NIC.br explica mudanças que virão na web com implantação do IPv6

1 min de leitura
Imagem de: NIC.br explica mudanças que virão na web com implantação do IPv6

Estande do NIC na Campus Party

A internet como conhecemos está prestes a acabar. Mas calma, não há motivo algum para pânico e, graças ao IPv6, a expansão da rede está garantida por muitos anos. Essas são algumas das informações passadas pela NIC.br - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - em palestras realizadas durante a Campus Party Brasil 2011.

Além de estar na programação oficial do evento, durante toda a semana no estande do Núcleo, localizado no Campus Expo, uma série de palestras sobre temas variados estão sendo realizadas de hora em hora, dando para os visitantes uma visão geral do funcionamento do serviço no Brasil.

Entendendo o IPv6

O Baixaki já fez uma abordagem detalhada sobre o assunto neste artigo. O ano de 2011 deve marcar o fim do protocolo IPv4, utilizado na internet praticamente desde o seu surgimento, na década de 80. A implantação do IPv6 é inevitável e, embora não exista uma data específica para a troca da tecnologia, ambos continuarão funcionando em conjunto, pelo menos a curto prazo.

Palestra explica funcionamento do IPv6

O IPv6 disponibiliza 128 bits para um endereço URL, enquanto o IPv4 utilizado atualmente se limita a 32 bits. Essa mudança permitirá ampliar o número de endereços disponíveis em centenas de milhares. O número exato é de 18.446.744.073.709.551.616 redes diferentes.

Mais novidades

Outras novidades do IPv6 incluem melhorias no cabeçalho das páginas, fragmentação de pacotes apenas nas pontas, dispensa do uso de NAT (Network Address Translation), suporte obrigatório ao IPSEC, configuração automática, manual ou via DHCP e tamanho mínimo para uma rede local de /64.

As novas configurações resultam em um funcionamento mais simples de aplicativos voIP, conexão de veículos, câmeras de vigilância, eletrodomésticos além de sensores diversos e novas aplicações que podem ser criadas.

Alguns sites como o YouTube já estão operando sob o novo protocolo. Quem quiser saber mais informações sobre o assunto pode acessar o site www.ipv6.br. Lá, é possível encontrar ainda dicas sobre configurações de servidores e características mais detalhadas dessa mudança.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.