Scribus 1.4.3

Scribus

1.4.3
  • Gratuito
  • 95,80 MB
  • Para Mac OS X
  • Atualizado em 22/7/2013
  • Scribus Team
Clique para baixar Scribus Clique para Baixar

Precisa diagramar uma revista ou panfleto? Não perca tempo e aposte suas fichas nesta ferramenta gratuita

Por Bruna Rasmussen

Como você acha que os grandes jornais e revistas formulam seu design e organizam os elementos na página? Tudo, desde um pequeno cartão de visitas até um grande jornal, deve ser organizado e criado em um software de diagramação próprio.



Programas profissionais como o Adobe InDesign acabam tendo um alto custo para quem deseja apenas criar um pequeno panfleto ou infográfico. Portanto, se você busca uma solução para diagramar seus trabalhos de forma eficiente e barata, o Scribus é uma boa opção.

Criado em código livre, o programa traz diversas ferramentas para que você possa criar e diagramar sua própria revista sem que muito conhecimento em diagramação seja necessário. No mesmo patamar de programas voltados ao público profissional, o Scribus não decepciona e traz, sem cobrar nada, ferramentas de diagramação bastante úteis.

Claro, você não quer que um programa de diagramação em código livre funcione tão bem quanto um programa pago e famoso quando o Adobe InDesign. Mas mesmo assim, o Scribus quebra o galho e surpreende na quantidade de ferramentas.

Colocando o design em prática

Preste atenção às margens.

O primeiro passo para criar seu material é criar um novo documento. Na janela, cabe a você decidir o número de páginas,  tamanho, bordas e tudo mais. Para isso, é necessário ter um pouco de noção de diagramação, afinal, você quer que todo o conteúdo inserido possa ser visualizado corretamente, certo?


A área preenchida com o conteúdo é chamada de “mancha” e, caso o conteúdo ultrapasse esta margem, corre o risco de ser cortado. Se você está na dúvida, pegue uma revista ou um jornal e meça a margem, nada como se basear em um material já impresso para ter uma boa noção.

Inserindo conteúdo

Templates prontas.

Agora é que você começa a inserir o conteúdo das páginas e usufruir do suporte a imagens e formas geométricas. Todos os elementos inseridos nas páginas podem ser organizados e movidos como você desejar.

No caso de imagens, é possível realizar pequenas edições dentro do próprio programa mas, se você precisar realizar modificações de grande porte, é preciso recorrer a um editor de imagens. E falando em editor de imagens, vale mencionar que o Scribus é integrado ao melhor editor de imagens gratuitos existente: o GIMP!


Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Scribus e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Assim como a maioria dos softwares de código aberto no Mac, o Scribus traz uma interface realmente terrível e um funcionamento pra lá de instável. Com a função de diagramar páginas (desde panfletos até jornais), o programa permite realizar diversas alterações em imagens e diagramar elementos das páginas. 



O programa não traz tantas ferramentas quanto o Adobe InDesign, por exemplo, mas é poderoso o suficiente para realizar diagramações avançadas e criar documentos de cair o queixo.  

Diferente do que você pode estar pensando, o Scribus não exige que você seja um expert em diagramação. Apesar de trazer uma interface ruim, ele não é tão complicado e seus botões são parcialmente intuitivos.

Antes de recorrer ao MS Word para diagramar um panfleto ou cartão de visitas, baixe o Scribus e tenha mais ferramentas à mão para diagramar documentos com qualidade quase profissional.

ImportantePrós
  • Templates pré-definidas.
  • Código aberto.
ImportanteContras
  • Interface fraca.
  • Poucas ferramentas.
  • Interface pouco intuitiva.

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?

Shopping Baixaki





(0.107 segundos)