O que é a tecnologia Quad-Pixel?

3 min de leitura
Imagem de: O que é a tecnologia Quad-Pixel?

Durante a CES 2010, realizada no início do ano, praticamente todas as empresas que apresentaram modelos novos de aparelhos de TV apostaram em uma tecnologia: o 3D. No entanto, apenas uma deixou as três dimensões de lado e resolveu apostar em algo diferente.

Esse “algo diferente” em termos de tecnologia para televisores foi apresentado pela Sharp, com uma novidade para os seus aparelhos denominada de Quad-Pixel. Segundo a empresa, a nova tecnologia vai permitir que seus televisores exibam uma paleta de até um trilhão de cores.

O que é a tecnologia Quad-Pixel?

Para compreender o acréscimo de qualidade que a tecnologia Quad-Pixel vai proporcionar nas imagens dos televisores, antes de tudo precisamos entender como é esse processo nos aparelhos disponíveis no mercado na atualidade.

Muitas cores! A paleta de cores do seu televisor pode chegar a 1 trilhão!

Todas as demais TVs têm um sistema de cores baseado em três matizes RGB – red (vermelho), green (verde) e blue (azul). O que isso significa? Em uma tela com resolução 1920 x 1080 pixels, cada um dos pixels é composto por três cores que, juntas, formam uma cor única.

A combinação dessa infinidade de pixels resulta em milhões de cores possíveis. Porém, mesmo com toda essa variação, o sistema RGB tem certas dificuldades para compor a cor amarela, conseguindo poucos matizes se comparado com outros sistemas de cores.

É justamente nesse ponto que a tecnologia Quad-Pixel se apresenta. Como o próprio nome sugere, ao invés de três cores compondo um pixel o sistema passa a contar com quatro compondo cada pequeno ponto.

Essa quarta cor acrescentada é o amarelo. Com isso, a possibilidade de combinação de cores cresce exponencialmente, passando da casa dos milhões para nada menos que um trilhão de cores. Na prática isso significa imagens muito mais fiéis à realidade.

Modelos e disponibilidade

A nova tecnologia Quad-Pixel estará disponível nos produtos da linha Aquos, a ser lançada no segundo semestre deste ano nos Estados Unidos. O primeiro modelo será uma tela de 68 polegadas, com painel LCD com tecnologia LED.

Os modelos menores também não foram esquecidos e a empresa pretende também colocar no mercado telas de 20 e 32 polegadas equipadas com o sistema de cores Quad-Pixel. Com bordas finas e arredondadas, chamam atenção também pela espessura: pouco mais de 4 centímetros.

Modelo da linha Aquos.

Outra preocupação demonstrada pela Sharp foi com o meio ambiente. A ideia do novo produto é reduzir o consumo de energia em 50% se comparado com TVs similares. Isso é possível devido a uma tecnologia que utiliza as condições do ambiente para poupar energia.

A aposta da empresa é possível graças à UV2A, tecnologia que permite um novo alinhamento do painel de cristal líquido, aumentando o contraste e, com isso, diminuindo o consumo de energia. O UV se refere ao fato de o material responder aos raios ultravioletas, mudando a direção deles e realinhado-os com as moléculas de cristal líquido.

A tecnologia Quad-Pixel substituirá o RGB?

É muito difícil afirmar que sim ou que não. Ao que tudo indica o produto tem a capacidade de apresentar um espectro de cores superior aos demais aparelhos sem que isso signifique um acréscimo considerável no custo de fabricação.

Por outro lado, toda a próxima geração de televisores que deve ser lançada no segundo semestre deste ano ainda não conta com uma tecnologia similar, o que a tornaria uma aposta mais concreta no mercado apenas para 2013.

As três cores dos televisores ganham uma quarta cor com a tecnologia Quad-Pixel.

Tudo vai depender da aceitação que o produto da Sharp encontrar junto aos seus consumidores. Em meio a tantos lançamentos de telas 3D, é possível que um item importante como a quantidade de cores acabe ficando em segundo plano.

Ainda não há previsão de qual será o preço dos produtos no mercado. Estima-se que os aparelhos possam chegar ao mercado numa faixa de US$ 700, contudo esses valores são apenas especulação por enquanto.

O que você achou desta nova tecnologia? Ansioso para vê-la chegar ao mercado brasileiro? Fique ligado que em breve traremos outras novidades.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.