Skype

Skype

  • Em Português
  • Gratuito
  • 9,65 MB
  • Para Windows 8
  • Adicionado em 4/12/2012
  • Microsoft
  • Baixar
    Gratuito

O já conhecido mensageiro instantâneo em uma versão completamente integrada ao Windows 8

Por Ana Paula Pereira

Skype é a versão para Windows 8 do tradicional mensageiro instantâneo da Microsoft, já integrada à nova interface do sistema operacional.

Ao instalar essa aplicação, você passa a utilizar o Skype por meio da tela inicial do Windows em vez de abrir a janela do comunicador na Área de trabalho.

O programa está completamente integrado com a nova versão do sistema, criando um tile exclusivo para ele na tela inicial. Além disso, para facilitar o uso quando você está na Área de trabalho, ele envia notificações sempre que você receber uma mensagem dos seus contatos.

Permissões

Quando você abrir o aplicativo pela primeira vez, ele solicita que você defina algumas permissões. A primeira delas é referente a utilização do seu microfone e da sua câmera pelo dispositivo. Em seguida, também é perguntado se você deseja que o aplicativo possa ser executado em segundo plano.

Definindo as permissões

Essa alternativa faz com que ele possa exibir notificações também na tela de bloqueio do sistema operacional. Mas não se preocupe! Todas essas opções podem ser modificadas posteriormente nas configurações do programa.

Fazendo o login

Após instalar o programa, assim como na versão para desktop, ele pede que você faça o login. É possível utilizar uma conta já existente ou criar uma nova. Porém, ambos os processos funcionam de forma um pouco diferente, necessitando que você tome certo cuidado com a escolha a ser feita nesse momento.

Associação de contas: infelizmente não é opcional

Se você optar por utilizar uma conta já existente, o programa só deixa você iniciar o mensageiro se ela for associada com as credenciais utilizadas para o login no Windows 8 (ou seja, a sua conta na Windows Live). A atenção a ser tomada é que uma vez feita tal associação, não há como desfazer ou ligar a outra conta.

Da mesma forma, se você optar pela criação de uma nova conta, o programa automaticamente utiliza o seu login da Microsoft para fazê-lo.

Tela inicial

A tela inicial do Skype para o Windows 8 está dividida em três setores. No primeiro, na porção mais à esquerda da tela, você pode observar as conversas mais recentes trocadas pelo mensageiro. No centro, você tem os favoritos, nos quais você pode adicionar aqueles contatos com quem possui mais interação, facilitando o acesso.

Na parte mais à direita da tela você encontra todos os seus contatos. Além disso, também há a exibição da sua foto de perfil, na parte superior da tela. Inclusive, ao clicar nela é possível ver o seu nome da conta, digitar uma frase (que é exibida para os seus contatos, como na versão “normal” do programa) e ver o seu status.

A tela inicial do programa

Aqui, ao contrário da outra versão, há apenas duas possibilidades: disponível e invisível. Ainda por meio da tela de contas você pode se desconectar ou modificar as suas configurações do perfil. Para essa última opção, no entanto, é aberta a sua conta online do Skype no navegador.

Adicionando contatos

O processo de adicionar contatos não é muito intuitivo, mas após abri-lo você percebe que é mais simples do que parece. Para iniciar a operação, clique com o botão direito do mouse na tela inicial do aplicativo e selecione a opção “Adicionar contato”. Então, você pode abrir a tela de pesquisa (integrada do Windows 8) para localizar a pessoa desejada.

Adicionando um contato

Feito isso, uma lista é exibida na tela e basta clicar na pessoa que você quer adicionar. Assim como na versão normal, é oferecida a possibilidade de digitar uma mensagem. Concluída a operação (e uma vez que a outra parte confirme a adição) o seu novo contato já passa imediatamente a aparecer na tela do programa.

Trocando mensagens

Para conversar com qualquer contato, basta selecioná-lo. A interação é feita em tela cheia, mas a interface é bem semelhante a uma janela de chat tradicional. Basta digitar livremente o texto desejado no espaço disponível e, caso queira adicionar emoticons, basta clicar no botão correspondente e escolher a imagem desejada.

Conversando (em tela cheia)

Sempre que você receber uma mensagem, ela é exibida na parte de chat, na tela inicial do Skype ou como uma notificação na Área de trabalho (caso você esteja com o desktop “ativo”). Assim como na versão tradicional da ferramenta, também é possível fazer ligação para telefones fixos ou realizar chamadas para outras pessoas que possuam o Skype (e estejam nos seus contatos).



Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Skype e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Skype é um mensageiro instantâneo que já possui certa tradição, além de representar uma ferramenta muito prática tanto para a troca de mensagens escritas quanto para fazer ligações. Porém, alguns pecados foram cometidos nessa versão exclusiva para Windows 8, começando pelo fato da integração de contas ser um procedimento obrigatório.

Não há como você simplesmente entrar com um nome Skype já existente, o aplicativo força a associação dele com a conta na qual você está conectado no Windows 8 (o seu ID na Windows Live). O principal problema é que esse processo não pode ser desfeito posteriormente e não há como associar outra conta, o que pode ser considerado um ponto negativo.

Da mesma forma, a criação de uma nova conta ser feita automaticamente com a conta presente no Windows 8 pode ser ruim, especialmente se você já possui conta no Skype e não quer associá-la a este ID. A interface do programa também não é das mais intuitivas; muitas funções você só vai descobrir após utilizá-lo (ao menos por alguns minutos).

Os seus chats são abertos em tela cheia, o que não chega a ser um problema, mas pode ser incômodo para quem está acostumado (ou prefere) o modo de janela. A troca de mensagens continua eficiente e mantém a qualidade de sempre: é instantânea, sem qualquer tipo de atraso ou problema, mesmo que o seu contato utilize outra versão do aplicativo.

A função de ligações também é feita sem maiores complicações, mantendo a tradição do aplicativo. Outro aspecto interessante é que as mensagens recebidas também aparecem na Área de trabalho, facilitando a visualização caso você esteja usando outro programa ativamente no desktop.

Outro detalhe um pouco ruim, mas que não chega a ser um problema propriamente dito, é que não há como configurar o seu perfil diretamente no programa: tudo é feito por meio da sua página (online) a partir do navegador. A aparência da tela segue os padrões da nova versão do SO da Microsoft, sendo elegante e completamente integrada à tela inicial do sistema.

Se você quer utilizar o Skype pela nova interface inicial da Microsoft, vale a pena testar o programa.

ImportantePrós
  • Interface nos novos padrões
  • Inteiramente em português
  • Você recebe as mensagens também na Área de trabalho
ImportanteContras
  • Faz a associação do seu login com conta da Microsoft
  • Ao criar uma nova conta, o faz com o seu login do Windows 8
  • Configurações de perfil são feitas apenas online
  • Chats em tela cheia

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Douglas Douglas
    em 6/2/2013 às 15:38h
    versão: 1

    Além da interface confusa, vários fatores ainda deixam o skype péssimo 1º - poucas opções de configuração, onde esta a opção para renomear contatos e diversas outras opções que temos nas outras versões? 2º - o que define o skype e a qualidade das chamadas por vídeo.... e adivinhem. várias pessoas relatam que o skype não reconhece a web cam!!!!! começamos mal em microsoft.... para quem esta substituindo o msn pelo skype.... com os recursos de comunicação que temos hj...pq vcs não pedem a opinião dos usuários antes de lançar essas modificações......não é melhor prevenir do que remediar???

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.078 segundos)