Dicas do Windows 7: como colocar anotações no desktop

2 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: como colocar anotações no desktop

Quem já não passou pelo aperto de precisar anotar alguma coisa e estar sem papel? Ainda mais na internet, em que tudo se faz pelo computador. Agora você não terá problemas em anotar compromisso, telefone ou mesmo lembrete na tela do computador, para serem consultados quando você quiser.

Para quem já usou o Windows Vista, havia na Barra Lateral as “widgets”, que contava com um pequeno bloquinho de anotações. Agora, para o Windows 7, as anotações fazem parte do sistema através das Notas Autoadesivas.

Anotação multicolorida

Para abrir as Notas Autoadesivas, escreva a palavra “notas” na busca do Menu Iniciar. Ao clicar no programa, você tem o bloquinho de anotações no estilo dos famosos “Post-Its” em sua Área de Trabalho.

Procure o programa pela barra de pesquisa

A princípio, você vê as notas em um pequeno bloco na cor amarela. Porém, é possível modificar a cor do bloquinho para verde, azul, roxo, rosa e branco. Para isso, clique com o botão direito do mouse no bloquinho, que as opções aparecerão.

Escolha a cor que mais lhe agrada

É possível também modificar o tamanho das Notas Autoadesivas. Para isso, clique na lateral do bloquinho e arraste o mouse até o tamanho desejado.

Criar e excluir notas também é fácil. Na parte superior das Notas, crie uma nova anotação clicando no símbolo “+” à esquerda. Para excluir uma anotação, escolha o símbolo “x” na lateral direita das Notas Autoadesivas.

Detone anotações sem utilidade

Ao deletar uma nota, você recebe uma mensagem de confirmação da exclusão. Clique para confirmar. Caso não queira ver a mensagem novamente, apenas selecione a caixa com a opção “Não mostrar esta mensagem novamente”.

Exclua anotações e não receba mais confirmações

Como você pode perceber, não é possível fechar as Notas Autoadesivas através do bloquinho em sua Área de Trabalho. Para executar a tarefa, clique com o botão direito do mouse na Barra de Tarefas, onde se encontra o ícone das anotações e escolha a opção “Fechar janela”.

Escolha a opção para fechar janela

Atalhos para editar texto

Assim como outros arquivos de texto, é possível utilizar atalhos do teclado para editar as principais formatações do texto. Confira aqui algumas que são extremamente úteis na hora de formatar as Notas Autoadesivas:

  • CTRL+B – Negrito
  • CTRL+I – Itálico
  • CTRL+U – Sublinhado
  • CTRL+Shift+L – Listagem
  • CTRL+Shift+ – Diminuir ou aumentar o tamanho do texto
  • CTRL+Shift+A – Destacar parte do texto
  • CTRL+R ou E ou L – Alinhar texto à direita, centralizado ou à esquerda
  • CTRL+1 ou2 ou 5 – Espaçamentos simples, duplo ou 1,5

Exemplo em negrito e itálico

Os botões usuais CTRL+C, CTRL+V e outros também são extremamente úteis para as Notas Autoadesivas. Não se esqueça de usá-los, caso precise copiar e colar alguma informação.

Backup

Você ainda pode fazer backup de suas anotações. Para isso acesse o seguinte caminho: C:/Usuários/Nome do Computador/AppData/Roaming/Microsoft/StickyNotes. Ali você encontra o arquivo StickyNotes.snt, que pode ser salvo onde você quiser, porém só pode ser aberto através das Notas Autoadesivas do Windows 7.

Faça backup de suas anotações

Fique ligado, pois logo voltaremos com novas dicas para o Windows 7. Assim, você ficará craque no seu novo sistema operacional. Caso conheça mais atalhos ou informações sobre as Notas Autoadesivas, não deixe de participar através dos comentários!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.