Mozilla Firefox Aurora 35 Alpha 2

Mozilla Firefox Aurora

35 Alpha 2
  • Em Português
  • Gratuito
  • 91,10 MB
  • Para Mac OS X
  • Atualizado em 27/10/2014
  • Mozilla Labs
  • Baixar
    Gratuito

Confira esta versão elegante, estável e dinâmica do navegador da Raposa de Fogo

Por Rodrigo Prada

Não apenas um visual mais elegante foi atribuído a esta versão do Firefox. Em Aurora, uma série de implementações foi feita. Consulte os relatórios de integridade disponibilizados pelo navegador, tenha acesso a sugestões de melhorias relacionadas ao funcionamento do browser, interrompa a execução de plugins quando bem entender e aprimore suas experiências com o protocolo SPDY.

Que tal, ainda, fazer sugestões ao Mozilla? Em sua versão Alpha, manter os desenvolvedores do navegador informados acerca das propriedades do browser ficou ainda mais fácil. E fique tranquilo: apensar de não estar escrito sob sua versão final, o desempenho deste aplicativo é bastante satisfatório.

"Barra Impressionante"

A primiera modificação claramente notada em Firefox Aurora localiza-se em seu campo de endereços: é a bem desenhada “Barra Impressionante”. Agora, conforme você digita, além de autocompletar o endereço em xeque (o que já está presente na versão 16), o navegador dá um toque visual diferente, com um marcador em cor azul.

Mozilla Firefox Aurora 17

Tudo ainda em 3D

Sim: ainda é possível visualizar os elementos de determinadas páginas em 3D. Lançada anteriormente por meio de um complemento chamado “Tilt”, essa opção requer compatibilidade do computador com o WebGL para o funcionamento. A ferramenta é integrada à Inspeção de Página do navegador.

Para ativar essa visualização alternativa, clique com o botão direito do mouse e escolha “Inspecionar elemento”. Em seguida, observe que há uma barra de ferramentas na parte inferior do browser. Nela, clique no botão “3D”. Uma vez ativada, a “inspeção” pode ser controlada pelo mouse, por meio de “clicar e arrastar”, ou por atalhos de teclado.

Relatório de integridade

O serviço de feedback deste robusto navegador ganhou ainda mais corpo. Além de enviar relatórios sobre a forma com que cada usuário se relaciona com o browser, o Aurora disponibiliza uma série de informações acerca da performance do aplicativo. Confira estatísticas, verifique de maneira rápida quais complementos e plugins estão instalados em sua plataforma de acesso à internet através do caminho Aurora>Ajuda>Relatório de Integridade do Aurora.

Sugestões de melhorias

Ao verificar os resultados do Relatório de Integridade, um gráfico de título “Tempo de início por Dia” será também exibido. Mas, afinal, este recurso serve para quê? Se você deseja melhorar o desempenho do seu navegador a partir da análise dos tempos gastos durante a inicialização, clique sobre a opção “Saiba mais...” – link localizado abaixo do gráfico que considera a relação Dias X Tempo (em segundos).

Na página aberta, note que diversos assuntos serão listados. Saiba como desabilitar o compartilhamento de dados e entenda o que são as informações disponibilizadas pelo Relatório de Integridade clicando sobre neste espaço. Mas que tal, também, checar se há formas de melhorar sua experiência com o Mozilla? Ainda na página inicial do Relatório de Integridade do Firefox, selecione a opção “informações detalhadas” – disposta acima do gráfico “Tempo de início por Dia”.

Controle a execução de plugins

Em suas versões anteriores, o Firefox carregava automaticamente plugins escritos em Java, Flash ou Silverlight. É possível, em Aurora, permitir ou barrar o funcionamento desses aplicativos por meio de um comando bastante simples. Note que, ao lado do botão “Voltar”, localizado à esquerda do canto superior do browser, outro pequeno ícone irá aparecer sempre quando um site equipado com plugins for acessado.

Se interromper a execução do plugin é a sua vontade, clique sobre o tal botão e selecione a opção “Bloquear plugin”. É importante destacar que, apesar de prover certa estabilidade durante a navegação, a desativação de determinados plugins pode desativar certos serviços de um endereço ou outro.

Editor de estilos

Que tal testar alterações em tempo real por meio da já conhecida opção Style Editor? Ao abri-la, uma nova janela permitirá a visualização de uma listagem completa dos estilos aplicados; remodele, assim, os elementos que quiser e visualize os efeitos de suas alterações instantaneamente.

Habilite a execução do padrão SPDY

O Aurora também conta com suporte ao SPDY, que é um protocolo desenvolvido pela Google para posteriormente substituir o HTTP. Importante: como padrão, essa função está desativada. Para habilitá-la, digite “about:config” na barra de endereços do navegador e confirme o aviso de segurança. Em seguida, digite “spd” no campo de busca e localize a chave “network.http.spdy.enabled” nos resultados. Então, selecione a entrada e dê um clique duplo do mouse para que o valor passe de “False” para “True”.

CSS, HTML5, WebGL

Este navegador adota o recurso de anti-aliasing para o WebGL; opção capaz de proporcionar aos usuários do browser um desempenho melhorado.buscando. Além disso, uma ferramenta para inspeção de estilos de CSS é caracterísitica do programa. Integração com a API para desenvolver aplicações web em tela cheia e suporte para CSS3 3D são possibilidades paltáveis em Aurora. Você pode, também, obter estatísticas dos vídeos assistidos em HTML5. Isso pode ser feito por meio de um clique com o botão direito do mouse, escolhendo a opção “Show Statistics”.

Mostrar estatísticas

Gerenciamento das extensões

Este navegador conta com uma função que detecta o momento em que novas extensões são adicionadas ao Aurora. Assim, um alerta alerta é emitido; caso algum software deseje instalar algo sem a sua permissão, é possível que você remova o complemento antes que ele seja executado.

Integração ao Twitter

O Aurora possui uma função para efetuar buscas no microblog diretamente pela caixa de pesquisas. É possível buscar por palavras, hashtags (com o caracter # antes da palavra) e usuários (com o uso do @).

Ótima compatibilidade com a web

Caprichando no desempenho do navegador, a Mozilla conseguiu manter a compatibilidade com os principais recursos da web. Assim como os predecessores, sua versão Alpha alcança a pontuação máxima no teste do Acid3.

Teste Acid3

Vale salientar que os principais plug-ins (Adobe Flash, JavaScript, Silverlight e outros) funcionam perfeitamente no Firefox Aurora, o que possibilita a navegação por todos os sites da internet. Quanto às extensões, o funcionamento depende do complemento em questão.




Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Mozilla Firefox Aurora e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Precisamos confessar: durante os nossos testes, nenhum tipo de problema foi notado (a postagem desta análise foi feita, inclusive, por meio da versão Alpha de Aurora). Significa dizer, portanto, que apesar de não estar escrito sob sua formatação final, esta edição do navegador da Mozilla merece certamente destaque. Quando submetido a testes de desempenho face ao Acid3, o browser arrematou a pontuação máxima – algo notável em um software em pleno estado de testes.

Importante dizer que a desatualização de aplicativos causa, por consequência, a incompatibilidade deste software com determinados complementos. Assim, certas limitações podem ser notadas por internautas mais exigentes. Contudo, devemos destacar as providências fornecidas por esta ferramenta por meio da opção Relatório de Integridade – capaz de prover a qualquer usuário um rápido diagnóstico acerca do quão bem o navegador está se comportando.

O visual inaugurado por Aurora é elegante – o que prova, inclusive, a existência de implementações também estéticas no browser. Opções caracterísitcas das versões anteriores do Firefox continuam marcando presença nesta Alpha; alguns deles foram, ainda, melhorados – note-se, por exemplo, as novas ações de Style Editor (cujas alterações em ambiente online podem ser instantaneamente vistas) e a possibilidade de se interromper o funcionamento de plugins.

Mas precisamos fazer, ainda assim, a seguinte recomendação: por estar em versão Alpha, o uso deste programa deve ser feito por quem deseja experimentar as propostas feitas pela Mozilla. Conforme já indicado pela introdução deste texto, nenhum problema fatal foi constatado em Aurora; parece que a versão final deste experimento será tão robusta quanto a de qualquer outro popular navegador atualmente disponível no mercado.

ImportantePrós
  • Exibe um Relatório de Integridade
  • Traz sugestões de melhorias ao software
  • É possível gerenciar a execução de plugins em páginas
  • Mostrou-se estável durante os nossos testes
  • Visual elegante
ImportanteContras
  • Certos aplicativos ainda não são compatíveis com esta versão do browser

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Pedro Pedro
    em 8/3/2012 às 15:19h
    versão: Aurora 1

    Pra MAC! Tem que ser Safari mesmo, nossa este mozilinha pra quem ja foi lider no ramo, ja pode salgar e por no sol pra nao dar bixo. Tentei o chromer mais os travamento sao constantes tambem. Safari ainda domina no MAC.

  • Claudio Floripa Claudio Floripa
    em 14/11/2011 às 18:58h
    versão: 10 4

    Eu acho que já estava na hora de a Mozilla despertar e consertar esse que foi por muito tempo o melhor navegador. E isso parece ter acontecido nessa nova versão Aurora. Baixei só para testar, mas já foi possível perceber que ela tem futuro. Eu nem observo muito o consumo de memória, visto que em quase todos os navegadores de hoje isso é comum; observo, sim, a fluidez na abertura de páginas e/ou guias, que me incomoda bastante. E parece que aqueles incômodos travamentos diminuíram significativamente. Vamos lá, Mozilla, mais um pouco e vocês receberão 10* no meu Acid Particular!

  • Yamato Yamato
    em 14/11/2011 às 15:43h
    versão: 10 5

    E assim caminha o Firefox. Que seja atualizado mais vezes e melhor, cada vez mais aprimorado. É o meu navegador padrão, porém estou esperando as versões finais do 9 e 10 para utilizá-los.

  • videoaulatruco videoaulatruco
    em 29/10/2011 às 14:51h
    versão: Aurora 3

    Noturno muito obrigada por me ter dado o browser dragon e muito legal rapido eu agradeço mas esse firefox 9 ocupa muita memoria mesmo se vç diminui-se eu gostaria muito desse firefox

  • Noturno Noturno
    em 23/10/2011 às 11:05h
    versão: Aurora 3

    caros já usei as versões anteriores do Firefox e realmente esta é a melhor em termos de velocidade já disponibilizada pela Mozilla Labs, porém o consumo de memória ainda continua alto. Meu navegador padrão aqui é o Comodo Dragon e fiz um teste abrindo simultaneamente uma página do facebook, sendo que o Aurora teve consumo de memória em torno na seguinte proporção: firefox.exe = 95.536k plugin-container.exe = 20.472k ( plugin aberto junto o Aurora ) dragon.exe = 89.000 k dragon.exe = 11.000 k Apesar do consumo maior de memória pelo aurora, ele carrega as páginas da Web tão rápido quanto o Comodo Dragon! Se a Mozilla melhorar este consumo de memória pelo Aurora ele será o navegador mais eficiente do mercado!

  • Rodrigo Carvalho Rodrigo Carvalho
    em 8/10/2011 às 20:39h
    versão: Aurora 4

    Excelente, mas ainda poderia ficar mais fácil de Configurar para usuários iniciantes!

  • Rodrigo Rodrigo
    em 26/9/2011 às 15:02h
    versão: Aurora 3

    Esse navegador está um pouco mais rápido que a versão7, mas o consumo de memoria ram está alto ainda espero que na versão9 melhorem isso.

  • AndreGavilan AndreGavilan
    em 23/9/2011 às 12:02h
    versão: Aurora 5

    De todas as versões, essa pra mim caiu como a melhor!

  • Rilke Rilke
    em 17/9/2011 às 17:43h
    versão: Aurora 5

    Os problemas de memória foram notoriamente amenizados. No teste acid3 já fica em 100/100. Certamente o melhor navegador que já usei

  • Bruno Araújo Bruno Araújo
    em 8/9/2011 às 01:06h
    versão: Aurora 5

    muito bom mas rapido do que o chrome,pene que ainda é uma versão beta,e diminuiu muito o consumo de memoria...gostei muito pra mim essa foi a melhor versão!...show de bola!!!

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.297 segundos)