Conheça os principais recursos do novo Gingerbread

2 min de leitura
Imagem de: Conheça os principais recursos do novo Gingerbread

O novo sistema operacional para smartphones foi lançado oficialmente junto com o Nexus S, o aparelho recém-lançado da Google. Melhorias na velocidade, avanços no controle de energia e aprimoramentos no processamento para jogos são apenas alguns dos novos recursos oferecidos pelo Gingerbread, a versão 2.3 do Android.

Gingerbread é a versão mais veloz já lançada, que garante muito mais qualidade no processamento dos mais diversos aplicativos rodados nos smartphones que o utilizarem. Confira agora todas as novas funcionalidades oferecidas pelo OS e saiba as vantagens de adquirir um aparelho com Android.

Novo Gingerbread

Interface redesenhada

Programada para facilitar o entendimento de novos usuários, acelerar a utilização de quem já está familiarizado e ser mais eficiente em questões de consumo de energia, a interface do Android 2.3 garante ainda mais vantagens. O visual foi modificado para suportar temas com mais contraste e saturação.

Essas modificações são ainda mais eficientes quando são analisados os menus, configurações e barras de status do sistema. Agora o Android está ainda mais simples de ser navegado e controlado.

Digitação de textos

O velho problema dos smartphones com teclado virtual é a falta de precisão na digitação. Pensando nisso, os desenvolvedores do Android Gingerbread criaram um teclado virtual mais preciso. Para isso, teclas foram reposicionadas para que os usuários consigam digitar até mesmo textos mais longos com rapidez.

Também foi implementado um novo sistema de autocorreção. Palavras digitadas com frequência são adicionadas ao banco do sistema operacional e podem ser recarregadas sempre que o usuário digitar as primeiras letras delas, facilitando a composição de mensagens.

Copiar e colar

Basta um toque sobre a palavra desejada e ela será marcada para cópia. Sim, é realmente muito simples copiar palavras e textos para que não seja necessário digitá-los manualmente depois. Desta forma é possível selecionar trechos ou textos inteiros e em seguida inseri-los em mensagens ou emails.

Copiar e colar

Aprimoramentos no gerenciamento de energia

Um bom sistema operacional precisa de um bom gerenciamento de energia. Assim o Android fez. A versão Gingerbread trouxe um novo método de controle de aplicativos, fechando-os quando preciso e direcionando recursos de processamento somente quando necessário, garantindo maior tempo de vida de cada ciclo de bateria.

Além disso, há diversos modos de configuração dos programas para permitir maior controle sobre o consumo de energia de cada um deles. As configurações do sistema ainda oferecem relatórios de consumo dos aplicativos, permitindo que os usuários saibam exatamente quais tarefas fazem com que os ciclos de carga durem menos que o esperado.

Facilidades no controle de energia

Controle de aplicativos

Atalhos no menu de opções e na tela inicial e o inicializador de programas.  São várias as formas de acessar os controle de aplicativos. Sempre que os usuários acessam estas opções, várias informações sobre os aplicativos que estão em uso são mostradas. Por este menu também é possível fechar softwares em execução e relatar falhas para os desenvolvedores.

Novos modos de comunicação

Além de telefonar, enviar mensagens SMS e emails, os proprietários de aparelhos com Android também podem desfrutar de alguns outros modos de comunicação. Ele permite que sejam realizadas ligações pela internet (por meio de contatos SIP), interações NFC (sistema de anúncios e informações de acordo com a localização geográfica) e também conversas por câmeras.

.....

Estes são os principais recursos do novo sistema operacional Android e é com base neles que as fabricantes de aparelhos vão partir em busca de novos mercados. O primeiro aparelho lançado é o Nexus S (parceria da Google com a Samsung), mas muitos outros ainda virão. Você acha que a Google pode tomar a hegemonia deste mercado?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.