WinZip

WinZip

Clique para baixar WinZip Clique para Baixar

A versão para Windows 8 da tradicional ferramenta de compactação de arquivos

Por Ana Paula Pereira

WinZip é a versão para o Windows 8 da famosa ferramenta de compactação e descompactação de arquivos de mesmo nome.

O programa funciona completamente integrado à nova interface do sistema operacional da Microsoft, além de oferecer suporte a fontes de arquivos “nas nuvens”.

Com ele, você pode selecionar tanto documentos que estejam presentes no computador quanto aqueles armazenados na sua conta do Dropbox, Google Drive e SkyDrive. Da mesma forma, você pode compactar os arquivos e salvar em um desses locais.

Interface intuitiva

Compactar arquivos é sempre uma boa maneira de reduzir o tamanho ocupado por documentos realmente grandes. Porém, nem sempre é fácil encontrar um programa para a função que seja do seu agrado. O WinZip traz a versão para Windows 8 do famoso compactador de arquivos (que também faz descompactações).

Interface do programa

A interface do aplicativo, embora esteja integrada à tela inicial do Windows 8, é bem simples, para facilitar o seu uso. As opções do programa são abertas por meio do menu de contexto (com um clique com o botão direito do mouse na tela). Feito isso, todas as funções são mostradas na forma de uma barra, na parte inferior da tela.

Compactando arquivos

Para realizar a compressão dos seus documentos, clique no botão “Add Files”, para o caso de arquivos soltos ou “Add a Folder”, para uma pasta inteira. Então, você deve definir se o conteúdo está no computador, no seu Dropbox, na sua conta do Google Drive ou no SkyDrive, escolhendo a opção mais adequada.

Adicionando arquivos

Feito isso, uma nova janela é aberta para que você localize os arquivos desejados (ou o diretório). Você pode selecionar vários itens, e, quando tudo estiver marcado, basta clicar em “Add”. Veja que, em seguida, todos os documentos aparecem na tela. Caso deseje fazer a criptografia do conteúdo, marque a alternativa “Encrypt files as they are added”.

Então, tudo o que você precisa fazer é clicar em “Save” e escolher o local para salvar o material compactado. Lembre-se de que você pode tanto armazenar no computador quanto enviar para algum dos repositórios para os quais o programa oferece suporte.

Realizando a descompactação

Para realizar a compressão de uma pasta ou arquivo, clique no botão “Open Zip”. Em seguida, localize o arquivo desejado (no computador ou nos repositórios virtuais) e utilize o botão “Open”. A operação leva apenas alguns instantes, não tomando muito tempo nem mesmo com documentos maiores.


Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o WinZip e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

WinZip é uma boa alternativa de programa para realizar a compactação e a descompactação de arquivos. De certa forma, ele é um dos softwares mais tradicionais para a tarefa e já utilizado por várias pessoas. Um ponto positivo está na interface do aplicativo que, além de ser bem intuitiva, também é organizada e apresenta as principais funções na forma de uma barra de ferramentas.

Assim, mesmo que você não possua muita experiência com esse tipo de aplicativo, não terá maiores dificuldades para utilizá-lo. Outro aspecto interessante está na integração com os repositórios virtuais de arquivos largamente utilizados (Dropbox, Google Drive e SkyDrive). Da mesma forma, ele permite realizar a função em lotes (ou aplica-la a uma pasta inteira), agilizando o processo.

A descompactação também é realizada de maneira simples, sendo necessário somente escolher o arquivo que você deseja abrir. Ambos os processos são rápidos, tomando pouco mais do que alguns instantes para serem completados (mesmo no caso de documentos de tamanho maior ou um conjunto considerável de itens).

O que pode ser considerado um ponto negativo está no fato de o programa suportar apenas dos formatos, os tradicionais ZIP e ZIPX (a restrição se aplica às duas funções do programa). Ainda assim, se você procura uma alternativa para a compactação e a descompactação de arquivos, certamente o WinZip é um ótimo programa (além de possuir a tradição já conhecida da ferramenta).

ImportantePrós
  • Interface amigável
  • Procedimentos rápidos
  • Faz compactação e descompactação
ImportanteContras
  • Inteiramente em inglês
  • Apenas dois formatos

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?

Shopping Baixaki





(0.531 segundos)