Google Chrome lidera lista dos aplicativos mais vulneráveis

1 min de leitura
Imagem de: Google Chrome lidera lista dos aplicativos mais vulneráveis

Três primeiros colocados da lista da Bit9

Foi divulgada a lista da empresa de segurança Bit9 com os doze aplicativos mais vulneráveis de 2010 (Dirty Dozen List 2010), e o Google Chrome tem a liderança. O navegador apresentou 76 falhas de segurança que foram reportadas durante o ano, a frente do Safari, que apresentou 60 falhas e do Microsoft Office, que ficou com 56.

O número representa o total de vulnerabilidades encontradas e reportadas, de acordo com o U.S. National Institute of Standards and Technology’s (NIST), órgão americano que documenta e mantém dados sobre as falhas de segurança encontradas e relatadas em aplicativos. Para criar a lista divulgada, a Bit9 levou em conta as vulnerabilidades mais graves.

Confira a lista completa:

1 - Google Chrome (76)
2 - Apple Safari (60)
3 - Microsoft Office (57)
4 - Adobe Reader e Acrobat (54)
5 - Mozilla Firefox (51)
6 - Sun Java Development Kit (36)
7 - Adobe Shockwave Player (35)
8 - Microsoft Internet Explorer (32)
9 - RealNetworks RealPlayer (14)
10 - Apple WebKit (9)
11 - Adobe Flash Player (8)
12 - Apple QuickTime (6) e Opera (6)

O que isso representa?

Apesar de ser um indicador importante, não é completamente justo afirmar que um programa que figura no topo da lista da Bit9 é uma ameaça à segurança do computador apenas por isso. As posições na lista refletem apenas as falhas reportadas, e não necessariamente o número real.

Outro ponto a se levar em conta é que quando uma vulnerabilidade é encontrada, existe um período até que ela seja reportada. É nessa a janela de tempo que a falha se torna perigosa, pois usuários maliciosos podem tirar proveito disso. A partir do momento em que ela é reportada, os desenvolvedores do aplicativo devem tomar medidas para repará-la.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.