O melhor antivírus de 2010

4 min de leitura
Imagem de: O melhor antivírus de 2010

Qual será o melhor antivírus de 2010?

Ao final de cada ano, a AV-Comparatives lança um relatório que resume os testes realizados ao longo dos últimos 12 meses e, consequentemente, anuncia qual foi considerado como o melhor antivírus do ano.

A AV-Comparatives é uma organização não governamental austríaca, que tem como objetivo realizar e divulgar pesquisas sobre softwares antivírus, de maneira independente e gratuita para o público em geral.

Os testes são realizados em máquinas reais e equipadas com processadores Intel Core 2 Duo de 2,83GHz e 2 GB de memória RAM. Além disso, é sempre escolhido o principal produto de uma marca que seja voltado para o uso doméstico. A organização usa o nível mais alto de segurança oferecido pelo produto e, caso abra alguma exceção, avisa nos relatórios quais configurações foram adotadas.

É bom lembrar que para chegar ao resultado final, a AV-Comparatives analisa os resultados do ano todo e, portanto, pode acontecer de um produto se sobressair nos últimos testes, mas não alcançar uma média satisfatória caso todo o período seja levado em consideração.

Mas chega de papo! Vamos aos dados!

Resultados obtidos em 2010

Mantenha seu computador em segurança!

Antes de correr os olhos para a tabela abaixo, saiba que a AV-Comparatives considera como muito bons todos os softwares que aparecem no relatório. Mesmo que o produto tenha obtido o nível “padrão” (Standard/STD) de pontos, ele é considerado bom por ter alcançado uma pontuação considerada alta e ter passado por testes bastante rígidos.

Porém, não podemos dizer o mesmo sobre os produtos que não aparecem nesta tabela, já que muitos podem ter sido reprovados e estão abaixo da linha de qualidade da organização.

A tabela abaixo mostra como os antivírus avaliados se comportaram ao longo do ano e, como explicado acima, também pode servir de referência na hora de escolher o software que o deixará livre das pragas virtuais:

Tabela de resultados dos testes

Fonte: AV-Comparatives

Para ajudar a decifrar a tabela, segue a legenda: “ADV+” significa “Avançado+”, “ADV” quer dizer que o produto foi considerado como “Avançado”, “STD” como “padrão” e uma célula cinza indica que o produto foi apenas testado.

Além disso, quando uma célula cinza contém o rótulo “N/A”, ela indica que o fabricante do produto em questão não quis que o software fosse avaliado ou que tivesse seu desempenho divulgado. Já o “N/A” em uma célula preta indica que o fabricante não participou da pesquisa.

Na tabela acima podemos perceber que Avira e F-Secure obtiveram a nota AVD+ em todos os testes do ano. Porém, em uma tentativa de desempate mais justo, a AV-Comparatives deu o primeiro lugar para a empresa que teve mais progresso ao longo desse período.

Só para aumentar um pouquinho mais o suspense, confira os vencedores das últimas edições do relatório:

    Senhoras e senhores, o antivírus eleito como o melhor de 2010 é o...

    F-Secure!

    É isso mesmo! O software criado pela F-Secure Corporation, empresa finlandesa fundada em 1988, foi considerado pela AV-Comparatives como o melhor antivírus de 2010.  O trabalho de análise e desenvolvimento do antivírus é realizado pelas filiais da F-Secure presentes nos EUA e na Malásia.

    De acordo com o Summary Report 2010, relatório publicado pela AV-Comparatives, a F-Secure ganhou medalha de ouro em dois testes: é o programa que apresenta a menor taxa de falso-positivos e também o que apresentou melhor desempenho no quesito Whole-Product Dynamic Protection.

    Considerado pelos fabricantes como o teste mais significativo de todos, nessa etapa o antivírus é submetido a uma simulação muito próxima do uso real do aplicativo. Portanto, essa foi uma das principais razões para que o F-Secure levasse “o caneco” de 2010.

    Janela principal do F-Secure 2011

    Fonte: AV-Comparatives

    Na análise do software apresentada pelo relatório, foi ressaltada a importância de que as atualizações do F-Secure são baixadas e instaladas antes de o processo de instalação ser concluído, o que torna a máquina mais segura antes da primeira execução do antivírus.

    A interface gráfica do programa foi considerada simples e elegante pela AV-Comparatives, destacando o fato de que o software avisa ao usuário com uma mensagem simples e chamativa sobre o estado de segurança do sistema. O ponto negativo da interface fica pela ausência de um botão “Fix” ou “Fix All”, com o qual o usuário poderia resolver os problemas de configuração em um único clique.

    Janela principal do F-Secure

    Fonte: AV-Comparatives

    A exibição de dados estatísticos sobre a utilização e atualização do sistema também foi elogiada e considerada como “elegante e bem feita”. E por falar em atualização, ela também foi elogiada pela facilidade de acesso à função. Além disso, a AV-Comparatives também destacou o fato de que a janela é perfeitamente usável em uma resolução de 800 x 600, o que o torna uma ótima opção para netbooks.

    Uma das funcionalidades implementadas pela F-Secure na última versão é um filtro que adiciona uma avaliação de segurança dos itens retornados em buscas feitas com o Internet Explorer. Seguindo o mesmo esquema de um semáforo comum, cada item recebe um ícone vermelho, amarelo ou verde, de acordo com o perigo que ele pode oferecer. Assim fica mais fácil para o usuário decidir qual site acessar:

    F-Secure avisa o usuário do IE se o site é seguro ou não!

    Fonte: AV-Comparatives

    Pau para toda obra?

    Qual será o melhor antivírus de 2010?

    Se você precisa de um antivírus, o F-Secure pode ser uma ótima escolha. Porém, apesar de o software ter sido eleito como o melhor do ano, a AV-Comparatives recomenda que você visite os sites dos fabricantes e analise qual é o melhor produto para o seu caso. O relatório ressalta que não existe um antivírus que seja o melhor para todos os casos e para qualquer usuário.

    Além disso, quase todos os fabricantes disponibilizam versões de avaliação para download. Assim você pode testá-las antes de decidir pela compra.

    Também recomendamos a leitura do relatório, já que no final ele apresenta uma crítica muito consistente para cada um dos produtos testados.

    Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.