, o botão que quando clicado exibe a Área de trabalho do sistema está de volta. Ele não aparece por padrão, mas você pode acessar as configurações do programa e marcar para que ele seja exibido na barra do Unity.

Tudo atualizado

Os programas instalados por padrão no sistema vêm, todos, em sua última versão. São eles: Mozilla Firefox (navegador), Thunderbird (cliente de email), LibreOffice (suíte de aplicativos para escritório), Shotwell (gerenciador de fotografias), Rhythmbox (player de música) e Empathy (mensageiro instantâneo).

Novos webapps

Os já tradicionais webapps, aplicações que você instala no sistema para acessar páginas da web mais rapidamente e como se elas fossem um programa independente dentro do sistema, tiveram uma alteração fundamental em seu comportamento. Agora, em vez de usarem o seu navegador-padrão, elas usam uma plataforma independente.

Smart Scopes

O Ubuntu conta agora com as Smart Scopes, as lentes inteligentes do Dash do sistema. A controvérsa novidade do sistema, acusada de fornecer dados pesquisados pelos usuários a lojas como a Amazon, chega com a pinta de dar ainda mais integração do desktop com a web e também de tornar mais prática a realização de buscas.

Ubuntu

Agora, ao pressionar o botão do Dash, você pode fazer pesquisas em dezenas de sites, como Facebook, Picasa, YouTube, Vimeo, Wikipédia, Amazon, SoundCloud, Canal do Tempo, Google News, Flickr e IMDB. Os resultados também podem mostrar resultados de arquivos e diretórios do sistema (função já existente anteriormente) e favoritos dos navegadores Firefox e Chromium.

O serviço é “inteligente” pois, segundo os desenvolvedores, pode “aprender” a forma como é utilizado conforme isso acontece, dando mais destaques para os resultados mais relevantes. Além disso, é possível desabilitar as lentes (cada serviço em que algo é pesquisado) para usar somente os que você realmente deseja.




ImportantePrós
  • Software livre
  • Mais rápido
  • Sistema ficou mais elegante
ImportanteContras
  • Lentes inteligentes exibem resultados de forma confusa, especialmente no início

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • João João
    em 12/11/2014 às 03:22h
    versão: 14.10 Utopic Unicorn 5

    Esta distro está realmente espetacular. Extremamente estável e amigável, muito fácil de usar e instalar. Recomendo veementemente.

  • Hugo Lioy Hugo Lioy
    em 27/8/2014 às 13:28h
    versão: 14.04.1 LTS 5

    Nunca comentei nenhum programa, mas esse aqui vale a pena, otima distro,otimo formato de arquivos ext4, e não prescisa da metade de programas que a porcaria do windows precisa, como desfragmentador de arquivos,registro,,limpador de arquivos registros etc.. facil de usar muito simples mesmo....estavel...o cara diz que é pesado???,,,rodo num dell de 2005,tenho 2G de memoria..tenho um hd de 1TB deixei 80G para instalação..o mais incrivel tenho tudo que preciso e ele so usou 4,5G vejo todos meus arquivos da faculdade,os videos,programas.. e tudo mais...vem completo,,acho bem dificil alguem se arrepender pela troca de distro...muito superior mesmo a qualquer windows....Simplesmente Otimo!!!

  • João João
    em 21/8/2014 às 02:19h
    versão: 14.04.1 LTS 5

    Sistema Operacional verdadeiramente bom. Ao meu ver, os únicos motivos do Ubuntu não ser o sistema mais usado no mundo é o medo que as pessoas tem de mudança e o fato de muitos serem facilmente manipulados ou desprovidos de opinião própria, tipo, "Eu uso W porque todo mundo usa W". Não é a toa que a mídia forma a opinião de tanta gente até hoje...

  • Daiane P. Arruda Daiane P. Arruda
    em 17/8/2014 às 15:06h
    versão: 14.04.1 LTS 5

    Sistema limpo, super leve e sem frescura! Reconheceu minha wifi de imediato (o que o Win7 não conseguia). Super recomendado.

  • Aline Andr Aline Andr
    em 12/7/2014 às 17:45h
    versão: 14.04 LTS 1

    depois de instalado, não ofereceu opção de alterar dimensões do monitor, no sites de tutoriais, é tudo confuso, só que programa em linux consegue utilizar esse sistema, não é bom para usuário final.

  • Jefferson Alifer JA Jefferson Alifer JA
    em 23/5/2014 às 00:03h
    versão: 14.04 LTS 5

    Melhor opção para quem quer está tendo contato com Linux pela 1 vez. Uso a dois anos e vejo cada vez mais este sistema ficar melhor.

  • Alison Alison
    em 21/5/2014 às 10:12h
    versão: 14.04 LTS 5

    Essa versão ficou ainda melhor. Testei e gostei. Rápida, sem gargalos. Os flash funcionam muito assim que instalados, bem como os codecs. Bem funcional. Windows nunca mais. Canonical sempre chegando na frente.

  • cicero cicero
    em 18/5/2014 às 21:50h
    versão: 14.04 LTS 5

    Nota 10. Sistema muito estável. Bom que não pega vírus, igual Windows. Recomendo...

  • roberson langer de lima roberson langer de lima
    em 8/5/2014 às 12:18h
    versão: 14.04 LTS 5

    recomendo de mais melhor verção do ubuntu ate agora super facil de mecher e estavel. lts é bom de mais ubuntu e tudo

  • samuel samuel
    em 7/5/2014 às 14:01h
    versão: 14.04 LTS 1

    eu tentei me acostumar com ubuntu um tempinho atrás mas não consegui e tirei a conclusão que tem algumas versões de linux que são mais pesadas que windows um exemplo é o ubuntu pois o ubuntu usa mais memória que o windows xp(já fiz a comparação e sei do que estou falando),além de ser mais pesado graficamente que o vista(o vista roda mto bem na minha máquina mas o ubuntu não),achei mais lento que o windows,por causa desse unity além da instalação ser mto demorada e eu tive muita dificuldade e demorei mais tempo pra achar e instalar um programa específico

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.320 segundos)