Vitamin D 1.4.2

Vitamin D

1.4.2
  • Gratuito
  • 33,00 MB
  • Para Mac OS X
  • Atualizado em 1/10/2012
  • Vitamin D Inc
  • Baixar
    Gratuito

Segurança em primeiro lugar Transforme simples webcams em um poderoso circuito de monitoramento

Por Bruna Rasmussen

Câmeras de segurança estão em todos os cantos: lojas, escritórios e até mesmo na rua. Com tantos olhos prestando atenção em tudo o que você faz, o medo do Big Brother só cresce. Contudo, ao mesmo tempo que pode ser invasivo, as câmeras de monitoramento têm vários benefícios e podem ser extremamente úteis. 



Quer saber quem entrou no seu escritório ou quem está em casa sem gastar um centavo sequer? O Vitamin D é um aplicativo muito interessante que transforma simples webcams em um poderoso circuito interno de monitoração com direito a identificação de pessoas e a notificação automática via e-mail. Não é preciso gastar centenas de reais em um sistema de segurança: com o Vitamin D, suas webcams são os seus olhos.

Como funciona


Ao instalar uma webcam no seu Mac ou usar a iSight, você deve instalar o Vitamin D e seguir o processo de configuração da câmera. Basicamente, tudo o que você precisa fazer é nomear o ambiente que será monitorado pela câmera, inserir as configurações (caso seja uma câmera de rede) e testar a conexão. Todos estes passos são muito bem explicados no guia de configuração, embora estejam em inglês.

Movimento detectado.


Uma vez reconhecida e configurada pelo Vitamin D, sua webcam já começa a funcionar como um cão de guarda. Com um arsenal de regras flexíveis e comandos simples, o usuário pode controlar o funcionamento das câmeras instaladas. Quando a minha webcam começará a funcionar como uma câmera de monitoramento? Quem ela vai gravar? Para onde irão os vídeos?



Todas estas configurações podem ser feitas no modo “Monitor” e “Search”. Cabe a você escolher se a câmera só começa a gravar quando detecta uma pessoa ou objeto no ambiente ou, se preferir, pode definir a gravação dentro de um horário específico (das 15 às 20h, por exemplo).

Suas próprias regras.


O sensor de detecção de pessoas e objetos presente no programa é muito avançado e permite criar regras bastante interessantes que envolvem a marcação de lugares específicos ou movimentos. Por exemplo, você pode definir que toda vez que uma pessoa entre na porta do escritório, você seja notificado. Pessoas, objetos, movimentos de entrada ou saída: o Vitamin D fica de olho em tudo!

Bastante intuitivo e organizado, o Vitamin D permite que você configure um email para o qual são enviados pequenos clipes de vídeo cada vez que algo é detectado no ambiente. Assim, você pode utilizar o aplicativo não só para o propósito de segurança, mas também para saber quando seus filhos chegam da escola, quem entrou em qual sala do escritório naquele dia e assim por diante.


Câmeras

Uma das únicas exigências para que o Vitamin D funcione é que o usuário tenha uma webcam conectada ao computador - pode ser uma câmera USB ou uma câmera de rede (do tipo IP). Vale ressaltar que câmeras de celulares, câmeras portáteis e vídeos contendo zoom não são suportados.

Big Brother!


USB: conectadas a uma porta USB ou embutidas em um laptop, esse tipo de câmera é ideal para uso interno. Existem extensões de cabo USB de até 30 metros, o que possibilita instalar câmeras em pontos estratégicos pela casa.

Câmeras de rede: estas câmeras transmitem o vídeo para um computador da rede por meio da wireless (rede sem fio), sendo desnecessário o uso de cabos que a conectem ao PC ou Mac. Podem ser usadas para o monitoramento externo, já que muitas têm sensibilidade para identificar pessoas e objetos até mesmo à noite. O programa funciona com as seguintes câmeras de rede: 



Airlink AIC250(W), Axis 207(W), M1011(W), M1031W, Linksys WVC54GCA, Panasonic BL-C20, BL-C111, BL-C131, BL-C140, BL-C160, TRENDnet TV-IP110W, TV-IP312W, Y-Cam White



Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Vitamin D e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Que tal montar um circuito de monitoração interno (e até mesmo externo) usando apenas algumas webcams? Esta é a ideia do Vitamin D, um robusto programa voltado para transformar simples câmeras de computadores em uma importante ferramenta de segurança.

Fácil de configurar e muito poderoso, o Vitamin D oferece suporte a dois tipos de câmeras: as USB e as câmeras de rede. Uma vez conectadas ao Mac, o programa leva você por um guia bastante completo onde você deve definir nomes para cada ambiente monitorado e fazer testes de conexão. 

O mais impressionante é que as câmeras não precisam ficar ligadas o dia inteiro e, para receber a notificação sobre algum movimento estranho, não é preciso assistir ao vídeo inteiro.

Com a ajuda de regras de funcionamento, o Vitamin D é capaz de reconhecer pessoas, objetos e movimentos de maneira surpreendente. Toda vez que algo é detectado pelas câmeras, você recebe, automaticamente, em seu email um curto pedaço de vídeo mostrando o que aconteceu. 

O Vitamin D é muito fácil de configurar e de utilizar. Seja para monitorar a segurança da sua casa ou do escritório ou simplesmente ficar de olho no que as crianças estão fazendo enquanto você trabalha, esse programa é nota 10!

ImportantePrós
  • Fácil de usar.
  • Gratuito.
  • Flexível.
  • Envia notificações para o email.
  • Funciona com câmeras USB, iSight ou de rede.
ImportanteContras
  • Em inglês apenas.

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?

Shopping Baixaki





(0.359 segundos)