Manutenção de PCs: aprenda a abrir o gabinete do computador

3 min de leitura
Imagem de: Manutenção de PCs: aprenda a abrir o gabinete do computador

Alguma vez você já teve a curiosidade de saber o que tem por dentro do seu computador? Eu aposto que sim! Afinal, todos um dia já se perguntaram o que é que tem lá dentro que faz tudo funcionar magicamente do jeito que funciona.

Neste artigo, o Baixaki vai ensinar a você o que deve ser feito para abrir o gabinete do seu computador. Vamos abordar quais são os principais cuidados que devem ser tomados na hora de mexer no gabinete, para que você possa vasculhar seu computador sem medo.

Não apenas por questões de curiosidade, mas também para manutenção e limpeza, é bom saber quais são os cuidados a serem tomados na hora de realizar essa tarefa, que apesar de fácil, é bom levar em conta alguns cuidados básicos.

Gabinete.

Alguns Cuidados a Serem Tomados
Energia Eletrostática

A energia eletrostática pode causar sérios danos ao seu computador, chegando até a queimar componentes! Antes de mexer em seu computador, é recomendado que você descarregue a energia eletrostática que possa estar acumulada em seu corpo.

Indicamos que você use uma pulseira antiestática ligada a uma superfície aterrada, mas você também se livrar da energia eletrostática encostando por alguns segundos em um objeto de metal (que não seja pintado) e que possua aterramento, como por exemplo, a fonte do seu computador (caso seu computador possua aterramento), localizada atrás do gabinete.

Outros cuidados a serem tomados quanto a energia eletrostática é não trabalhar com blusas de lã, em locais que possuam tapete ou carpete, ou ainda, em cima de mesas de plástico, pois estes são casos que podem gerar energia eletrostática.

Bordas Internas do Gabinete

Outro ponto a ser levado em conta são as bordas internas do gabinete. Tome cuidado quando for manusear o gabinete, pois internamente existem bordas metálicas que podem ser afiadas. Cuide para não raspar o braço nestas bordas, pois você poderá se cortar.

Mãos à obra

Iniciando o Trabalho

Primeiramente, você deve certificar-se de que seu computador está desligado. Após isso, retire TODOS os cabos que estiverem conectados ao gabinete do computador. Feito isso, você poderá retirar o gabinete do local onde ele se encontra e levá-lo a um local onde se possa trabalhar com ele livremente. O Local deverá ser plano, limpo, amplo e livre. O mais adequado seria uma mesa com superfície emborrachada.

Perceba que atrás do seu computador há um painel onde se conectam todos os cabos. Este é o lado onde fica a placa-mãe do computador. Você deverá retirar os parafusos que se localizam do lado oposto ao deste painel.

Painel traseiro e locais dos parafusos.

Após ter retirado todos os parafusos, puxe a tampa to gabinete para trás. Em alguns modelos, pode ser que exista algum botão ou chave que faça pressão na tampa para que ela fique fixa de maneira mais eficaz. Se a tampa do seu gabinete não deslizar facilmente, procure por algum botão ou chave que possa estar travando-a.

Abrindo o gabinete.

Em seguida, retire a tampa do gabinete. Você observará a placa-mãe e todos os outros periféricos que compõem o seu computador. Não é necessário que se retire a outra tampa (só há necessidade em casos nos quais serão retiradas algumas peças que possuam parafusos do outro lado, como é o caso de HDs e leitores de CD/DVD), pois assim já temos acesso aos principais componentes.

Retirando a tampa do gabinete.

Finalizando


Agora que você viu como é o seu computador por dentro, está na hora de fechar o gabinete. Note que na tampa existem espécies de “ganchos” (CUIDADO! Estes ganchos podem ser afiados), e que no gabinete encontram-se alguns sulcos (CUIDADO! As bordas internas também podem ser afiadas). Estes ganchos devem ser encaixados nestes sulcos.

Ganchos da tampa do gabinete - CUIDADO, podem ser afiados!

Locais para encaixe da tampa do gabinete - CUIDADO, as bordas também podem ser afiadas!

Deite o gabinete. Em seguida, coloque a tampa sobre o gabinete, procurando alinhar os ganchos nos sulcos acima citados. Após isso, deslize a tampa sobre o gabinete. Fique atento para que haja o encaixe correto, pois se você encaixá-los de forma incorreta, a tampa empenará, e ficará torta. Após tudo estar devidamente em seu lugar, reinsira os parafusos novamente.

Tampa bem alinhada ao gabinete.

Pronto, você acabou de aprender como abrir seu gabinete de forma correta e segura! Fique atento, em breve você também irá conferir como desmontar e fazer manutenção em seu computador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.