Notebook controlado pelo olhar já é uma realidade

1 min de leitura
Imagem de: Notebook controlado pelo olhar já é uma realidade

Fonte da imagem: Divulgação/Lenovo

Mais uma tecnologia que parece saída diretamente da ficção científica se tornou uma realidade hoje durante a CeBit 2011. A novidade, desenvolvida pela parceria entre a Tobii e a Lenovo, permite que donos de notebooks controlem a navegação do sistema operacional usando somente o olhar, dispensando assim qualquer tipo de mouse ou trackpad.

Longe de querer a morte das formas tradicionais de interação com computadores, a nova tecnologia tem como objetivo servir como uma interface complementar, facilitando a interação de pessoas que possuam algum tipo de limitação física. Segundo as empresas, a novidade melhora substancialmente  o desempenho de atividades cotidianas como a leitura de textos ou navegação por sites.

Exemplo de como a tecnologia pode ser empregada é durante a leitura de textos com termos complicados. Caso o usuário demore muito tempo lendo alguma palavra, surge automaticamente na tela a função dicionário com dicas que ajudam a compreender o que está escrito. Da mesma forma, deixar o olhar sobre um link em determinado site pode fazer com que o navegador abra  o endereço que despertou interesse em uma nova aba.

Para obter o efeito, duas luzes infravermelhas são colocadas na parte traseira da tela do notebook. Elas são responsáveis por enviar sinais luminosos até a retina do usuário, que então são captados por duas câmeras que determinam pontos de interesse na tela do aparelho. Isso permite alternar entre as diferentes páginas da leitura de um documento ou interagir com personagens em um jogo sem precisar usar as mãos, só para citar algumas das aplicações possíveis.

Atualmente, o laptop desenvolvido pelas empresas, exibido durante a CeBIT 2011, não passa de um simples protótipo. Porém, Tobii e a Lenovo anunciaram que pretendem começar a fabricar aparelhos equipados com a nova tecnologia em escala industrial em aproximadamente dois anos, dependendo da forma como as pesquisas prosseguirem.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.