Computadores dos sonhos para gamers!

13 min de leitura
Imagem de: Computadores dos sonhos para gamers!

O Natal é uma data apropriada para pensar em computadores e eletrônicos que desejamos durante o ano todo. Tal fator incentivou nossa equipe a criar diversos guias de produtos para você. Entre tantos que publicamos, notamos o interesse de muitos pelas peças do tipo “entusiasta”.

Com isso em mente, buscamos informações e configurações para deixar todos extasiados com o máximo em desempenho. O resultado você confere a seguir, com três configurações que deixam qualquer um babando.

Nosso artigo de hoje visa ser mais realista, sendo que todas as configurações apresentadas mostrarão peças “comuns”. Isso significa que em nenhum dos computadores utilizamos peças exclusivas para servidores — o que torna qualquer configuração viável para quem tem alguns milhares sobrando.

Nada de montar, o negócio é praticidade!

Para não planejar configurações modestas, optamos por uma montadora que se encarregue da parte complicada. A Origin é uma empresa que surgiu após a venda da Alienware para a Dell. A montadora preza por computadores de qualidade e alto desempenho. Sabendo disso, preferimos realizar algumas configurações fictícias no site oficial da Origin.

Outro fator que nos incentivou a realizar configurações com a Origin foi a possibilidade de entrega da máquina no Brasil. Vale adiantar que existe uma taxa para envio do produto aopaís, sem contar que impostos são adicionados ao valor final do produto. Enfim, sem mais delongas, prossigamos para a primeira configuração.

O Monstro de mesa por dentro

Como todos sabem, não existe melhor máquina para rodar jogos do que um PC do tipo desktop. Pensando nisso, fizemos uma simulação da melhor configuração disponível para utilizar no seu quarto.

A base do “monstro” foi um Intel Core i7-980X. Este modelo é o que existe de melhor para jogos e quaisquer outros tipos de atividades, portanto não havia porque optar por algo inferior. Para os interessados, vale frisar que o site disponibiliza configurações com processadores AMD — inclusive com o mais potente Phenom II X6.

Turbinado com velocidade de 4,6 GHz

Fonte: site oficial da Intel Corporation

Um Intel Core i7-980X impressiona, mas muitos outros computadores já contam com esse modelo. Sendo assim, selecionamos este modelo com overclock fixo em 4,6 GHz. Isso significa que são seis núcleos operando em uma frequência absurdamente alta, fator que deve garantir o melhor desempenho em quaisquer aplicações por um bom tempo.

Para dar todo o suporte necessário para esta CPU, nada melhor do que uma ASUS Rampage III Extreme. Esta placa-mãe já vem com suporte para USB 3.0, interface SATA de 6 Gb/s e SLI de três placas gráficas. Além disso, a Rampage III Extreme tem espaço de sobra para muita memória RAM, o que a torna uma candidata ideal para nosso PC dos sonhos.

Aliás, memória não vai faltar nesse desktop. Aproveitando o suporte para memórias DDR3, incluímos em nossa configuração 24 GB de memória RAM da Kingston. O modelo disponível no site da Origin é a Kingston HyperX, que trabalha com velocidade de 1,6 GHz e conta com baixas latências. Os 24 GB de memória são divididos em seis módulos de 4 GB.

Um computador para jogos precisa de uma boa placa gráfica, porém considerando nossa simulação para gamers entusiastas, nada mais óbvio que aproveitar a placa-mãe para instalar três placas NVIDIA. O melhor modelo que a Origin oferece é a EVGA GTX 580 FTW Hydro Copper 2 com 1536 MB de memória GDDR5 (que operam na frequência de 4 GHz).

Três placas GTX 580 para garantir o máximo desempenho

Fonte: site oficial da EVGA

Esta placa de vídeo já vem com overclock de fábrica, o que garante qualidade extrema em gráficos. Para refrigerar a GTX 580, a EVGA incluiu no pacote um sistema de refrigeração líquida. A placa ainda conta com conectores DVI e Mini-HDMI e tem a vantagem de ser bem mais fina que outros modelos baseados no mesmo processador gráfico.

Para armazenar o sistema operacional, todos os jogos e os vídeos de alta definição, nada mais apropriado do que muito espaço de sobra. Nossa configuração conta com 2 TB divididos em quatro discos do tipo SSD.

Infelizmente o site não disponibiliza modelos com mais espaço, porém o que realmente importa é a velocidade dos discos, fator que obrigou uma configuração com discos SSD. O modelo escolhido foi o Kingston V+ Series, uma marca confiável para armazenar dados. Para melhorar ainda mais o desempenho, optamos por um controlador RAID da LSI.

A melhor experiência em jogos só acontece quando o jogador tem um sistema de som imbatível. Sendo assim, a Origin oferece a placa de som Creative Sound Blaster X-Fi Titanium Fatal1ty Championship. Este modelo vem com um painel para instalação frontal e garante que o utilizador aproveite filmes e jogos com até sete canais de áudio. Além disso, a placa é compatível com as tecnologias EAX, THX, Dolby Digital EX e muitas outras.

Compatível com as mais recentes tecnologias de áudio

Fonte: site oficial da Creative Labs

Até agora nossa configuração parece perfeita, mas sempre existe um problema no fim do túnel: a fonte de energia. Tantas peças tendem a consumir muita energia, sendo assim, uma fonte de 1500 W se faz necessária. A mais robusta que a Origin fornece é a Silverstone Strider ST1500. Com eficiência garantida acima de 85%, cabos modulares, baixo nível de ruído e ótimo sistema de refrigeração, esta fonte garante energia de sobra para um PC como o nosso.

Finalizando a parte interna do computador, optamos por uma placa extra com mais portas USB 3.0, dois drives capazes de ler Blu-ray (um deles para gravar), placa de rede sem fio da Linksys, leitor de cartões e um sistema de refrigeração líquida que garante baixas temperaturas ao processador.

O Monstro toma forma

Para acomodar toda essa configuração de hardware, a Origin oferece um gabinete que pode ser personalizado. Todavia, o externo da máquina não vai refletir apenas no gabinete, mas nos acessórios que serão utilizados para completar a experiência nos jogos.

Sendo assim, o primeiro item que devemos incluir em nossa lista é o monitor. Aqui é válido um conjunto de três monitores. A Origin disponibiliza o modelo Acer GD235HZ de 23,6 polegadas, o qual trabalha com resolução Full HD e já vem preparado para a tecnologia 3D. Com o monitor definido, precisamos incluir na lista o kit 3D Vision da NVIDIA.

Três monitores Acer e o Kit NVIDIA 3D Vision para jogos mais divertidos

Se já temos o máximo em qualidade visual, falta um som apropriado para jogos.  A Logitech já tem fama nesse ramo e não é para menos. O sistema de som escolhido para este “monstro” foi o Logitech Z-5500, que disponibiliza cinco canais. Com um subwoofer de 10 polegadas, caixas acústicas de alta potência, um controle especial para ajustar o áudio e possibilidade de controlar tudo a distância, você vai ficar impressionado com este som.

A potência do Logitech Z-5500 é de 505 W reais (RMS), o que significa que você terá a experiência de cinema no seu computador. Este sistema foi projetado para não apresentar distorções, portanto pode ficar tranquilo que você não ouvirá sons com ruídos ou chiados. Para completar a parte sonora é necessário incluir um headphone de alta qualidade.

Sistema de som de alta potência

Fonte: site oficial da Logitech

E no quesito áudio é difícil uma marca que se iguale à Sennheiser. Por isso , a Origin oferta um o modelo Sennheiser PC 350, o qual possui alta qualidade em graves, atenuação do barulho ambiente, acabamento de primeira para melhora juste à cabeça e microfone de alta receptividade para transmitir sua voz com qualidade.

Para completar a jogatina é preciso de um bom teclado e um mouse profissional. E assim como já citamos em outros artigos, nada melhor do que acessórios da Razer para obter a melhor experiência nos games. Com o mouse Razer Mamba e o teclado Razer StarCraft II Marauder, você vai ter os mais bonitos periféricos com excelente qualidade.

E se estamos falando de games, nada mais apropriado do que controles. A Origin “oferece” o controle sem fio do Xbox 360, que para nosso PC é essencial. Para encarar os games de corrida, o site disponibiliza o volante Logitech G27, o qual não pode faltar no nosso monstro.

O máximo de precisão nos games de corrida

Fonte: site oficial da Logitech

Enfim, chegamos ao final de nossa configuração e como preço não é problema, o custo total da máquina fica em US$ 17. 586,99. Felizmente, a Origin envia alguns “brindes” para quem monta um PC deste porte. Além de uma “supercamiseta” Origin, o comprador ganha os seguintes jogos: Runes of Magic, HAWX 2 e Civilization V — os dois últimos são compatíveis com a tecnologia NVIDIA 3D VISION.

Lista de peças do Desktop

Chamas portáteis

Agora que já vimos um computador realmente potente, está na hora de simular uma configuração absurda para carregar na mochila. O modelo básico do notebook da Origin é o EON-17, que já vem preparado para games. Todavia, como estamos realizando uma configuração extrema, nada mais óbvio do que acrescentar alguns itens à configuração inicial deste pequeno notável.

A primeira modificação a ser efetuada é no processador. Trocar o Intel Core i7 930 de 2,8 GHz por um Intel Core i7 980-X de 3,33 GHz é uma ação fundamental. Isto representa um salto de quatro para seis núcleos, o aumento da memória cache L3 (de 8 para 12 MB) e, claro, um ganho significativo em desempenho.

Notebook de 17 polegadas para gamers exigentes

Fonte: site oficial da Origin

Para processamento de vídeo, o EON-17 já vem com uma NVIDIA GeForce GTX 460M com 1, 5 GB de memória GDDR5. Entretanto, isso é pouco para quem pretende ter o máximo em desempenho. Por isso, vale a troca por duas placas NVIDIA GeForce GTX 480M com 2 GB de memória GDDR 5 cada uma (um total de 4 GB para rodar todos os jogos em configuração máxima).

O EON-17 vem com 6 GB de memória RAM, o que é inaceitável para nossa configuração. A Origin permite que o comprador faça um upgrade para 24 GB de memória RAM DDR3 com 1333 MHz de velocidade, opção imprescindível para nosso laptop em chamas. Por se tratar de um notebook com Core i7, a memória é configurada em canal triplo, ou seja, o desempenho perfeito para quaisquer jogos.

Infelizmente os notebooks não comportam quatro discos para armazenamento, fator que limita nossa configuração. Todavia, com os três discos SSD da Kingston V+ Series, cada um com 512 GB, já obtemos um espaço razoável para armazenar muitos jogos. Evidentemente, um portátil desse porte possibilita a configuração dos discos em RAID 0, opção essencial para o máximo desempenho.

Para aproveitar os filmes em alta definição, a Origin oferece o gravador de Blu-ray com suporte para a tecnologia 3D Blu-ray. Infelizmente para quem tem ouvidos exigentes, não há opções de troca da placa de áudio. Isso significa ter de se contentar com a placa de quatro canais que vem instalada por padrão.

Placa de som não pode ser trocada

Fonte: site oficial da Origin

Aos viciados em games multiplayer há uma boa notícia. A Origin permite trocar a placa de rede padrão por uma Intel Centrino Ultimate-N 6300. A vantagem desta placa está na fantástica velocidade máxima de até 450 Mbps, ou seja, você poderá conectar seu notebook a um roteador 802.11n e aproveitar tudo que ele tenha a oferecer.

Por fim, incluímos em nossa configuração uma placa sintonizadora para desfrutar do entretenimento gratuito em momentos de ociosidade. A placa é instalada internamente e permite sintonizar canais analógicos e digitais. Só não há como afirmar se existe compatibilidade com a transmissão digital do Brasil.

Para jogatina rolar solta incluímos um mouse Razer Mamba, um headset Sennheiser PC 350 e uma fonte com adaptador para usar o notebook no carro. A carcaça do notebook é personalizada com uma pintura oferecida pela Origin. Vale frisar que a montadora permite que o consumidor tenha um notebook com visual único, através da personalização com imagens escolhidas pelo comprador.

A máxima qualidade em áudio com Sennheiser

Fonte: site oficial da Sennheiser

Este EON-17 já vem com uma tela de LED de 17,3 polegadas, que trabalha nativamente com resolução 1080p. É uma pena que tanta potência não sirva para jogos em 3D, visto que a tela não tem capacidade para reprodução. No entanto, como já incluímos um drive de Blu-ray 3D, existe como aproveitar filmes usando o cabo HDMI conectado a uma televisão com suporte para a tecnologia.

Detalhe: quem quiser um laptop 3D pode optar pelo EON-15 3D.

Ao observar esta configuração fica evidente que este notebook já vem com Bluetooth, câmera de 3 MP (megapixels), leitor de cartões (9 em 1), leitor biométrico e portas USB 3.0. Além disso, o EON-17 vem com os mesmos brindes que acompanham o Desktop. Essa fantástica configuração custa “apenas” US$ 12. 705,00.

Lista de peças do Notebook

Conheça o inimaginável Big O!

Tudo bem, até agora não apresentamos nada que você não conhecesse. No entanto, a Origin tem um PC especial guardado para quem realmente ama jogar, trata-se do Big O. Este computador une uma configuração absurda em computador com um Xbox 360. Sim, você leu isso mesmo, no gabinete estão todos os componentes para rodar jogos no Windows e ao mesmo tempo existe um espaço reservado para o hardware do console da Microsoft.

O site da Origin oferece duas configurações: uma básica (que conta com um Intel Core i7) e uma baseada na sugestão da CPU Magazine (com processadores Intel Xeon). Infelizmente não há como personalizar os componentes deste computador através do site, sendo necessário entrar em contato via telefone ou email com a equipe da Origin.

O visual impressiona

Fonte: site oficial da Origin

Apesar de não haver a possibilidade de escolher entre diversas peças, o site lista a configuração CPU Magazine do Big O, a qual já é suficiente para ter uma noção do desempenho que este PC oferece. Como já citado, o processamento fica por conta de dois processadores Intel Xeon X5680, os quais vêm configurados com overclock para operar a 4,3 GHz.

A placa-mãe EVGA SR2 é a responsável por comportar todos os itens de hardware, dentre eles os módulos de memória Corsair GT. Este computador vem com 12 GB de memória RAM que trabalham a 2 GHz — ainda mais rápidas do que as memórias da configuração que montamos previamente.

Memória de alta velocidade para os melhores jogos

Fonte: site oficial da Corsair

Para cuidar dos gráficos, o Big O vem equipado com quatro placas de vídeo. O modelo é a EVGA GTX 580 FTW com sistema de refrigeração líquida. Essas placas, trabalhando em configuração Quad SLI, esbanjam desempenho e permitem jogar todos os games atuais e possivelmente os que vão ser lançados por mais dois ou três anos.

Falando em refrigeração, o Big O tem sistema de refrigeração líquida para os processadores e o chipset. Já para sustentar esse monstro, a configuração no site da Origin indica a presença de duas fontes Enermax de 1050 W.

Por se tratar de um PC que une dois mundos é evidente que a Origin incluiu muitos discos rígidos para que o utilizador tenha muito espaço e velocidade. No canal primário o Big O conta com quatro discos OCZ Vertex2 de 50 GB cada um (em configuração RAID 0). No canal secundário são dois discos rígidos comuns Western Digital. O modelo é o Caviar Black e cada um fornece 2 TB — o que gera um total de 4 TB.

O Big O ainda vem com duas placas de rede compatíveis com redes Gigabit, placa de som onboard que oferece compatibilidade com sistema de 5.1 canais de áudio, gravador de Blu-ray da Pioneer, muitas portas USB 2.0, controladores das ventoinhas, iluminação de LED, leitor de cartões e claro, o Xbox 360 versão Slim.

O console dentro do PC

Fonte: site oficial da Microsoft

O grande diferencial do console, que vem instalado no Big O, é a refrigeração líquida. Para facilitar, a montadora adapta o hardware no gabinete de modo que o drive do Xbox fique na parte inferior na frente do PC. Vale lembrar que por se tratar da nova versão do console é possível utilizar o Kinect no Big O.

O preço padrão deste computador é US$ 16. 999, no entanto o valor pode aumentar caso o consumidor deseje incluir peças com configurações superiores. Vale frisar que o Big O não acompanha monitor, periféricos e brindes. Portanto prepare o bolso para poder desfrutar de toda essa potência.

Lista de peças do Big O

Encomende o seu

Enfim, chegamos ao fim das configurações dos sonhos.  Fica claro que estes computadores não são projetados para o mercado brasileiro, mas vale frisar novamente, sonhar não custa e conhecer novos produtos é sempre interessante.

É evidente que talvez alguém tenha dinheiro para adquirir uma dessas máquinas, ainda mais que a Origin entrega no Brasil. Todavia, o espaço fica aberto agora para você dar sua opinião sobre a configuração e não sobre o preço. Já conhecia os produtos? O que você pensa do Big O? Deixe seu comentário e sonhe junto conosco!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.