HydroFill, a bateria de hidrogênio

1 min de leitura
Imagem de: HydroFill, a bateria de hidrogênio

Nesta segunda-feira, a Horizon Fuel Cell Technologies apresentou ao mundo o HydroFuel. O aparelho é uma espécie de recarregador de baterias que através da extração do hidrogênio da água consegue gerar e armazenar eletricidade.

O HydroFill extrai o hidrogênio da água e armazena num cartucho chamado HydroStik, no qual existem ligas metálicas capazes de absorver o gás. Para recarregar eletrônicos é então necessário utilizar outro produto da empresa: o MiniPak. Sua função é puxar o hidrogênio contido no cartucho, ação esta capaz de gerar uma corrente elétrica. O MiniPak pode carregar aparelhos via USB, adaptadores de celular ou mesmo servir para recarregar pilhas AA.

Talvez você ainda lembre qual é a fórmula química da água: H2O. Ou seja, tirando o hidrogênio da água sobra somente oxigênio! Bom, ao menos na teoria é assim. Na realidade, o que sobra da reação química de extração do hidrogênio é vapor d’água (provavelmente porque o aparelho não consegue aproveitar todo o hidrogênio). Como era de se esperar nenhum tipo de poluente é liberado pela reação, afinal só havia água nela!

HydroFill

Entretanto, o HydroFill não é capaz de gerar a energia consumida pela reação por conta própria. Para recarregá-lo você pode pô-lo na tomada, usar um painel captador de energia solar que é compatível com o aparelho, ou ainda, utilizar pequenas turbinas eólicas! Devido ao fato de a energia gerada pelo HydroFill ser de 2.5 watts, ele acaba sendo mais indicado para recarregar aparelhos como celulares, câmeras digitais e GPS.

Continue acompanhando as novidades da CES 2010 através do portal Baixaki e tenha certeza de que você não ficará desatualizado!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.