Dica do Windows 7: melhore a velocidade de inicialização carregando a Área de trabalho antes de fazer login

2 min de leitura
Imagem de: Dica do Windows 7: melhore a velocidade de inicialização carregando a Área de trabalho antes de fazer login

Nada é mais sofrível para o usuário do que um computador lento. Contudo, pior do que ver seus programas serem executados a passos de tartaruga é ter um PC cuja inicialização demora mais do que qualquer outra operação. Se é preciso esperar vários minutos entre o momento em que você aperta o botão de energia e o total carregamento do Windows, é porque tem algo errado.

Geralmente essa demora acontece porque vários programas são executados simultaneamente com o sistema operacional. Porém, em alguns casos, nem mesmo a desativação da maioria desses aplicativos pelo msconfig é capaz de resolver.

Para os usuários do Windows 7, uma alternativa para contornar esse problema é fazer com que todos os recursos sejam carregados antes mesmo da tela de seleção de conta. Isso faz com que o sistema seja iniciado muito mais rápido e você não precisa mais esperar uma eternidade para começar a utilizar seu computador.

Como fazer

Atenção: Apesar de ser uma dica bastante útil, é preciso saber que esse pequeno “truque” só funciona nas versões do Windows 7 a partir do Professional. As instruções aqui apresentadas não funcionam no Home Basic.

1) Copie o código abaixo no corpo do texto em um arquivo do Bloco de notas. Então, salve o documento como LockWorkStation.vbs em um pasta exclusiva.

WScript.CreateObject("WScript.Shell").Run("rundll32 user32.dll,LockWorkStation")

Código no Bloco de Notas

2) Abra a tela do Executar e insira "control.exe userpasswords2" (sem as aspas) na linha de comando. Confirme a operação.

Comando em Executar

3) Uma janela vai ser aberta. Na aba “Usuários”, selecione a conta desejada e desmarque a opção “Os usuários devem digitar um nome de usuário e uma senha para usar este computador”. Isso vai fazer com que a etapa de login seja pulada, deixando a inicialização mais rápida. Conclua a operação em “Aplicar”.

Selecione o usuário e desmarque a caixa

4) Ainda na mesma janela, clique na aba “Avançado” e então no botão “Avançado”, como indicado na imagem abaixo.

Duplo Avançado

5) Na janela recém-aberta, clique em “Usuários” no quadro da esquerda. A área central vai exibir todas as contas do computador. Clique com o botão direito do mouse na que você deseja melhorar a velocidade e selecione “Propriedades”.

Selecione estas opções

6) Na tela de propriedades, vá à aba “Perfil” e insira o nome do arquivo criado no passo 1 (LockWorkStation.vbs) no campo “Script de Logon”.

Script de Logon

7) Volte à pasta em que você salvou o arquivo do Bloco de notas e a selecione com o botão direito do mouse. Selecione a opção “Propriedades” e então vá à aba “Compartilhamento”. Por fim, clique em “Compartilhamento avançado”.

Compartilhamento avançado

8) Uma pequena tela deve surgir. Selecione a caixa “Compartilhar pasta” e substitua o conteúdo de “Nome do compartilhamento” para “NetLogon”. Na área de “Limite o número de usuários simultâneos a”, defina o valor como apenas 1. Então clique no botão “Permissões”.

Alterações

9) A nova tela deve trazer uma lista com todos os usuários que possuem permissão para compartilhar aquela pasta. Remova todos (incluindo a opção “Todos”, se estiver presente). Então pressione o botão “Adicionar” e digite o nome do usuário cuja inicialização você pretende acelerar.

Última etapa

10) Para finalizar, conclua todas as telas com “Ok”. Agora reinicie o computador para testar se as alterações foram feitas com sucesso.

E funciona?

Se você fez tudo corretamente, o Windows vai carregar automaticamente a conta de usuário selecionada. Pode ser que somente ela seja exibida na tela de login e com o status “Bloqueado”, mas basta clicar sobre o ícone para ser transferido para sua Área de trabalho já carregada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.