O que é Parallax?

1 min de leitura
Imagem de: O que é Parallax?

Um termo pouco visto, o qual talvez você não saiba o significado, mas que com certeza já visualizou em diversos games. O tal “parallax” é na verdade uma forma de enganar nosso cérebro utilizando objetos de tamanhos diferentes e com velocidades diferentes para criar um aspecto de profundidade.

Como assim?

Tome como exemplo o jogo do Super Mario, onde há vários objetos e imagens se movendo ao fundo. Você pode visualizar árvores, nuvens, o sol e muito outros detalhes, e por incrível que pareça eles estão no mesmo plano, porém nosso cérebro interpreta como se fossem camadas diferentes.

Entendeu? Se ainda não, veja um exemplo diferente. Jogos em que o cenário se movimenta e os personagens (ou objetos principais) ficam estáticos — ou melhor dizendo, no centro da tela — são os que mais exibem este efeito. TopGear mostra claramente isso, pois o carro ficava quase parado e o cenário dava a impressão de movimento por trazer vários objetos para perto da tela em velocidades diferentes do carro. Veja abaixo um vídeo do Mario, onde o Parallax é visível em quase toda cena.

Agora que você já sabe o que é Parallax, talvez seja interessante conferir alguns jogos do Mario ou de outros estilos para relembrar dos bons tempos e de quebra poder conferir o efeito parallax na íntegra. Clique aqui para ir diretamente para a categoria de jogos do Mario ou se preferir confira outros jogos do site como os citados abaixo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.