Mozilla planeja encerrar 2011 com o lançamento do Firefox 7

1 min de leitura
Imagem de: Mozilla planeja encerrar 2011 com o lançamento do Firefox 7

Planejamento para 2011 publicado

A Mozilla, empresa responsável pelo Firefox, publicou em sua wiki o planejamento (também chamado de roadmap) para o ano de 2011. Segundo ele, os usuários do navegador da raposa podem esperar três novas versões até o final do ano.

Embora a décima versão Beta do Firefox 4 tenha sido lançada há pouco tempo, depois de diversos atrasos, a empresa mostrou que pretende quebrar a sequência de adiamentos que vem enfrentando e pretende fechar 2011 com a sétima edição do browser. Ou seja, ela tem menos de 12 meses para lançar 3 versões finais (além das Betas) do Firefox. Será que ela consegue?

O que esperar das novas versões?

Uma das ideias da Mozilla é permitir uma maior interação entre o usuário e seu navegador no menor tempo possível. O objetivo é que qualquer atividade no navegador (desde um clique até a execução de um aplicativo online) não demore mais do que 50 ms.

Além disso, a empresa vem trabalhando para tornar o browser cada vez mais tolerante a falhas, permitindo que ele se recupere de qualquer imprevisto sem que o usuário perca as informações que estavam sendo processadas. Confira abaixo o plano de recursos que devem ser incorporados em cada uma das versões.

Firefox 5: a próxima geração do navegador deve ter suporte ao Windows 7 de 64 bits. Além disso, add-ons serão incorporados ao browser, tais como o Account Manager, para gerenciamento de contas, e o F1 Simple Sharing, dedicado ao compartilhamento social.

Firefox 6: para essa versão do Firefox a Mozilla pretende otimizar o JavaScript e tornar o navegador compatível com o Mac OSX 10.7 Lion. O aplicativo incluirá ainda recursos do CSS3 e HTML 5.

Firefox 7: os planos da empresa para a última versão do ano de seu navegador ainda não estão muitos claros, mas fala-se da separação de processos (cada aba se torna um processo independente no sistema) e também algumas mudanças no suporte a XBL.

As datas ainda não foram divulgadas!

Será que a Mozilla consegue?

Há quem se mostre confiante quanto aos planos da Mozilla, no entanto, para que consiga lançar as três novas versões do Firefox até o final do ano, a empresa precisa superar a fase de atrasos e problemas com os lançamentos que vem enfrentando. Aos usuários do navegador da raposa, basta esperar pelas novidades.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.