Picasa 3.9.138.202

Picasa

3.9.138.202
  • Em Português
  • Gratuito
  • 45,20 MB
  • Para Mac OS X
  • Atualizado em 10/10/2014
  • williki silva
  • Baixar
    Gratuito

Organize, edite e compartilhe suas fotos em um dos melhores gerenciadores do mercado sem pagar nada por isso

Por Bruna Rasmussen

A plataforma Mac OSX sempre foi muito utilizada por designers, fotógrafos e profissionais de criação em geral. Todos estes prezam bastante pela organização e manipulação de imagens digitais.

Por estes e outros motivos, o iPhoto, gerenciador de fotos da Apple, sempre foi um software que oferece recursos precisos e modernos.

Apesar disso, vale a pena tentar gerenciadores diferentes como o Picasa, do Google. 

Utilizando o Picasa e o Picasa Web, o usuário organiza, edita e faz o upload de suas fotos para a web sem perder muito tempo.

É possível organizar as fotos em pastas, realizar pequenas manipulações e edições e compartilhar as imagens com amigos e familiares. 



Ao instalar o Picasa, o programa escaneia seu Mac em busca de toda e qualquer imagem que possa encontrar no disco rígido. Estas pastas, junto às pastas que você cria, auxiliam na organização das imagens.



Nas pastas, o Picasa mostra um ícone de pré-visualização que auxiliam bastante na hora de procurar por uma determinada imagem ou ver quais estão marcadas como favoritas.

Albuns e pastas: tudo perfeitamente organizado.Pastas

As pastas no Picasa representam as pastas no HD do seu Mac que contém imagens. Portanto, se você alterar o conteúdo de uma pasta no programa, a pasta no disco rídigo também será alterada.

Para não entrar em conflito com o iPhoto, gerenciador de imagens padrão do Mac, o Picasa disponibiliza as imagens do iPhoto como leitura apenas, não sendo possível editá-las ou movê-las.



Álbuns

Diferente das pastas, o usuário pode criar álbuns dentro do Picasa. Por exemplo, você pode criar um álbum chamado Fotos das crianças e nele inserir fotos de várias pastas. 

Além disso, os álbuns não correspondem a pastas do disco rígido portanto, se você deletar determinada foto de um álbum, ela permanecerá na pasta.

O esquema de álbuns funciona basicamente como uma playlist em um tocador de música. Você pode deletar músicas da playlist, mas elas continuam no seu Mac.

Edição

Agora que as suas fotos estão organizadas, você pode começar a editá-las. As ferramentas de edição presentes no Picasa são um pouco mais avançadas que as do iPhoto, entretanto, ainda não se comparam a ferramentas de editores de imagem como o Adobe Photoshop.

Comparacao de uso de filtros com imagem original.

As ferramentas exigem apenas um clique para que sejam melhoradas em termos de luz, balanço de cores ou contraste. É possível também adicionar efeitos como preto e branco, sephia ou saturado.

O usuário tem acesso à paleta de edição dando dois cliques na imagem desejada. Automaticamente, a foto abre em um tamanho maior e, no lado esquerdo, você tem as abas contendo diversos efeitos e ferramentas de edição. 



Ferramentas básicas

  • Crop: realiza cortes na imagem.Ferramentas basicas.

 

  • Straighten: deixa a foto com a linha do horizonte reta ou em diagonal conforme o controle e as grades guia.

 

  • Redeye: remove olhos vermelhos.


  • I’m feeling lucky: o programa ajusta contraste e brilho automaticamente para que sua foto fique perfeita com apenas um clique.

 

  • Auto contrast: ajusta automaticamente o contraste e o brilho, preservando as cores.


  • Auto color: ajusta as cores, preservando brilho e contraste. 

 

  • Retouch: retoca fotos antigas e tira marcas e arranhões de fotos, mantendo a qualidade.

 

  • Text: com esta ferramenta, você adiciona textos às imagens, sendo possível editar o tamanho, fonte, cor, ângulo e posição do texto.


Aba de Tuning


Nesta aba, o usuário controla a luz presente na imagem, produzindo uma foto mais encorpada. Basta clicar na varinha mágica para que o Picasa ajuste automaticamente os níveis de cor e luz na foto.

Efeitos de tuning.

  • Fill light: às vezes, as fotos com um plano de fundo muito claro podem ficar escuras ou comprometer detalhes importantes da imagem. Adicionando luz no primeiro plano da foto, você tem uma imagem cuja luz é mais equilibrada. Este filtro funciona como um flash de complemento.

 

  • Highlights: intensifica a luz para tornar determinados pontos da imagem mais claros. Pode deixar as partes brancas da sua foto mais vibrantes.

 

  • Shadows: deixa as sombras das imagens mais evidentes, melhorando o contraste da imagem.

 

  • Color Temperature: torna as cores da imagem quentes ou frias, conforme o controle desejado.

 

  • Neutral Color Picker: mostre para o programa qual parte da foto é branca ou cinza e o programa utiliza este padrão para balancear as cores do resto da imagem.


Efeitos

Sao doze efeitos para voce se divertir.

A aba de efeitos dispõe de doze efeitos que podem ser aplicados a qualquer imagem com apenas um clique.


Legendas

Nada melhor que poder contar uma história utilizando suas imagens. Onde foi tirada a imagem? Quem está na foto? Utilize legendas para contar a história por trás da foto. Se você fizer o upload das imagens, as legendas também aparecem no seu álbum online.

Compartilhamento


Agora que você organizou e editou suas fotos, é hora de compartilhá-las com seus amigos, parentes e com o mundo! Se você deseja compartilhar uma pasta inteira, basta clicar no botão Share, localizado no topo de cada pasta.

Também é possível integrar seu Picasa com a web em geral. Para isso, utilize a barra de botões localizada na parte de baixo da interface. Selecione as fotos desejadas e clique na ação desejada.

Barra com botoes interativos.

As fotos selecionadas ficam armazenadas em uma bandeja. Para fazer o upload delas, basta clicar no botão Upload e então é possível controlar o tamanho, rotação e privacidade do álbum.

Para enviá-las por email, clique no botão Email e você poderá enviar algumas fotos com facilidade. Se quiser imprimir alguma imagem, há o botão Print. 

Se você é um blogueiro de plantão e quer inserir as fotos da sua última viagem no Blogger, basta utilizar o botão BlogThis!
Crie divertidas colagens.
Em Collage, você pode fazer colagens com diferentes fotos e experimentar os seis modelos disponíveis, mantendo total controle sobre o layout e disposição das fotos.

No botão Movie, você cria um slideshow com as imagens selecionadas e pode exportá-lo diretamente para o website YouTube.



Se você gosta de viajar pelo mundo afora, vai gostar também do botão Geo-Tag, ferramenta que indica em qual local do mundo a foto foi tirada, de acordo com tags do Google Maps.



Criação
Crie cartazes personalizados.Outra vantagem do Picasa em relação ao iPhoto é a possibilidade de criação com as fotos armazenadas. É possível realizar diversos projetos artísticos de modo fácil e rápido.

Ao selecionar o menu Create, o usuário tem uma lista com possíveis criações a serem feitas com as imagens. É possível criar papéis de parede, cartazes, colagens e proteções de tela completamente personalizáveis.

 

Novidades da versão 3.5

A grande surpresa desta nova versão do Picasa é o novo sistema que permite adicionar etiquetas às imagens armazenadas. Assim, você pode organizar e identificar quem aparece nas fotos com facilidade e até mesmo usar o Google Maps para etiquetar os lugares onde as imagens foram tiradas.

Pessoas.

Pessoas

O Picasa escaneia todas as fotos da biblioteca e identifica rostos, agrupando aqueles que são parecidos. Assim, tudo o que você precisa fazer é nomear os grupos de acordo com as pessoas mostradas neles. Então, quando você quiser encontrar fotos em que apareçam você e sua mãe juntos, só é preciso alguns cliques.

Novidades da versão 3.6

Geotags

Nesta nova versão o Picasa melhorou as tags de nome, que assim como no Apple iPhoto, permite organizar suas fotos baseando-se nas pessoas que nela são mostradas. Além disso, agora é possível criar álbuns colaborativos, aplicar geo-tags utilizando o Google Maps e importar fotos da sua câmera diretamente para um álbum do Picasa.




Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Picasa e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Como se não bastasse todo o poder que o Google retém e os serviços gratuitos que oferece, a empresa disponibilizou o Picasa, gerenciador de imagens, para a plataforma Mac OSX. 



Um programa completo, com integração a serviços da web para bater de frente com o gerenciador de imagens da Apple, o iPhoto. A grande possibilidade de criações, efeitos, edições e métodos de organização tornam o Picasa um programa interessante até mesmo para quem já usa o iPhoto.

A interface do programa é intuitiva e sofisticada. O usuário não leva mais que alguns minutos para encontrar os botões e funções desejadas. Os menus são bem distribuídos e bastante claros. 



Uma conta no Google aumenta o mundo de possibilidades do Picasa, sendo possível fazer uploads nos álbuns online e muito mais. Se você quer mais das suas imagens e procura alternativas para o iPhoto, o Picasa é uma solução eficiente e, o melhor de tudo, é gratuito.

ImportantePrós
  • Ferramentas de edição.
  • Ótima interface.
  • Integração com serviços da web.
  • Gratuito.

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Urbino Brito dos Santos Urbino Brito dos Santos
    em 28/1/2009 às 18:46h
    versão: 3 BETA 3

    Trabalho com um jornal online e quando eu edito as galerias de fotos no Picasa3 beta para mac, no meu MacBook, quando coloco as fotos na ar elas não aparecem no jornal mais apenas um retangulo azul no lugar da foto. eu já uso o Picasa no Ruindows há muito tempo e gostaria de saber o que acontece.

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.156 segundos)