*

Stellarium 0.13.3

Stellarium

0.13.3
  • Gratuito
  • 164,00 MB
  • Para Mac OS X
  • Atualizado em 27/4/2015
  • Fabien Chéreau
  • Baixar
    Gratuito

Software que simula a abóbada celeste com belos recursos visuais e grande riqueza de detalhes

Publicidade

Stellarium é um aplicativo gratuito que simula a abóbada celeste em tempo real. Ou seja, com ele o usuário pode observar estrelas, constelações, planetas e muito mais, tudo através da tela do computador, em 3D, e como se estivesse no chão, ao ar livre, olhando para o céu. Obs.: na astronomia, abóbada celeste significa o hemisfério celeste visível.

Os efeitos visuais são muito bonitos.


O programa utiliza a biblioteca OpenGL e conta com ótimos recursos visuais. A simulação é rica em detalhes e, além de exibir diversas informações acerca de todos os corpos celestes , o Stellarium permite regredir ou avançar no tempo através de um sistema de datas e horários muito eficiente.

Como utilizar o programa

Ao iniciar o Stellarium pela primeira vez é possível observar, no canto superior esquerdo da tela, informações como data e hora atuais. É também neste mesmo canto da tela que são exibidos detalhes quando se clica em alguma coisa no céu.

No canto inferior esquerdo está disposto o menu principal da ferramenta, a partir dele o usuário pode selecionar diversos parâmetros de visualização bem como preferências acerca do funcionamento geral do programa.

É interessante reparar que, dependendo do horário, o programa sabe se deve iniciar com a luz do dia ou reproduzindo a escuridão da noite. É muito legal!

 

A interface permite visualizar diversas informações acerca dos astros.

Ainda no topo da tela, na região central, são mostradas a versão do software e a localização do usuário na simulação. Confira a seguir como definir uma localização exata a fim de obter uma simulação mais precisa.

Definindo a localização do observador

 

Defina a localização exata do observador na aba Para conseguir uma simulação mais fiel, o usuário deve acessar o menu “Configuration Window” (tecla “1”) e, na aba Location, selecionar no mapa uma cidade próxima da qual se encontra –- quando não a própria. Depois disso é só clicar em “Save location” para gravar esta localização -- a fim de que o programa possa se lembrar dela quando for inicializado novamente.

Dica: ainda na aba “Location”, é possível definir a latitude, a longitude e a altitude exatas do local onde o usuário se encontra. Se este possuir todos esses dados, pode obter uma simulação que reproduz fielmente a observação a partir da sua localização exata.

COMANDOS BÁSICOS

Para olhar ao redor, basta simplesmente arrastar o mouse com o botão esquerdo pressionado, ou, utilizar as setas direcionais do teclado.

Zoom

O zoom é obtido através do scroll do mouse ou a partir das teclas Page Up e Page Down.
Para selecionar algo, basta clicar uma vez com o botão esquerdo do mouse sobre algum objeto no céu. Depois disso, a tecla espaço fica responsável por centralizar na tela o ultimo objeto selecionado.

Controle sobre o tempo

As teclas ‘j’ e ‘l’ são usadas para desacelerar e acelerar  -- respectivamente -- a velocidade com que o tempo passa. Para retornar à velocidade normal, basta pressionar “k”. Dentro deste mesmo contexto, a tecla “8” faz a data e o horário retornarem aos seus valores corretos.

Viajando no tempo

Vale a pena destacar que, com este “controle sobre o tempo”, é possível simular a abóbada celeste a fim de conferir todo o seu “visual” e comportamento tanto no passado quanto no futuro!

A seguir, um resumo dos comandos básicos do Stellarium (ação: tecla):

•    Olhar ao redor: mover o mouse com o botão esquerdo pressionado;
•    Zoom +/-: Page Up / Page Down ou scroll do mouse;
•    Selecionar: clique com o botão esquerdo sobre o alvo;
•    Centralizar na tela objeto selecionado: espaço;
•    Aumentar a velocidade do tempo: l;
•    Diminuir a velocidade do tempo: j;
•    Velocidade normal do tempo: k;
•    Data e hora atuais: 8;




Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Stellarium e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

O Stellarium é, com certeza, um ótimo simulador do hemisfério celeste. Os recursos visuais, além de muitos, são de ótima qualidade, o que faz do software uma opção muito atraente para quem quer observar estrelas, constelações, planetas e ainda obter informações precisas acerca destes.

Para completar, o software ainda é gratuito. Imperdível para quem curte astronomia e não dispensa belos efeitos visuais na tela do computador!

Comentários (0)

Ver todos os comentários
  • Leonardo Silva Leonardo Silva
    em 8/4/2012 ás 06:52h
    versão: 0.11.2 5

    Instalei ele ontem no Linux, amei, e hoje achei para o Mac. Muito Bom. E so ascentar no quintal, e apreciar o céu, com todo o mapa online, em tempo real. Aconselho.

  • carlos augusto silva carlos augusto silva
    em 5/9/2010 ás 23:53h
    versão: 0.10.5 4

    excelente ferramenta para preparar aulas de astronomia

Ver todos os comentários:
Publicidade


Shopping Baixaki