Visual Boy Advance 1.7.2

Visual Boy Advance

1.7.2 Em Português

Um dos mais populares emuladores para GameBoy, GameBoy Advance, Super GameBoy e GameBoy Color


REQUERIMENTOS

Conhecido como VBA, este emulador é um dos mais populares para GameBoy, Super GameBoy, GameBoy Color e GameBoy Advance.

Com a possibilidade de ser executado tanto por linha de comando quanto por interface gráfica, o VisualBoy Advance é um software cheio de recursos para aqueles que querem relembrar seus momentos de GameBoy, agora no computador.

Recursos e facilidades

Este emulador possui configurações de som e volume, suporte a joystick, diretórios configuráveis para ROMs, arquivos de estados salvos e imagens, e dez posições para salvar estados do jogo. Com estas posições, o jogo pode ser salvo a qualquer momento, através do menu do emulador ou por teclas de atalho.



Controle de FrameskipAinda melhor

O VisualBoy apresenta controle de tamanho de tela, suporte a tela cheia, captura de imagens de jogo, gravação de sons e aplicação de filtros gráficos para melhorar a qualidade de imagem.

Para os apressados, que não conseguem seguir com seu jogo na velocidade normal, o emulador disponibiliza o controle de frameskip. O programa ainda tem suporte a códigos de Gameshark, GameGenie e CodeBreakerAdvance.

Este emulador também possui uma versão para Windows, que pode ser encontrada aqui.

Aviso Importante


Para rodar algum jogo de GameBoy neste emulador, você precisa dos arquivos chamados ROMs. No Brasil, de acordo com a Lei de Programa de Computador nº 9.609/98, que diz respeito à proteção de direitos autorais, a única forma de uma ROM ser legal é quando a pessoa possui o jogo (comprado legalmente) e utiliza a ROM no computador como forma de Backup do jogo original.

Instalação

A instalação deste aplicativo em distribuições que suportam pacotes .DEB ou .RPM é muito simples, basta dar um duplo-clique no pacote e a instalação começa. Para a execução do software a partir do terminal, utilize:

$ vba nome_da_rom

Para a execução do VisualBoy com interface gráfica, utilize:

$ gvba

Se você optar por compilar o programa a partir do código fonte, baixe o arquivo .TAR.GZ e  descompacte-o em uma pasta de sua preferência. Acesse a pasta a partir de um terminal e execute os comandos:

$ ./configure --enable-gtk=2.4

$ make

$ sudo make install


Caso alguma dependência seja pedida durante a instalação e você possua o programa APT, instale as dependências necessárias com o comando:

$ sudo apt-get install nome_da_dependência

- Observação


No sistema operacional Linux, para instalar programas ou editar arquivos e pastas de sistema necessitamos de permissões especiais de usuário. Isso significa que você precisa ter a senha do administrador (root) ou ter permissão para administrar o sistema.

Nossa opinião sobre o Visual Boy Advance:

Não perdendo nem em qualidade de imagem, nem em velocidade, o VisualBoy Advance é fiel ao videogame portátil que emula, possuindo grande compatibilidade. Software simples e fácil, este emulador proporciona muita diversão sem complicação. Todas essas características fazem dele um dos melhores emuladores para a linha de Game Boys.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • BlackGround BlackGround   em 14/11/2012 - versão: 1.7.2

    Dá pra emular os jogos, só não tem como calibrar a velocidade por ser tão leve!

  • Filipe Filipe   em 10/6/2011 - versão: 1.7.2

    eu do 5 estrelas porque ele emulo exelente no meu linux

  • Tak Tak   em 23/11/2009 - versão: 1.7.2

    Apesar de no VBA de windows, conseguir usar game shark, nessa versão pra linux parece que não há suporte para isso, diferente do que foi dito na descrição. Pelo menos eu não consegui...

  • Gustavo Gustavo   em 16/9/2009 - versão: 1.7.2

    Tenho ele no windows e recomendo a todos1!!!!!!!!!!!!!!

  • Dead Dead   em 31/8/2009 - versão: 1.7.2

    Ele consegue emular perfeitamente,o problema é a performace. Não consegue ser tão leve como do windows e dá constantes lag`s nos jogos. Ainda tem muito a melhorar.

  • André André   em 14/1/2009 - versão: 1.7.2

    Eu dou 3 estrelas porque não sei onde está esse game boy! One raio está a pasta?

Ver todos os comentários »