Como ver imagens de arquivos DOCX, XLSX e PPTX sem ter o Office 2007/2010

2 min de leitura
Imagem de: Como ver imagens de arquivos DOCX, XLSX e PPTX sem ter o Office 2007/2010

Festividades de final de ano e a família se reúne para as comemorações. São uma infinidade de fotografias capturadas para registrar mais um momento de alegria. Você pede para que seu primo, dono da câmera, selecione as imagens que você aparece e as envie. Ele o faz, porém, manda as fotos dentro de um arquivo DOCX.

Para o seu desespero, você não tem o Microsoft Office 2007 ou 2010 instalados. E agora? Seria preciso abrir a carteira, juntar as moedas da gaveta e sacar as economias no banco para comprar a licença do software? Nada disso. O Baixaki ensina você a ver as imagens inseridas em arquivos DOCX, XLSX e PPTX sem precisar instalar nenhum programa!

Faça você mesmo

A primeira observação a ser feita: você precisa ter acesso à extensão dos arquivos. A visualização e manipulação direta das extensões são ocultas por padrão pelo Windows com o intuito de evitar equívocos dos usuários, os quais podem comprometer a integridade de documentos.

Liberando o acesso

Para liberar o acesso mais detalhado aos arquivos, em qualquer janela do Windows Explorer, clique em “Organizar” (1) e, em seguida, selecione o item “Opções de Pasta e Pesquisa” (2) – conforme a imagem abaixo.

Acessando as opções de pastas.

Na nova janela “Opções de Pasta”, clique na aba “Modo de Exibição” (3), desmarque a caixa referente à “Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos” (4) e pressione o botão “OK” (5).

Desmarque o item informado.

Assim que as ações explicitadas acima forem realizadas as extensões dos arquivos devem ser exibidas automaticamente. Vale ressaltar que é preciso tomar cuidado com este recurso, pois uma edição errada do formato do documento pode corrompê-lo, perdendo todo o conteúdo. Indica-se que este acesso seja bloqueado após acessar as imagens desejadas.

Conversão à força

Colete o arquivo em DOCX, XLSX ou PPTX e o coloque em uma pasta qualquer. Para fins de exemplo criamos a pasta “Teste”. Selecione o documento do Office 2007 ou 2010 e dê outro clique pausadamente sobre ele para abrir a edição da sua nomenclatura (1). Selecione o conteúdo referente à sua extensão e troque por “zip” (2). ATENÇÃO: mantenha o ponto que determina o formato do arquivo!

Aletere a extensão do arquivo.

Ao alterar o formato do documento, uma mensagem informando “Se a extensão de um nome de arquivo for alterada, o arquivo pode se tornar inutilizável”. Cofirme a mudança clicando em “Sim” (3).

Confirme a mudança.

Perceba que o documento virou um arquivo “zipado”. Descompacte o conteúdo onde for mais conveniente para você. Nós optamos por continuar no diretório “Teste” que havíamos criado. O processo em si já está finalizado, agora só falta você encontrar as imagens.

Acesse a pasta com o nome do software originário do arquivo, neste exemplo o Word. Para finalizar, abra a pasta “media”.  Recapitulando o caminho: pasta onde o arquivo foi descompactado > diretório com o nome do programa originário > media (4).

Acesse as imagens!

Lá estão as figuras inseridas no documento. Para quem esperava um procedimento longo e cansativo, foi uma surpresa. Daqui em diante, você não precisa mais se descabelar porque recebeu um arquivo com imagens em formatos específicos do Microsoft Office.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.