Novidades do Google Docs: impressão nas nuvens, aplicativos e sincronização de documentos

2 min de leitura
Imagem de: Novidades do Google Docs: impressão nas nuvens, aplicativos e sincronização de documentos

Código do Google Docs aponta para novidades

Fonte da Imagem: Google Discovery

Você pode até não usar o Google Docs, mas certamente sabe do que se trata. Com ele, você possui um editor de textos, criador de apresentações e, ainda, planilhas sem a necessidade de utilizar outros programas ou baixar nada, uma vez que é tudo online.

Pois bem, novidades da plataforma virão por aí. De acordo com o Google Operating Systems, uma mensagem foi esquecida no código-fonte do Google Docs, mostrando quais são as próximas novidades para o sistema: impressão nas nuvens, aplicativos e sincronização de documentos.

Impressão nas nuvens

No caso do “cloud computing”, a ideia é criar um sistema de impressão que permita a qualquer aplicativo imprimir em qualquer impressora de qualquer lugar. Isso quer dizer que não seria preciso que cada um dos programas (sejam eles no desktop, online e para celulares) que você utiliza estivesse conectado com o sistema operacional para mandar um arquivo para a impressão.

Com a utilização de um serviço de impressão em nuvens, o Google Cloud Print fica responsável por enviar e gerenciar qualquer impressão que você venha a fazer. Ele reconhece as configurações escolhidas e envia a tarefa para a impressora disponível, mostrando a quantas anda o processo de impressão.

Impressão sem instalação de drivers

Fonte da Imagem: Google Discovery

Isso é uma ótima notícia, uma vez que não seria necessário se utilizar de drivers e instalações cada vez que você se depara com uma impressora diferente e caso esteja utilizando seu notebook, netbook ou mesmo o celular. A ideia é de que funcione de forma tão natural quanto o desktop na hora de imprimir qualquer documento.

Aplicativos

Outra boa notícia certamente é a inserção de aplicativos no Google Docs. Atualmente, o serviço trata apenas de edições de documentos e visualização de apresentações. Com a inserção de aplicativos, o usuário deve ser capaz de criar arquivos PDF, editar fotos e muito mais sem precisar de qualquer outra ferramenta para isso.

Com isso, o Google Docs deve se tornar um sistema muito mais completo de ser usado, e não apenas uma ferramenta para “quebrar o galho”quando não se tem o pacote Office, por exemplo, como é o caso de muita gente.

Sincronização de documentos

Se você já usa ou usou o Dropbox, certamente essa novidade do Google Docs é uma boa pedida. Enquanto que, atualmente você precisa de uma nova URL para carregar uma nova versão de um documento, compartilhando e organizando-o novamente em uma pasta, esta opção permite que você gerencie as atualizações do mesmo arquivo.

Gerencie várias atualizações de um mesmo documento

Fonte da Imagem: Google Discovery

Isso quer dizer que, ao clicar no botão “adicionar ou gerenciar versões”, será possível enviar versões novas de determinado arquivo, baixar anteriores e apagar aquelas que você não vai mais usar. O objetivo é facilitar a organização dos arquivos, o que é bom para quem vive atualizando textos e afins.

Junto com essa funcionalidade, o Google Docs deve também ganhar uma ferramenta que permite ao usuário sincronizar arquivos diretamente para as nuvens, ou seja, ainda mais funcionalidade para o gerenciamento.

Enquanto as novidades ainda não estão disponíveis no Google Docs, você pode se familiarizar com a ferramenta, acessando-a com sua conta Google neste endereço.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.