EPOC permite controlar o computador com a mente e traz um visual descolado

2 min de leitura
Imagem de: EPOC permite controlar o computador com a mente e traz um visual descolado

O EPOC!
Fonte: Emotiv

A Emotiv desenvolveu o que está sendo considerado um aparelho revolucionário quando o assunto é a interação entre humano e computador. Batizado de EPOC, o aparelho permite que os usuários realizem as atividades no PC sem utilizar mouse e teclado.

A neurotecnologia faz parte de muitos filmes e histórias de ficção científica. Ler a mente das pessoas, mover objetos apenas com o poder do pensamento e controlar outros indivíduos são apenas alguns exemplos do que o ser humano imagina ser capaz fazer utilizando as ondas cerebrais.

Embora não cheguem a este ponto, no mundo real as ambições não diferem muito da televisão. Cientistas do mundo inteiro estudam o cérebro humano e tentam, com o auxílio da tecnologia, tornar as fantasias mais malucas dos filmes uma realidade.

Inovação tecnológica com um visual descolado

Lendo os pensamentosUma das características mais marcantes do EPOC é a sua aparência. Se você pensou em milhares de fios e eletrodos vermelhos sendo plugados na cabeça do usuário, esqueça! A ideia do aparelho é justamente trazer o que há de mais moderno na área de neurotecnologia em uma interface que agrade ao usuário, e não o afugente.

A aparência do EPOC é mais parecida com um headphone do que com um dispositivo poderoso capaz de ler as ondas cerebrais e transmiti-las para o computador.

Como ele funciona?

A comunicação entre o aparelho e o computador é feita através da tecnologia wireless. Para isso é necessário plugar no PC um receptor USB. A ideia é similar à utilizada nos mouses e teclados sem fio.

O aparelho tem três maneiras diferentes de “ler” a mente dos usuários e utilizar os dados captados para interagir com o computador. A primeira delas, e também a mais simples, é monitorando a expressão facial. Isso significa que você pode sorrir, por exemplo, e automaticamente um avatar sorridente será inserido em seu MSN, GTalk ou Twitter.

Como o EPOC é equipado com um giroscópio, é possível mexer o cursor do mouse pela tela do PC movimentando a cabeça. Essa é a segunda forma de interação entre o aparelho e o computador.

O EPOC
Fonte: Emotiv

Finalmente, a terceira forma de o EPOC ler a mente do usuário é através de ondas cerebrais. Para isso é preciso calibrar o aparelho utilizando um software. Enquanto o usuário realiza os movimentos exibidos pelo programa, o aparelho lê a atividade cerebral gerada pelo movimento. Dessa forma, sempre que o EPOC identificar o mesmo padrão de ondas, saberá qual comando enviar para o computador.

A ideia, suas utilidades e valores

Não há dúvida alguma de que a ideia por traz do EPOC é revolucionária. Utilizar o computador sem mouse e teclado é o desejo de muitos usuários. No entanto, esse aparelho pode ter ainda mais utilidade do que simplesmente satisfazer a vontade das pessoas.

Como se sabe, há muitas pessoas que não têm acesso à computadores devido a alguns problemas físicos, como falta de movimentos nos membros superiores ou inabilidade motora. O EPOC tornaria possível que mesmo alguém com tais dificuldades utilizasse um PC sem problemas.

O produto está à venda na loja virtual da Emotiv e pode ser adquirido pelo valor de US$ 299. Por diversão ou real necessidade, certamente há muitos usuários tentados em adquirir um EPOC!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.